Comemorado anualmente em 05 de agosto, para alertar sobre os cuidados com a saúde, data também celebra o nascimento do médico Oswaldo Gonçalves Cruz
Lei 5.352, de 08/11/1967, o Dia Nacional da Saúde foi instituído oficialmente no Brasil. Além de enfatizar as campanhas de saúde e alertar a comunidade sobre a importância dos meios de prevenção, tratamento e cura, a data faz homenagem ao legado deixado por Oswaldo Gonçalves Cruz, um dos principais médicos-sanitaristas que o País teve. É por isso que o SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional relembra os feitos do estudioso dedicado, sanitarista visionário e médico preocupado com o bem-estar geral da população brasileira, que deixou ensinamentos, sendo a maioria deles utilizada até hoje.
Oswaldo Cruz, como ficou conhecido internacionalmente, atuou no Brasil como Diretor Geral de Saúde Pública de 1903 a 1907 (equivalente ao atual posto de Ministro da Saúde). Com sua genialidade precoce, ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro aos 15 anos de idade. Posteriormente, ele se especializou em Bacteriologia no Instituto Pauster de Paris, na França. Em seu retorno da Europa, o jovem focou seu trabalho na luta contra a peste bubônica, epidemia de saúde pública que assolava o Porto de Santos/SP no início do século 20. Ainda combateu rigorosamente a febre amarela, a varíola e diversas patologias em várias regiões brasileiras, se tornando uma espécie de protetor da pátria.
Em novembro de 1904, ocorreu a Revolta da Vacina na cidade do Rio de Janeiro/RJ (Capital do Brasil à época). Tratava-se de um levante popular contrário a decisão do Governo Federal em tornar obrigatório a vacinação contra a varíola. Mesmo com a vitória do poder público sobre os revoltados, a decisão que obrigava a vacinação foi revogada. Quatro anos depois, uma severa epidemia de varíola assolou diversas comunidades e lotou os postos de saúde em busca de vacinação. O triste fato deu maior valor às ideias do visionário médico.
Em 1913, Oswaldo Cruz foi eleito para a Academia Brasileira de Letras. Além de reconhecer o legado científico, as descobertas e a histórica do Doutor Oswaldo Cruz, o SOC também reforça a importância dos cuidados contínuos com a saúde. “O Dia Nacional da Saúde é um importante marco, mas não é somente neste dia que devemos cuidar dela. A saúde resulta de um equilíbrio físico, orgânico e mental, conquistado no dia-a-dia com vários elementos, como a boa alimentação, hidratação, descanso, lazer, atividade física, higiene pessoal, entre outros fatores. O cuidado com a saúde é um hábito que todos devem ter e lembrar diariamente”, ressalta Alexandre Ehrenberger, diretor executivo do SOC.