Além de ser uma ferramenta de aproximação com o mercado, usuários e profissionais, a nova versão do website SOC traz maior qualidade das informações sobre o software e suas funcionalidades.
No final de 2017, o SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional atualizou a versão do website, contemplando melhorias o design gráfico da plataforma.
Nessa época, a ideia era lançar uma interface visual mais amigável para se comunicar melhor com todos os usuários e o público em geral.
Já na segunda etapa deste processo, ao longo de 2018, o projeto adotou metodologias tecnológicas com base na experiência do usuário (UX – User eXperience), na gestão de conteúdo e nos otimizadores dos mecanismos de busca, chamados de Search Engine Optimizers (SEO).
Qualificar as informações e expor com mais profundidade o portfólio de serviços do software foram outros desafios desta jornada.
Luiz Gimenez, consultor em Gestão de Projetos do SOC, explica que o novo website envolveu a dedicação de profissionais das áreas internas da empresa, como comunicação, desenvolvimento, design e criação.
“O objetivo era melhorar o conjunto e como iríamos distribuir as informações sobre o produto ao público. O conteúdo foi tratado por nossa jornalista especializada em marketing digital, a demanda visual passou para o setor de criação e, por fim, a área de desenvolvimento colocou os parâmetros tecnológicos em operação. Esse foi o modelo proposto para melhorarmos a qualidade dos assuntos que trafegam em nosso website. Deu certo e seguimos com esta sistemática em nossa atual rotina de produção”.
Como a estrutura de 2017 é recente, a equipe envolvida no projeto em 2018 dedicou seu tempo em melhorar a navegabilidade do site, otimizando seções, ícones e leiautes.
Phil Parizi, que atua como Web Designer no SOC, explica que seu papel no projeto foi baseado num guia de estilos. “A partir do momento que criamos o guia, conseguimos um norte visual para modernizar cada área, aonde tudo passou a se encaixar, combinar e integrar de forma orgânica. As informações e o visual passaram a fazer parte de um mesmo uniforme, tornando o site mais agradável, leve e cristalino. Aplicamos mais conteúdo sobre o produto ao site, mas nos preocupamos em não deixá-lo cansativo como um labirinto”.
Mecanismos de busca, segurança e mobilidade na nova versão do website SOC
Na nova versão do website SOC, a preocupação com a navegabilidade do site nos dispositivos móveis foi ampliada pela equipe SOC. A questão do desenvolvimento seguro, com base nas premissas da Certificação ISO 27.001, também foi levado em consideração.
“Utilizamos frameworks de mercado no desenvolvimento web, refizemos alguns módulos e reconfiguramos códigos de programação em diversas páginas do site. Todas as práticas, plug-ins e ferramentas usadas nesta melhoria do desempenho foram validadas por nossos departamentos de Infraestrutura, Desenvolvimento e Segurança da Informação antes mesmo de suas aplicações prática”, revela Felipe Ranieri, Analista de Desenvolvimento do SOC.
Enquanto isso, a área de Comunicação do SOC adaptou as informações com base nas palavras-chaves e nos segmentos de atuação do software. Os dados de UX também foram levados em conta neste trabalho.
“Os dados ficaram mais explicativos e permitem que o usuário resolva suas dúvidas, de forma rápida, ao consultar conteúdos dinâmicos dentro do próprio site. Ficou mais fácil de entender ou encontrar termos técnicos como assinatura digital, assinatura biométrica, SOCGED e entre outros. Somente pelo nome, os leigos não conseguem entender alguns produtos e é, por isso, que adotamos uma linguagem universal para o novo conteúdo”, conta Fabiana Pardini Blanco, Analista de Marketing Digital do SOC.
Ela conta que para cada novidade relevante na plataforma operacional do software, uma vertical de comunicação será criada com ênfase nas audiências do site, blog e mídias sociais do SOC. Este trabalho visa o fortalecimento do marketing digital e a democratização dos conteúdos junto à comunidade de usuários do produto.
“Os textos e reportagens do site ganharão adaptações e, consequente, publicação nas mídias sociais e campanhas de e-mail marketing. Também vamos pensar em algo que aproveite este protocolo e alcance o nosso público interno. É importante que os colaboradores conheçam o próprio conteúdo e que também contribuam na disseminação das informações publicadas no site”.
Foco total na experiência do usuário
A Analista de Marketing explica que o foco total no cliente é a principal diretriz da revitalizada estrutura. E que inclusive foi criada uma área de “Customer Care” (Atendimento ao Cliente), que comprova esta preocupação do SOC. “Também estamos investindo nas técnicas de UX para que os usuários consigam acessar facilmente os conteúdos e achem respostas no momento que apresentem demandas por serviços e soluções dentro das áreas de atuação do SOC. Criamos um ambiente favorável nesta nova versão do website SOC para que os usuários consolidados, quanto os possíveis novos clientes, encontre rápidas respostas a respeito do nosso produto no segmento de sistemas informatizados para Gestão Ocupacional”.
A ideia principal é fazer com que todas as pessoas consigam entender bem o que o SOC faz, desmistificando os teores técnicos para integrar estas percepções à parte prática do produto.
“O SOC é tão amplo que, às vezes, mesmo aquele cliente com experiência de anos na operação do produto pode apresentar demandas por informação específica. Se tudo está contido em nosso site, vamos facilitar essa busca e localização. As nossas palavras-chaves, por exemplo, foram fornecidas por nossa área interna de UX, melhorando a assertividade junto ao público que busca qualidade nas informações. Padronizamos a nossa comunicação e a integramos à linguagem usada do mercado”, conclui Fabiana.
Por fim, o consultor Gimenez destaca as novas páginas de carreiras e de diferenciais do SOC. Elas trazem ricas informações sobre a empresa, ferramentas, tecnologias, instalações, benefícios e entre outros atrativos para quem deseja adquirir o produto ou desenvolver sua trajetória profissional dentro da empresa.
“Somos uma usina de ideias com escritório na praia. Estamos convidando as pessoas para trabalharem conosco ou usarem o nosso software. Mostrar um excelente ambiente de trabalho é algo difícil. É, por isso, que tentamos reter talentos e expor os atrativos para quem ainda não é cliente. Estas páginas despertam o interesse pela marca e pelo nosso jeito de ser. A nova versão do website SOC foi pensada justamente nas pessoas”, finaliza o consultor.
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