Quem passar pelo stand do SOC poderá conhecer perto as soluções que a marca desenvolveu para gestão de afastamento e Indicadores de Business Intelligence
O SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional frequentemente realiza melhorias para oferecer aos usuários funcionalidades primordiais aos processos de gestão ocupacional e segurança do trabalho. Entre essas melhorias estão o SOC Indicadores e o novo Módulo de Gestão de Afastamento (FAP), que serão destaques apresentados ao público visitante da 21ª edição da FISP – Feira Internacional de Segurança e Proteção. Durante os três dias de evento, que ocorrem entre 5 e 7 de outubro no renovado Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, a expectativa é de que passem cerca de duas mil pessoas pelo stand do SOC, que este ano será bem maior – 60 m2 – e melhor localizado em um ponto estratégico do espaço para receber nossos visitantes com mais conforto e comodidade.
De acordo com Tatiane Costa, coordenadora de vendas do SOC, a participação da marca na FISP 2016, pela sexta vez consecutiva, é primordial para aumentar a visibilidade do SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional no segmento. “Em todos os anos buscamos sempre apresentar como o software pode, de fato, resolver os problemas do dia a dia dos nossos clientes e futuro clientes. Este ano apresentaremos de que forma todos os relatórios do SOC possibilitam gerar indicadores de ação, que resultarão na redução de custos, e como a Rede Credenciada pode criar oportunidades de crescimento para quem busca novos contratos.
A novidade que a marca está preparando para apresentar nesta FISP 2016 é o SOC Indicadores. Um dos principais objetivos do SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional é oferecer ferramentas de gestão ocupacional de ponta a ponta, ou seja, que incluam desde o cadastro de dados até a geração de indicadores para tomadas de ação preventiva e corretiva. O SOC Indicadores permite consumir qualquer dado do SOC, via módulo Exporta Dados/SOC Connect e transformá-lo num indicador de gestão. “O SOC Indicadores utiliza dados do SOC para disponibilizar indicadores que auxiliem clientes diretos e indiretos na tomada de decisões estratégicas baseadas em informações gráficas do SOC”, ressalta Anderson Andrade, arquiteto de soluções do SOC.
Outro destaque para este evento é o Módulo de Gestão de Afastamento, com base no Fator Acidentário de Prevenção (FAP). Os afastamentos por doenças ocupacionais e acidentes de trabalho impactam consideravelmente o setor financeiro das empresas. Isso porque, de acordo com o volume de afastamentos ocupacionais que acontecem, o FAP age como um multiplicador sobre as alíquotas exigidas, dependendo do enquadramento da empresa na Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE. “Nosso intuito é mostrar como a Gestão de Afastamento, sendo realizada corretamente e como um agente preventivo, pode contribuir para a redução de custos da alíquota do FAP, culminando na melhoria das informações geradas para o eSocial”, destaca Tatiane Costa.
Aliás, o eSocial será mais um aspecto abordado. Quem visitar o stand do SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional terá a oportunidade de conhecer mais a fundo as soluções que a marca desenvolveu para tal exigência do Governo Federal. O eSocial é um projeto do governo que tem por objetivo unificar o envio de informações dos funcionários pelos empregadores. Todo esse processo ficou muito mais fácil com as duas soluções disponibilizadas pelo software SOC: Interface com Sistemas de Folha de Pagamento e o Módulo eSocial. “Na Interface com Sistemas de Folha de Pagamento os usuários fazem a requisição dos dados dos leiautes para criar interfaces com o software e integrar essas informações com sistemas de Folha de Pagamento ou RH”, salienta Tatiane Costa.
Segundo a coordenadora de vendas, com o Módulo eSOCial é possível agendar, automatizar e gerenciar os leiautes de Saúde Ocupacional, que podem ser disponibilizados na tela de Gestão de Arquivos do eSocial e enviados ao Cliente SOC por e-mail ou via SOCGED – Gerenciamento Eletrônico de Dados. “O SOCGED é um módulo do SOC que auxilia na criação e manutenção de documentos digitais. Com ele, a impressão de documentos é feita somente quando necessário”, enfatiza.
Mais uma novidade a ser apresentada no estande do SOC é a parceria firmada recentemente com o Portal Telemedicina, cuja intenção é oferecer aos clientes a possibilidade de elaboração de laudos via internet, o que torna mais rápido o retorno dos laudos de exames/ASO. A solução vem para resolver problemas característicos do setor ocupacional, como a demora da logística para realização e entrega de laudos feitos por médicos terceiros, outro ponto é possibilidade de reduzir custos com equipes médicas especializadas para analisar e assinar os laudos.
“Sem esta nova tecnologia, os laudos podem demorar até 30 dias para sair quando o médico do trabalho e o especialista se encontram em locais diferentes, mas com o sistema online de laudagem, os laudos são enviados aos clientes SOC no mesmo dia, melhorando eficiência e reduzindo custos”, comenta Anderson Andrade, arquiteto de soluções.
SOC App
O SOC vive no presente, mas está de olho no futuro! Prova disso é que a equipe de desenvolvedores do SOC trabalha arduamente em um novo projeto, que está em fase de homologação e que será apresentado no evento: o SOC App, um aplicativo que tem como principal função automatizar e agilizar o envio de exames/ASO das redes credenciadas para o sistema SOC, culminando em um processo de faturamento mais rápido, além de otimizar a coleta de informações ocupacionais a serem enviadas ao eSocial . “O próprio prestador/médico pode tirar uma fotografia do exame e enviar para sistema SOC por meio do aplicativo onde, por meio da tela de Digitação Rápida, adiciona informações complementares”, salienta Kilder Ribeiro, líder de projetos do SOC. O app está sendo desenvolvido para Android em uma versão Beta.
SOCNET – Ampliando oportunidades
Os visitantes do stand da marca poderão tirar todas as dúvidas sobre como se tornar um parceiro SOCNET. Segundo Tatiane, um grande diferencial do SOC é a SOCNET, uma rede credenciada online onde SESMTS podem encontrar os melhores Prestadores de Serviços para atender seus funcionários em qualquer região com uma gestão ocupacional de qualidade, com acesso a informações padronizadas e atualizadas em tempo real.
Já para os prestadores de serviços é a oportunidade de conquistar mais espaço no segmento ao ampliar sua rede de negócios e fomentar novos contratos. “Além dos diferenciais e funcionalidades do SOC, que permitem uma completa gestão ocupacional, o software, por meio da SOCNET proporciona alta geração de demanda de serviços, com a possibilidade de formalização de novos contratos que surgiram a partir da base de cadastros da SOCNET”, cita a coordenadora de vendas.
FISP 2016
A FISP – Feira Internacional de Segurança e Proteção figura como uma das principais feiras do segmento e neste ano, a 21º do evento deve receber mais de 50 mil visitantes, entre médicos do trabalho, engenheiros de segurança, profissionais do setor e estudantes, que circularão pelos 42 mil m2 de espaço destinado a abrigar cerca de 700 empresas expositoras. O evento será realizado de 5 a 7 de outubro, das 13h às 21h, no São Paulo Expo Exhibition and Convention Center (Centro de Exposições Imigrantes), em São Paulo, e acontecerá simultaneamente à 12ª Fire Show – International Fire Fair.