Dia do Médico, comemorado em 18 de outubro, celebra o profissional que tem como vocação cuidar, promover e preservar a saúde dos seres humanos
Um nobre exercício profissional, acompanhado da arte de curar os males da humanidade. Assim podemos definir a medicina, reconhecendo a importância daqueles que a escolheram como ofício. O médico é o guardião que está conosco antes do primeiro choro, quando a vida ainda está em formação no útero materno. Na clínica médica, ela vai cuidar da saúde pública, da medicina da família ou do atendimento nos postos de saúde. O especialista atua em áreas como a pediatria, cardiologia, entre outras. Ainda temos as funções regidas por lei própria, como a do médico legista, do trânsito ou do trabalho.
A profissão é tão complexa quanto o próprio corpo humano. É por isso que ela merece toda a consideração. Seja pelo dom natural, aliado à vontade de estudar e obter conhecimento para cuidar das pessoas, é no talento de suas mãos que nascemos, vivemos e somos amparados até o fim da vida. E assim seguimos o nosso caminho, respaldados por este generoso e abençoado ofício. São muitas definições para classificar a pessoa que chamamos de doutor, que usa um manto branco como indumentária profissional, além de jurar fazer o bem sem olhar a quem. Por suas mãos passa a esperança da cura.
Dia do Médico 2016
Tão nobre conduta já seria suficiente para reconhecê-lo todos os dias do ano. Afinal, salvar vidas, antes mesmo de pensar na própria vida, é uma vocação que nem todos podem ter. É por isso que fazemos uma singela homenagem ao Dia do Médico. A data foi escolhida em referência ao dia consagrado a São Lucas, um dos quatro evangelistas do Novo Testamento. Segundo o apóstolo Paulo, Lucas era o amado médico. Além de ter estudado medicina, ele era pintor, músico e historiador. A tradição de ter o santo como o patrono dos médicos teve início por volta do século 15. Ser médico é um ato exemplar de coragem!
Salve o 18 de outubro, Dia do Médico! Esta é a homenagem da Equipe SOC.