Data comemora a criação das portarias que regulamentaram a área de SST no Brasil e ainda lembra a importância da prevenção nas rotinas de trabalho
Desde 1972, a cada 27 de julho é comemorado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, data que relembra a importância das normas e regulamentações em Saúde e Segurança do Trabalho. Naquele ano, o então Ministro do Trabalho Júlio Barata publicou as portarias 3.236 e 3.237, que regulamentaram a formação em Segurança e Medicina do Trabalho no país, atualizando o artigo 164 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) . Durante os 44 anos da obrigatoriedade da SST na rotina de trabalho, o Brasil evoluiu bastante, no entanto é importante reforçar que a Medicina Preventiva deve praticada diariamente nas rotinas de trabalho.
Um dos pontos mais recentes de evolução do país na área de SST é a publicação do Anuário Estatístico da Previdência Social de 2014. O documento, divulgado no início deste ano, indicou redução de 3% no número de acidentes de trabalho e de 2% de mortes no ambiente laboral em relação a 2013. Por outro lado, os Acidentes de Trajeto cresceram mais de 40% nos últimos anos, especialmente devido ao uso de motocicletas como transporte e a distância cada vez maior entre o local de trabalho e a casa do trabalhador. Algumas dessas estatísticas, como é o caso de Acidentes de Trabalho e de Trajeto, incidem diretamente na Folha de Pagamento das empresas através do Fator Acidentário de Prevenção (FAP) e, por isso, é necessário acompanhar essas informações de perto.
Dessa forma, realizar os exames exigidos pela legislação brasileira, incentivar hábitos saudáveis e investir em políticas de conscientização são algumas das ações que podem contribuir para promover a saúde e a segurança dentro e fora do ambiente laboral. Segundo um estudo, o impacto dos programas de Qualidade de Vida do Trabalhador (QVT) é extremamente benéficos para a empresa e os colaboradores, especialmente a longo prazo. Afinal, os colaboradores podem se identificar mais com a empresa e até levar as práticas para a vida pessoal, potencializando os resultados desse investimento.
Diante desse cenário, o SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional presta a sua homenagem para uma das datas mais importantes do calendário de SST!