Data homenageia a especialidade dedicada a cuidar da Saúde dos Trabalhadores brasileiros, melhorando a qualidade de vida nas empresas
Hoje, dia 04 de outubro, é comemorado o Dia da Medicina do Trabalho, data que lembra a importância da especialidade médica que age, principalmente, de forma preventiva e assistencial às vítimas de acidentes ocupacionais. Outra função do profissional é promover a saúde física e mental, o bem-estar e manter a produtividade dos colaboradores de uma empresa. O Médico do Trabalho atua principalmente em duas vias: área clínica e a saúde coletiva, ou seja, aqueles que exercem as suas atividades em empresas com Serviço Especializado de Engenharia e Medicina do Trabalho (SESMT) próprio.
O SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional foi desenvolvido justamente para ajudar profissionais especializados em Saúde e Segurança Ocupacional a realizar diversas tarefas diárias, desde o registro de uma simples anamnese (entrevista com o paciente) até a elaboração de indicadores complexos como, por exemplo, os de Audiometria. Por isso, o software aproveita a data para homenagear uma das suas mais importantes parcerias: os seus usuários! Enquanto eles zelam pela saúde dos trabalhadores, o SOC proporciona uma ferramenta especializada e elaborada para facilitar o trabalho dos profissionais. Através da Sugestão de Melhorias, os usuários ainda podem indicar necessidades e particularidades que, caso aprovadas, são desenvolvidas sem custos e disponibilizadas para todos os usuários simultaneamente.
DATA
A data foi escolhida por ser o dia do nascimento do médico precursor da especialidade, o italiano Bernardino Ramazzini (1633-1714). O estudioso foi a primeira pessoa da história a relacionar riscos químicos, físicos e biológicos a 52 tipos de trabalho diferentes. O seu trabalho sistematizou a Patologia do Trabalho em todo o mundo. No Brasil, a data foi criada oficialmente em 1972, mesmo ano em que foram criadas as primeiras iniciativas de regularização da Saúde Ocupacional no País. Posteriormente, o País criou diversas medidas preventivas para cuidar da saúde dos trabalhadores, como a obrigatoriedade do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).