Como parte integrante do Módulo de Gestão de FAP, recurso oferece segurança e rapidez para controlar e administrar atestados médicos
Pioneiro, o SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional oferece um conjunto de ferramentas que permitem a completa Gestão do FAP, o Fator Acidentário de Prevenção. Para desenvolver esse módulo, foi necessário criar diversas parcerias com especialistas diferentes, como é o caso do Maestro BPM – Software Gerenciador de Processos de Negócios.
O Fator Acidentário de Prevenção (FAP) é o dispositivo que afere e varia de 0,5 a 2 pontos, a ser aplicado às alíquotas de 1%, 2% ou 3% da tarifação coletiva por subclasse econômica, incidentes sobre a folha de salários das empresas para custear aposentadorias especiais, benefícios decorrentes de acidentes de trabalho e afastamentos por doenças genéricas ou ocupacionais. Portanto, uma boa gestão do FAP trará impactos positivos nos setores de Recursos Humanos, Saúde Ocupacional e Financeiro das corporações. Diante desta demanda, o SOC uniu forças com parceiros especialistas no tema e desenvolveu soluções pioneiras com seu Módulo de Gestão do FAP.
Dentro deste universo que o produto coloca à disposição do mercado existe uma ferramenta chamada de Módulo de Gestão de Afastamento. Operando de forma integrada ao Maestro BPM, software workflow para fluxos e gestão de processos, este novo recurso do SOC é capaz de gerir todo o processo de afastamento do trabalhador, desde a entrega do atestado médico, aplicação de questionários, administração de documentos, histórico de doenças, acompanhamento de perícias, até a alta médica. Gestores, médicos e engenheiros do trabalho poderão acompanhar seus processos junto à Previdência Social, usando o apoio do módulo para opinar sobre novos laudos ou retorno ao trabalho.
O recuso também auxilia em tarefas que antes eram feitas por conta do trabalhador, refém da falta de informações e excesso de burocracia em alguns casos. Receberá auxílio na indicação dos documentos exigidos, ganhando agilidade e tempo no curso de seu processo de afastamento. Do ponto de vista médico, o novo módulo favoreceu o diagnóstico. O sistema pré-seleciona questionários e controles individuais sobre doenças, facilitando o atendimento e respostas junto aos pacientes. O histórico fica armazenado para consulta de outros médicos, onde um atestado ou processo pode servir de legado para um novo atendimento. Parâmetros, regras e permissão de acesso também são controladas de forma individual.
“A redução dos índices de FAP é importante no dia-a-dia das corporações, pois incidem em cálculos, fiscalizações e impostos por parte da Previdência Social. Por isso que o módulo gerencia a produtividade, qualidade de vida e bem-estar dos trabalhadores. Também controla datas limites, atestados, fraudes e trabalho improdutivo. Antes, por exemplo, um atestado médico ficaria abandonado numa gaveta. Com o nosso software, o documento é imputado do sistema e segue uma série de regras e fluxos até o processo final de afastamento”, explica Michell Sarno, Líder de Projetos do Maestro BPM.
Conheça algumas vantagens do Módulo de Gestão de Afastamento:
- Exclusão de planilhas (elimina a necessidade de controles de planilhas eletrônicas)
- Redução do uso do papel
- Controle centralizado das tarefas
- Controle e agendamento de perícias
- Identificação de gargalos operacionais
- Melhor comunicação com a Previdência Social
- Flexibilidade na alteração de gestores, fluxos e processos
- Melhor controle da recepção, arquivamento, e gestão de atestados médicos*
- Importação da Planilha de Benefícios no INSS
- Melhor gerenciamento da quantidade de benefícios concedidos
- Maior controle sobre os custos referentes aos afastamentos
- Cálculo do Fapímetro
- Rastreamento dos funcionários durante o período de afastamento
- Inclusão de subsídios técnicos que auxiliarão no processo de contestação de FAP
- Contestação do FAP
- Impressão de relatório gráfico com as informações do FAP da empresa no período selecionado
0 resposta