Data homenageia Oswaldo Cruz, uma das figuras de saúde mais importantes do país, e ainda lembra a importância de cuidar da saúde no cotidiano
Em novembro de 1967, o Governo Federal publicou a lei nº 5.352 e instituiu o dia 05 de agosto como o Dia Nacional da Saúde, mesmo dia do nascimento do médico e sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz, que trabalhou e mudou a saúde pública no Brasil. Além de homenagear um dos melhores agentes de saúde do país, a data também relembra a importância de cuidar da saúde no cotidiano, indicando a importância da medicina preventiva e dos check-ups, ferramentas que ajudam os médicos a construir diagnósticos mais precisos.
No início do século 20, Oswaldo Cruz ficou conhecido por se tornar o Ministro da Saúde e se empenhar para tratar algumas doenças que assolavam o país na época. O médico teve papel fundamental na luta contra a peste bubônica, que atingiu especialmente o Porto de Santos/SP e ainda lutou contra a febre amarela e muitas outras epidemias. Durante essas lutas, a guerra contra a varíola teve uma grande repercussão devido à Revolta da Vacina, que aconteceu no Rio de Janeiro, capital do Brasil na época. O levante popular ia contra a obrigatoriedade da vacinação contra a varíola. Depois de quatro anos de brigas judiciais, a epidemia assolou diversas comunidades da região e a população entendeu a importância da vacinação. Esse fato gerou ainda mais respeito aos ensinamentos e à figura de Oswaldo Cruz.
O SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional entende a importância da saúde na rotina das pessoas e, especialmente, durante a jornada de trabalho. Com o apoio dos programas de Qualidade de Vida do Trabalhador (QVT), as corporações e empresas promovem dentro do ambiente profissional cuidados com a saúde saúde e rotinas de trabalho seguras. Os investimentos nessa área indicaram redução de 3% no número de acidentes de trabalho e de 2% no número de mortes o ambiente laboral, analisando estatísticas de 2014 e 2013. Além disso, cumprir a legislação trabalhista pode gerar uma economia na casa dos bilhões de dólares considerando despesas médicas, aumento da produtividade e ausência de multas trabalhistas.
Assim como cuidar da saúde, a política de SST envolve principalmente duas frentes, a prevenção e a conscientização das pessoas. Entre as dicas para aprimorar a saúde dentro do ambiente empresarial é unir as propostas do Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) ou pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), com as ações da área de Comunicação de uma empresa. Afinal, a divulgação e a comunicação podem fazer a diferença para o sucesso de uma campanha de SST. É importante que os colaboradores absorvam essas informações e a levem para a vida pessoal, resultando em um equilíbrio físico, orgânico e mental. Incentivar um ambiente de trabalho saudável, a prática de atividades físicas, descanso e lazer são alguns exemplos de cuidados que todos devem ter e lembrar diariamente.