Saber o que esperar para o futuro da segurança do trabalho é fundamental para acompanhar as mudanças e se preparar para os avanços tecnológicos em empresas desse setor. Isso porque o mercado já vem se atualizando constantemente com novas tecnologias, softwares, estratégias, dentre muitos outros pilares.
Hoje, a Saúde e Segurança do Trabalho (SST) é considerada um princípio fundamental e direito no trabalho, independentemente de a empresa pertencer ao setor público ou privado. O foco principal do ramo é minimizar potenciais riscos que o trabalhador sofre em condições laborais perigosas.
Sabendo desses detalhes, preparamos esse conteúdo para você ficar inteirado sobre o futuro da segurança do trabalho e quais as novidades que virão no setor, além de compreender a importância desta evolução. Acompanhe!
Qual a importância da saúde e segurança do trabalho?
O setor de SST é extremamente importante para os trabalhadores que ficam expostos a atividades de alto risco nas organizações que trabalham com produtos químicos, industriais, dentre outros. Ter um setor que analise a saúde do trabalhador, atue conforme as normas regulamentadoras (NR) e proporcione treinamentos de capacitação, é indispensável.
Das mais de 30 normas regulamentadoras existentes, 14 obrigam as organizações a treinarem os seus funcionários visando a diminuição de acidentes e oferecer maior proteção aos indivíduos no espaço de trabalho. Outro detalhe importante é que também três deles são obrigatórios para qualquer tipo de empresa.
Vamos conferir, a seguir, algumas das normas que relatam os setores específicos onde as companhias são obrigadas a fornecer treinamento adequado:
- treinamento para o uso de Equipamentos Individuais de Segurança (EPI);
- treinamento de Segurança no Trabalho em máquinas e equipamentos;
- treinamento para Segurança e Saúde no Trabalho com inflamáveis e combustíveis;
- treinamento para Trabalhos em Altura;
- treinamento em espaços confinados;
Destacamos também os três treinamentos obrigatórios para qualquer organização, seja qual for o seu segmento de atuação. Confira:
- capacitação de disposições gerais (NR 1);
- capacitação sobre as regras para a criação da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA) (NR 5);
- capacitação de primeiros socorros (NR 7);
Oferecer as condições necessárias para a segurança do trabalhador e orientá-lo sobre todos os cuidados é muito importante. Por isso, já existem ferramentas usadas por diversas empresas visando agilizar processos e estar em dia com as regulamentações.
Por que é essencial ficar por dentro das expectativas para o futuro?
Diversas tecnologias como os softwares de gestão já estão sendo implementados por vários tipos de negócios, e com o setor de SST não seria diferente. Caso sua organização ainda não possua uma ferramenta de qualidade que gerencie os processos e desburocratize algumas etapas do trabalho, saiba que é melhor começar a se atentar a essas novas soluções.
As organizações já começaram a se adaptar às tendências do mercado e gradualmente vão se adaptando às novas tecnologias que vêm chegando. Confira alguns motivos para você acompanhar essa evolução:
Desburocratização de processos
As tecnologias já presentes conseguiram desburocratizar várias etapas que antes eram lentas e causavam muitos problemas para a organização. Agora, muitas soluções contém Inteligência Artificial (IA) para administrar programas como o eSocial.
Flexibilidade para novas demandas
Conhecer os próprios processos e possuir um ambiente de TI com elasticidade é um dos principais fatores de sucesso deste setor. O objetivo aqui é tomar decisões mais ágeis para atender clientes e as próprias operações.
Mais eficiência para prevenir riscos e acidentes
A tecnologia produzida hoje e a que vai ser futuramente, está dando importância para a diminuição de acidentes em ambientes laborais com mais riscos e oferecer mais proteção aos funcionários. EPI’s inteligentes são um grande exemplo disso.
O que podemos esperar para o futuro da segurança do trabalho?
Muitos avanços ainda estão por vir no setor de segurança do trabalho. Para fazer você compreender sobre as principais tendências que estão surgindo, elencamos as quatro mais significativas. Veja!
EPI’s inteligentes
A evolução do EPI promete trazer maiores níveis de segurança e tranquilidade para o funcionário que opera em atividades de alto risco. O EPI inteligente vai funcionar como uma junção dos meios de proteção tradicionais com componentes eletrônicos.
Basicamente, esses EPI’s usam detectores, sensores e baterias nos equipamentos de proteção dos funcionários. Um grande exemplo é a utilização do sensor no vestuário inteligente dos bombeiros, já apresentado em eventos.
Novas políticas organizacionais
Muitas empresas já aderiram a novas políticas internas, como aderir ao home-office e dando aos funcionários horários mais flexíveis. Um dos pontos muito importantes pensando no futuro é a possibilidade de a empresa fazer reuniões com seus funcionários fisicamente distantes em escritórios virtuais.
Treinamentos baseados em tecnologia
A tecnologia é um grande auxílio para muitos estudantes atualmente quando falamos em ensino à distância (EAD). O modelo online de educação também vai se tornar uma das grandes tendências no setor de segurança do trabalho para treinamentos de capacitação.
Além de ter um custo bem inferior para as organizações, permite que esses indivíduos adquiram competências teóricas e técnicas sem sair de casa.
Metaverso
O metaverso vai ser uma realidade onde o mundo físico e o virtual estarão conectados, tendo experiências mais significativas em relação à interação social usando óculos de realidade virtual e Inteligência Artificial (IA).
Como mencionada anteriormente sobre a tendência das reuniões virtuais, elas podem se tornar ainda mais imersivas no metaverso, uma das principais tendências tecnológicas dos próximos anos. Muitas das reuniões vão ser feitas por lá, visto que não será mais necessário a presença física da pessoa.
Como o uso de ferramentas tecnológicas se torna indispensável nesse setor?
Para não ocorrerem falhas organizacionais ou a empresa ficar em desacordo com as normas regulamentadoras, é preciso investir em softwares que ofereçam mais proteção aos colaboradores e fazer a integração com os outros sistemas do empreendimento.
Com elas ao seu favor, a empresa corrige muitos problemas comuns em outros tipos de negócio, como:
- dificuldade com gestão de pessoas;
- processos lentos e burocráticos;
- personalização de documentos insuficiente;
- atender às legislações vigentes, principalmente de eSocial e GRO.
Como vimos, há diversos motivos para acompanhar o futuro da segurança do trabalho e saber o que esperar deste setor nos próximos anos. Além disso, é essencial começar a contar com o auxílio de softwares em sua gestão.
Se você gostou deste conteúdo, deixe um comentário por aqui e compartilhe sua opinião conosco, ela é muito valiosa!
Saiba mais >>
NR-4 atualizada: Confira o que mudou na norma regulamentadora
Vantagens de contratar os serviços do SOC
Prevenção de riscos e acidentes: saiba como um software de SST pode auxiliar