A data também é considerada pela Organização Internacional do Trabalho como o “Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho”
“Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho” e “Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho”. São duas ocasiões celebradas no mesmo momento, o simbólico 28 de abril, em lembrança ao trabalhador que doa vida e força de trabalho nos quatro cantos no mundo. A ideia teve início no Canadá, por meio de lideranças sindicais, após a tragédia que matou dezenas de operários numa mina localizada no estado norte-americano da Virgínia, no ano de 1969. Depois, a ação espalhou-se por todos os continentes, diante da ajuda de variados sindicatos, federações e confederações de trabalhadores organizados. No Brasil, a Lei 11.121, de 25 de maio de 2005, reconhece a importância desta data.
“Em todo o mundo, mas especialmente no Brasil, milhares de vidas são perdidas anualmente na indústria, agricultura, mineração, construção civil, entre outros setores. Isso gera enormes custos previdenciários ao Estado, passivos trabalhistas ao empregador e desamparo social às famílias dos trabalhadores vitimados. Na maioria dos casos, o fornecimento dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) ou o modo correto de utilizá-los já evitaria um mal maior. Um dos caminhos nessa busca pela diminuição das tragédias nos ambientes de trabalho é fomentar toda e qualquer informação sobre as formas de prevenção e, conscientizar patrões e empregados sobre a causa maior desta luta, a vida humana”, indica o advogado Cid Penha, especialista em direito trabalhista.
Diante deste cenário, a sociedade estabeleceu o dia 28 de abril não apenas como um momento de luto, mas também como uma data para prover incentivos aos que buscam paz, satisfação e saúde no ambiente ocupacional. A partir de 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) ampliou seu conhecimento sobre a importância deste evento e passou a reconhecê-lo como um dia de reconhecimento e comemoração. A entidade ainda considera que a data é uma oportunidade única de impulsionar governos, empresas, instituições, comunidades e trabalhadores das mais diversas nacionalidades para realizar ações sobre Segurança e Saúde no Trabalho, especialmente durante a última semana do mês de abril, marcando a importante celebração.
Sensível à causa e preocupada com o bem estar de seu ambiente laboral, a AGE Technology, mantenedora do SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional – desenvolve ações preventivas. “Somos uma software house e criamos produtos à base de tecnologia limpa e auxílio da inteligência humana. Nossas instalações não apresentam índices consideráveis de riscos, insalubridade e periculosidade. Mas isso não nos isenta das responsabilidades que a lei impõe, especialmente em relação ao número de vidas que temos internamente. É por isso que mantemos rigorosamente o funcionamento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e incentivamos as variadas ações do nosso Grupo de Melhoria Contínua (GMC)”, explica Alexandre Ehrenberger, diretor executivo da empresa.