No mundo, mais de 2 milhões de pessoas morrem ou sofrem acidentes de trabalho por ano e, no Brasil, as despesas com o problema já somam R$16 bilhões
Segundo pesquisa da Organização Internacional do Trabalho (OIT), divulgada pelo Ministério da Previdência Social, as mortes e acidentes laborais ainda atingem cerca de 2,02 milhões de trabalhadores por ano. Logo em seguida, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou os dados das despesas geradas por esse problema, que já soma cerca de R$ 16 bilhões em 11 anos.
Outro dado preocupante da pesquisa realizada pela OIT é o número de acidentes laborais não mortais, que atinge 317 milhões de trabalhadores por ano em todo o mundo. O levantamento também apontou cerca de 160 milhões de pessoas com doenças não letais relacionadas ao trabalho, indicando que a cada 15 segundos um trabalhador morre por acidente laboral ou doenças ocupacionais e outros 115 se acidentam no ambiente de trabalho.
De acordo com o Portal da Câmara dos Deputados, o Brasil está em quarto lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho fatais, sendo que o pagamento dos benefícios previdenciários e acidentários para os segurados e dependentes consomem 90% dos recursos do INSS. O benefício pago é da espécie B31, que não são decorrentes de acidentes de trabalho e abrangem o Auxílio Doença e a Aposentadoria por Invalidez.
Essas informações alertam para a importância da segurança no ambiente de trabalho no Brasil e no mundo. Diante desses números é possível refletir sobre uma série de temas relacionados a Saúde e Segurança do Trabalhador, bem como evidenciar a importância do debate de políticas públicas para diminuir as estatísticas.
0 resposta
Gostaria de encontrar a fonte desses dados, voces podem disponibilizar?
Olá Sr Artur,
Os dados da OIT podem ser encontrados no link: http://www.oit.org.br/content/doencas-profissionais-sao-principais-causas-de-mortes-no-trabalho
Já os dados do INSS estão nesse link: http://www.previdencia.gov.br/wp-content/uploads/2014/04/I-Boletim-Quadrimestral-de-Benef%C3%ADcios-por-Incapacidade1.pdf
Agradecemos o seu comentário!
Olá, gostaria de saber se esses dados postados são os mais atuais? obrigado.
Olá, Sra Nágela,
Sim, essas informações são as mais recentes publicadas por cada uma das fontes!
Agradecemos o seu comentário.
Olá, estou fazendo um trabalho de conclusão de curso relacionado à esse tema. Então gostaria de saber se esses dados são os mais atuais…
Olá Sra Maria Aparecida,
No fim de março, o Governo Federal publicou o Anuário Estatístico da Previdência Social 2014 (http://www.mtps.gov.br/noticias/3192-anuario-estatistico-da-previdencia-social-aeps-2014-ja-esta-disponivel-para-consulta). Neste documento estão as últimas informações oficiais do Brasil sobre Saúde e Segurança do Trabalho, que podem contribuir para o seu Trabalho de Conclusão de Curso.
Agradecemos o seu comentário!
Gostaria da fonte do dado:O Brasil está em quarto lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho fatais.
Grata
Olá, Sra Cristine,
Esse dado pode ser encontrado em diversos portais, como o site da Câmara dos Deputados Federais (http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/TRABALHO-E-PREVIDENCIA/471140-BRASIL-E-O-QUARTO-PAIS-DO-MUNDO-EM-NUMERO-DE-ACIDENTES-FATAIS-NO-TRABALHO.html).
Agradecemos o seu comentário!