A biomecânica ocupacional é muito eficaz na gestão de saúde ocupacional. É a ciência que estuda os movimentos relacionados à cada tarefa realizada no ambiente de trabalho. Saiba mais sobre.
Isso, porque cada tarefa exige movimentos físicos diferentes, o que faz com que essa ciência seja de natureza bastante ampla. Pode-se afirmar que a biomecânica ocupacional é útil no desenvolvimento de novos conhecimentos. Já que podem amenizar alguns problemas como: a má postura, um dos principais fatores de geração de doenças e dores nos trabalhadores.
Quando aplicada corretamente, a biomecânica auxilia os trabalhadores a serem mais eficientes, saudáveis e bem-dispostos em seu cotidiano. E isso acontece porque esse estudo conscientiza a não fazer movimentos errados. Também estimula o uso de todos os músculos da maneira correta.
Um exemplo disso, seria o caso de um digitador. Em muitas ocasiões não utiliza todos os músculos necessários para a tarefa de digitação. E acaba tornando seu trabalho menos eficaz e produtivo.
A biomecânica conta com a ajuda de equipamentos para descrever o movimento de vários segmentos do corpo e as forças que agem sobre eles. Graças ao apoio das leis da física e da engenharia.
Inserida em um programa de ergonomia e medicina preventiva bem sucedido, a ciência biomecânica é capaz de beneficiar tanto empregador quanto empregado:
- Reduzir o número e a gravidade de lesões e doenças relacionadas ao trabalho,
- Aumentar a produtividade, elevando a qualidade de vida do trabalhador,
- Diminuir o absenteísmo dos funcionários e os custos para manter um funcionário afastado por motivos de saúde.
O estudo da biomecânica na ergonomia é ainda definido por termos como fatores humanos:
- Medidas de antropometria,
- Fatores de risco individuais (idade, sexo, características genéticas herdadas),
- Fatores de risco no local de trabalho (métodos, materiais, máquinas, ambiente e estressores físicos),
- Questões de retorno ao trabalho.
A gestão de saúde ocupacional tem sido cada vez mais valorizada e aplicada pelas empresas junto aos seus funcionários. Preservando a qualidade de vida dos colaboradores evita com que problemas decorrentes do cotidianos os afetem. Assim evitando que sua produtividade seja afetada e possíveis afastamentos médicos ocorram.
Nos referimos às tarefas, realizadas pelo homem no ambiente de trabalho, que possam prejudicar sua saúde de forma geral.
Não é preciso realizar trabalhos apenas braçais para ter a saúde impactada no ambiente de trabalho. Ficar cerca de 8 horas sentado em frente ao computador também pode ser o estopim para diversos problemas de saúde.
Devido à má postura comum nessas situações, pode acabar gerando diversos problemas como:
- Dores na coluna,
- Problema nas articulações,
- Fadiga,
- Dores nas costas,
- Tenossinovite,
- Cifose torácica,
- Entre outros.
Para tratar das posturas as empresas devem aplicar a biomecânica ocupacional.
O que é biomecânica ocupacional?
Essa é uma área de atuação da biomecânica que age na prevenção de doenças e acidentes de trabalho. Melhorando a qualidade de vida dos funcionários e eleva a produtividade dos mesmos em suas atividades.
Essa área de atuação age juntamente com programas de ergonomia e medicina preventiva. Juntos podem beneficiar tanto empregador quanto empregado.
Ao evitar acidentes e problemas de saúde junto aos funcionários, o empregador evita problemas que podem impactar diretamente na produtividade da empresa, como:
- Afastamentos,
- Gastos com processos trabalhistas e indenizações,
- Pagamentos de tratamentos dos funcionários,
- Entre outros.
Na prática, a biomecânica ocupacional avalia a interação do homem com seu trabalho, a partir dos impactos em seu sistema musculoesquelético. A premissa desse monitoramento de trabalho é que cada atividade desempenhada pelo funcionário tem um determinado reflexo sobre o corpo do mesmo.
Dessa forma, ela será capaz de identificar quais são esses impactos na saúde do trabalhador e utilizar de mecanismos e planos para minimizá-los ou extingui-los em sua totalidade.
Em suma, a biomecânica ocupacional irá adequar as atividades pertinentes às limitações do ser humano, ao invés do contrário, a fim de determinar limites de segurança para que o colaborador execute suas tarefas sem riscos à sua integridade física.
