Uma gestão de saúde ocupacional integrada é o que você precisa para melhorar a qualidade do seu trabalho? A resposta para essa pergunta pode ser simples e positiva. Afinal, conforme já indica o título deste texto, é sempre uma boa oportunidade a busca de soluções para otimizar informações relacionadas à saúde.
A nossa proposta aqui vai um pouco além de ditar uma fórmula e dizer: o sucesso é certo! Em outras palavras, queremos chamar a sua atenção para alguns detalhes, os quais explicam a diferença entre empresas comprometidas com uma jornada de sucesso e outras que apenas estão satisfeitas com o mínimo.
Sendo assim, acompanhe este post, que, ao final, você compreenderá o que é uma boa gestão de saúde ocupacional integrada, saberá quais os reais benefícios de sua implementação para a empresa e descobrirá por que um software na nuvem é fundamental nessa tarefa. Boa leitura!
O que é a gestão de saúde ocupacional integrada?
A expressão principal que responde a esse tópico é “organização facilitada”. A gestão de saúde ocupacional integrada se apoia na investigação sobre quais as melhores formas de sistematizar dados, informações, políticas e serviços relacionados à saúde. Tudo isso com o objetivo de aprimorar os processos de trabalho com qualidade e eficiência.
Portanto, o principal propósito desse modo de entender a saúde ocupacional é promover um ambiente de trabalho mais seguro, por meio do fortalecimento da conscientização dos colaboradores acerca das consequências de determinadas ações que toquem na saúde e na integridade física do conjunto. Também, com uma gestão de saúde ocupacional integrada, é possível atender às regras da legislação.
Então, para pensar na integração da gestão de saúde, basta imaginar um modelo de coordenação completa de exames ocupacionais, dados de planos de saúde corporativos e políticas de prevenção, por exemplo. A relação entre essas três bases viabiliza a produção ativa de tecnologia direcionada para o bem comum. Com relação aos demais benefícios, confira no próximo tópico.
Quais são os benefícios para a empresa?
Um dos efeitos alcançados após uma boa gestão de saúde ocupacional é a competitividade para a empresa, com um controle mais assertivo de custos relacionados à saúde. Dessa maneira, tornam-se mais estratégicas as ações para o aperfeiçoamento dos resultados.
Ao identificar as ferramentas e os métodos ideais para a prevenção de doenças, dois ganhos acontecem diretamente: redução de absenteísmo e produtividade ativa dos colaboradores. Com certeza, essas posturas são os objetivos primários de qualquer gestor que sabe exatamente onde ele e a corporação devem estar no futuro.
Esse modelo de sistema de gestão integra informações sobre sinistralidade do plano de saúde, afastamentos pela Previdência Social, atestados médicos e exames ocupacionais. Dessa forma, a empresa, ao ter uma visibilidade correta a respeito dos dados coletados de diversos locais, pode proceder com as atitudes adequadas.
Garante maior qualidade de vida para os colaboradores
Uma boa gestão de saúde ocupacional integrada garante um elevado entendimento do contexto no qual os colaboradores estão inseridos, ou seja, aumenta a percepção do que realmente necessita ser providenciado para a produção das tarefas diárias, levando em conta a manutenção da saúde de todos. A questão básica aqui é: trabalhadores mais felizes constroem empresas de sucesso.
Ao manter a regularidade de exames, observando-se as limitações individuais, os gestores conseguem adotar medidas para assegurar melhorias no ambiente de trabalho. Dito de outra forma, exemplificando, ao detectar problemas de coluna, ainda no início, e observar que tal doença crônica é uma constante em algum setor, pode-se encontrar uma solução na compra de cadeiras ergonômicas e na implantação de ginástica laboral, o que nos leva ao próximo ponto.
Proporciona melhores condições de trabalho
A gestão de saúde ocupacional integrada tem maior propensão para identificar acidentes, doenças, perigos e paradas de trabalho ao sistematizar todas as atividades. Ainda, com o acesso e o conhecimento atualizado da legislação, oportunizados pela plataforma, evita-se riscos de passivos trabalhistas e ações judiciais. Assim, são criadas melhores condições de trabalho, por conta dessa organização facilitada.
Demonstra preocupação com cada funcionário
Não é apenas moda o fato de instituições orientarem sua cultura organizacional para pensar a individualidade de cada funcionário. Pelo contrário, há registros antigos e bem-sucedidos de grandes corporações que entenderam a importância a curto, médio e longo prazo de demonstrar preocupação com a saúde coletiva. Isso resulta em motivação extra e fortalecimento de laços mais profundos com a empresa.
Logo, é preciso considerar que a qualidade do trabalho diário dos colaboradores depende, em boa parte, da responsabilidade empresarial para com a saúde de cada um. Uma das consequências positivas disso é a retenção de talentos.
E algumas das recompensas de formar profissionais habilidosos são a gratidão e o reconhecimento definitivo que os colaboradores terão para com a instituição, o que faz toda a diferença na construção positiva do nome da empresa, gerando bom capital social.
Por que um software na nuvem é fundamental para uma boa gestão?
Um bom software na nuvem facilita a sistematização de todas as atividades de maneira acessível. Esse tipo de sistema tem mais proteção contra fragilidades internas de infraestrutura da empresa. Se um computador queimar, os dados não são perdidos, pois estão hospedados na nuvem.
Também é interessante perceber a possibilidade de um controle mais centralizado do acesso a recursos. No mais, o nível de proteção do usuário é superior, uma vez que o software na nuvem não depende, primariamente, de sistemas internos de proteção.
Nem sempre ter a solução em mãos implica uma mudança positiva do trabalho. No nosso caso, mais do que dominar as formas de gestão de saúde ocupacional integrada, é necessário tocar nos pontos certos. E, como vimos, esses pontos consistem em conhecer, na prática, os reais benefícios para a sua empresa. Uma qualidade de vida, com melhores condições de trabalho, para os seus funcionários é um aspecto fundamental.
Agora que você já sabe a utilidade de um software na nuvem para facilitar a sistematização de serviços e dados relacionados à saúde, temos uma ótima dica para você. Entre em contato conosco e solicite uma demonstração gratuita do SOC.