As profissões são imprescindíveis para o bem-estar do trabalhador brasileiro e foram regularizadas em 27 de novembro de 1985, respaldadas pela Lei 7.410
Desde 1978, quando o Brasil criou as primeiras normas em Segurança e Saúde no Trabalho (SST) eles já existiam ações em prol do bem-estar coletivo nos ambientes ocupacionais. Mas foi a partir de 27 de novembro de 1985 que um novo marco determinou melhorias nas relações de trabalho no País. Nesta data, foi criada a Lei 7.410, que estabeleceu legalidade, direitos e deveres das profissões do Engenheiro de Segurança do Trabalho e do Técnico de Segurança do Trabalho. Desde então, os trabalhadores brasileiros recebem socorro, educação e acompanhamento destes especialistas, considerados verdadeiros vigilantes da preservação da vida e de um meio ambiente saudável dentro do trabalho.
Este dispositivo legal também definiu que, para exercer a profissão de Engenheiro de Segurança do Trabalho, é necessário bacharelado em Engenharia, seguido de pós-graduação em Segurança do Trabalho. Já para a função de Técnico de Segurança do Trabalho é exigida especialização de nível técnico com formação completa do ensino médio. Além disso, todos os processos e atividades que envolvem estas profissões estão registrados em normas regulamentadoras. Implantar a política global da empresa neste segmento, adotar tecnologias em prol dos fluxos de trabalho e gerenciar documentação para análise, investigação, prevenção e controle das variantes em SST são algumas de suas missões.
O Engenheiro e o Técnico de Segurança do Trabalho também promovem ações multidisciplinares com foco nas atividades preventivas, educativas, corretivas e gerenciais em SST. Auditorias, identificação de áreas, análise de riscos, perícias, fiscalizações, negociações, controle de doenças, acidentes e programas de qualidade de vida e meio ambiente no trabalho estão na rotina de suas funções. Como desafio cotidiano ainda precisam aplicar seus conhecimentos em engenharia e técnicas de SST para diminuir os riscos à saúde dos trabalhadores, capacitando-os dentro das normas, na utilização dos sistemas de prevenção a incêndios e no uso correto e manutenção dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs).
Os desafios destas atividades exigem capacitação profissional, dedicação e melhoria contínua, algo muito similar ao SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional. “São nobres profissionais, vocacionados e atentos às normativas do setor. Isso nos ajuda muito, pois acabam nos auxiliando como verdadeiros consultores de melhoria e qualidade do SOC. De certo modo, o nosso produto é feito por eles e para eles. Da mesma forma que outros usuários, o engenheiro e o técnico de Segurança do Trabalho são fundamentais para nossa consolidação no mercado de Gestão Ocupacional. Com muito respeito e admiração, desejamos um feliz dia a eles”, parabeniza Deivis Melo, gerente comercial do SOC.
0 resposta
PARABENISAMOS A TODOS OS PROFISSIONAIS DEDICADOS A SEGURANÇA DO TRABALHO NO BRASIL, TÉCNICOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO, ENGENHEIROS DE SEGURANÇA DO TRABALHO, MEDICOS DO TRABALHO, ENFERMEIRAS DE SEGURNÇA DO TRABALHO E TÉCNCOS DE ENFERMAGEM DO TRABALHO.
POR TUDO ISTO, RESTA-NOS AGRADECER AOS QUE FAZEM O “SOC” PELA LEMBRANÇA NESTE DIA, QUANDO MUITAS VEZES NÓS PROFISSIONAIS QUE PRESTAMOS ESTE SERVIÇO A HUMANIDADE NÃO NOS FAZEMOS RECONHECIDOS E/OU ATÉ LEMBRADOS NAS DIVERSAS EMPRESAS QUE ATUAMOS COMO TAMBÉM ATÉ PELA IMPRENSA QUE CONSIDERAMOS O QUARTO PODER NESTE PAIS, SOBRETUDO, NO TANGE AO DESEMPENHO POSITIVO REALIZADO COMO FRUTO DESTE SERVIÇO PRESTADO AOS EMPREGADORES, EMPREGADOS E ATÉ MESMO AO GOVERNO, OU SEJA, PARA TODO O SEGMENTO COMPROMETIDO COM O MUNDO DO TRABALHO, NESTE UNIVERSO.
VOCÊS DO SOC TAMBÉM ESTÃO DE PARABÉNS, POIS SE ENCONTRAM NESTE MESMO BARCO PRESTANDO UM EXCELENTE SERVIÇO AO SEGMENTO PREVENCIONISTA. AQUI VÃO OS NOSSOS PARABÉNS E RECONHECIMENTO.
Olá Sr. Jose Augusto,
Agradecemos o comentário e os elgios. A Equipe SOC trabalha para ajudar os Técnicos e Engenheiros em Segurança do Trabalho a desempenhar um trabalho cada vez mais eficiente, afinal, eles são os responsáveis por assegurar que os trabalhadores tenham condições de realizar suas atividades com o menor risco possível. Aproveitamos para parabenizar novamente todos os profissionais da área.