Dentre as principais consequências causadas por esforços no ambiente de trabalho, podemos destacar a lombalgia. Trata-se de um dos fatores de maior queixa entre os trabalhadores de diferentes áreas, principalmente aqueles que desempenham profissões com levantamento, sustentação e/ou transporte de carga.
Além disso, a sustentação continuada e inadequada de um determinado grupamento muscular, como é o caso de profissionais de escritório, manicures, entre outras profissões, também podem ocasionar tal problema.
Quais mecanismos são usados na biomecânica ocupacional?
Essa área da gestão de saúde ocupacional pode atuar com todos os setores para propor melhorias na saúde dos funcionários. Como forma de medicina preventiva, utiliza-se de medidas que visam prevenir os problemas de saúde causados pelo esforço anormal e pelas posições incorretas no ambiente em que atua.
Para isso, conta com a ajuda de equipamentos para descrever o movimento de vários segmentos do corpo e avaliar os gargalos da saúde e as medidas necessárias.
Dentre as principais medidas recomendadas para os funcionários que atuam em trabalhos estáticos, que são aqueles que exigem contração contínua e permanente dos músculos para manter-se em determinada posição, citamos:
- Alternância de postura com certa frequência;
- Melhoramento na posição de mesas, peças ou outro aparelhos que façam parte das atividades desempenhadas;
- Apoios para partes do corpo mais exigidas durante o trabalho estático;
- Pausas durante a jornada de trabalho.
Na maioria dos casos, é recomendada a alternância dos movimentos e das atividades no horário de trabalho. Ou seja, intercalar o trabalho sentado com outro em pé, que tenha uma movimentação maior.
Já em relação aos trabalhos do tipo dinâmico e braçais outras medidas são aplicadas pela biomecânica ocupacional:
- Recomenda-se calcular a quantidade de peso permitida de acordo com o tamanho e porte do trabalhador,
- Evitar carregamentos individuais,
- Auxiliar as atividades com maquinários,
- Utilizar equipamentos de segurança para proteger áreas expostas do corpo,
- Entre outras medidas.
A importância da biomecânica ocupacional nas empresas
A aplicação da biomecânica no ambiente de trabalho pode gerar uma série de resultados positivos, não somente para a saúde dos colaboradores, mas também para os resultados da empresa como um todo.
Queda no número de acidentes de trabalho
Ao monitorar as atividades e identificar possíveis prejuízos à saúde do colaborador, tal medida acaba por expor menos os trabalhadores aos perigos que possam surgir, evitando acidentes de trabalho.
Com músculos e articulações sendo exigidos em uma medida aceitável para a capacidade do corpo humano, a probabilidade de acidentes por fadiga ou dores, por exemplo, é reduzida.
Além disso, é possível evitar as doenças ocupacionais advindas do trabalho. Aplicando a postura adequada e a carga certa para cada atividade, é possível reduzir o número dessas doenças, como é o caso ler, tenossinovite, cifose torácica, entre muitas outras.
Melhoria da produtividade
Ao sentir-se bem com saúde e ter a noção de que a mesma está sendo zelada e garantida no meio de trabalho, com certeza impacta positivamente na produtividade da empresa.
A fadiga, ocorrência de dores e problemas mais graves acabam prejudicando as atividades, a vontade de trabalhar e ainda gera faltas e afastamentos.
Ganhos para a empresa
Por consequência desse benefício, a própria empresa também acaba por evitar absenteísmos, custos com tratamentos de saúde dos funcionários, processos trabalhistas, entre outros problemas.
Além disso, ao melhorar a produtividade dos funcionários, a empresa ganha diretamente com o aumento de seu faturamento e na qualidade de seus serviços. Por isso, afirmamos que a biomecânica ocupacional é uma medida totalmente necessária em qualquer ambiente de trabalho.
Precisa de ajuda em sua gestão ocupacional? Acesse nosso site e saiba mais sobre o nosso software integrado.
Entre em nosso blog para ler mais conteúdos:
» Arquivo XML: Tudo que as Clínicas de SST precisam saber
» Tudo o que rolou na 1ª Semana de Tecnologia da AGE Technology
» Você sabe o papel da CIPA? Confira o checklist com as responsabilidades do cipeiro