Além de lembrar as conquistas históricas da classe, data também homenageia o santo padroeiro dos trabalhadores e a criação da Justiça do Trabalho
Hoje, dia 1º de Maio, é comemorado o Dia Internacional do Trabalhador, data criada para celebrar os direitos conquistados pela categoria ao longo da história, especialmente depois do processo de industrialização. Considerado feriado em vários pontos do mundo, inclusive no Brasil, várias entidades que representam a classe aproveitam a data para homenagear, integrar e promover diversas atividades para os trabalhadores, como encontros, shows, sorteios, palestras e serviços.
O SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional entende que o principal protagonista do dia 1º de maio é o próprio trabalhador e, por isso, reconhece as lutas históricas da classe através desta homenagem! Afinal, o software foi desenvolvido justamente para ajudar a cuidar da integridade dos trabalhadores brasileiros, fornecendo métricas e informações que ajudam os gestores a melhorar as condições e procedimentos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) das empresas brasileiras. A manutenção e potencialização das políticas de SST são essenciais para que a data comemorativa seja mais uma forma de conscientizar a sociedade como um todo a respeito da temática. Por isso, desejamos um ótimo Dia Internacional do Trabalhador a todos!
HISTÓRIA
No dia 1º de maio de 1886, em Chicago, nos Estados Unidos da América (EUA), operários foram às ruas reivindicar melhorias e a redução da jornada de trabalho. Um conflito com a polícia resultou em mortos e feridos, gerando protestos pelo mundo. Para homenagear estes trabalhadores, o movimento denominado Segunda Internacional Socialista de Paris, na França, criou o Dia Internacional do Trabalhador, em junho de 1889. Desde então, a simbologia do episódio é relembrada a cada 1º de maio.
No Brasil, a data foi consolidada em 1924, durante o mandato do presidente Artur Bernardes, responsável pela assinatura do decreto que instituiu o Dia 1º de Maio como feriado nacional em homenagem aos trabalhadores brasileiros. A partir da década de 30, especialmente durante a Era Vargas, o governo aproveitou a data para anunciar os principais direitos trabalhistas, como a Carteira de Trabalho, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, criação da Justiça do Trabalho e muitos outros. A data também celebra São José Operário, por ser o santo padroeiro dos trabalhadores!