Uma empresa que preza a saúde dos seus colaboradores possui um ambiente de trabalho mais seguro, agradável e, por consequência, de maior produtividade. Um dos grandes desafios dos líderes de empresas é realizar de forma mais eficiente o gerenciamento de segurança do trabalho e ter melhores desempenhos entre seus colaboradores.
Acompanhe, a seguir, dicas importantes para uma gestão da segurança do trabalho com resultados satisfatórios.
Gestão de segurança do trabalho
A gestão de segurança do trabalho é a análise mais aprofundadas sobre as atividades desempenhadas pelos seus colaboradores, compreendendo os perigos e os riscos das funções que executam.
Assim, a gestão de segurança do trabalho oferece apoio para o desenvolvimento e as aplicações de boas práticas de segurança ocupacional, considerando:
- detecção de riscos;
- análise das ameaças no ambiente laboral;
- frequência de incidentes no ambiente de trabalho;
- análise de riscos nas operações;
- gerenciamento de frotas;
- experiências e situações ocupacionais.
Por meio de uma gestão eficiente, é possível definir ações preventivas e transformar a cultura empresarial, para um ambiente mais seguro e que proporcione uma melhor qualidade de vida para os seus profissionais.
Importância da gestão de segurança do trabalho na empresa
A gestão de segurança no trabalho é importante para garantir maior autonomia aos profissionais no desempenho de suas funções, fomentando a segurança e a proteção no seu ambiente laboral.
Ela é relevante por reduzir os custos empresariais, realizar a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores e aprimorar as relações na organização com um plano preventivo, completo e eficaz.
Dicas de como aplicar o gerenciamento de segurança
É imprescindível estabelecer ações para identificar os riscos e os perigos dentro da sua empresa. Para isso, considere que riscos são as possibilidades de que alguma coisa prejudique, lesione ou comprometa o seu profissional de alguma forma. Já o perigo é a situação potencial que pode ocasionar lesão ou até mesmo morte.
A seguir, compartilhamos com você dicas importantes para a gestão de segurança do trabalho. Confira!
1. Identificar os perigos e avaliar os riscos
Faça um levantamento detalhado das atividades executadas na empresa e dos riscos e perigos possíveis em cada departamento. Analise os recursos, como maquinários e ferramentas de trabalho, utilização de EPIs etc. Assim, é possível definir as melhores estratégias de prevenção.
2. Melhoria contínua da segurança ocupacional
Necessita do envolvimento dos líderes da empresa e da conscientização sobre a segurança e a saúde ocupacional. Somente dessa forma é possível estabelecer ações com resultados efetivos e, realmente, seguros.
3. Monitorar os processos
Acompanhar o desenvolvimento e a aplicação das ações de segurança é fundamental para que a sua equipe esteja motivada e receba o suporte necessário para as melhorias no ambiente de trabalho.
4. Focar no bem-estar dos funcionários
Focar no bem-estar dos funcionários é oferecer condições de trabalho humanizadas e com ações de ergonomia, para que a prevenção contra acidentes e lesões seja realizada da forma adequada, compreendendo a real necessidade de cada profissional em sua área de atuação.
A tecnologia oferece o SOC como um programa apropriado para o gerenciamento de segurança do trabalho e garante aos gestores informações precisas sobre os setores da empresa. Ainda, apresenta de forma completa o cenário empresarial, para tomadas de decisões mais inteligentes.
Para aplicar nossas dicas de forma inovadora, conheça o SOC, a melhor solução em segurança ocupacional. Entre em contato conosco e seja atendido por especialistas da área.