O PGR é composto por dois documentos: inventário de riscos e plano de ação, entenda o que é cada um e sua importância.
Entenda o que é o PGR
O Programa de Gerenciamento de Riscos, o PGR, é um dos documentos legais que materializa o processo de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, ou GRO, auxiliando na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
Com ele e outros documentos como, por exemplo, o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), é possível monitorar a saúde dos trabalhadores, e tem como resultado a melhoria contínua das condições da exposição dos trabalhadores por meio de ações multidisciplinares e sistematizadas.
>> GRO e PGR: entenda a diferença entre eles
O que compõe o PGR?
A NR 1 trata sobre o gerenciamento de riscos ocupacionais, e de acordo com ele, o PGR deve ser composto por dois documentos:
- Inventário de riscos: uma ferramenta que gerencia riscos, sintetizando informações sobre controle e avaliação de risco, indicando a prioridade das medidas preventivas, a fim de comunicar os riscos. É importante lembrar que o inventário de riscos não é um laudo técnico.
- Plano de ação: é a forma de apresentar como será feito o controle de riscos presentes no inventário. O formato desse plano se encaixa no ciclo PDCA (plan, do, check, act), esse é um modelo de cronograma com o objetivo de acelerar o processo de identificação da causa dos problemas. É um ciclo e em cada vez que se repete, pode ser encontrado outros resultados.
Esses documentos que integram o PGR devem ser elaborados sob a responsabilidade da organização, e estar conforme as Normas Regulamentadoras, datados e assinados. Além disso, há a fase de implantação do PGR, que coloca em prática todas as melhorias propostas no plano de ação e as ações de prevenção.
>> Qual matriz de risco usar no PGR
A importância do PGR para a Segurança do Trabalho:
- Realizar a previsão e prevenção de acidentes, assim como doenças ocupacionais;
- Preservar a integridade física de sua equipe ao oferecer EPIs necessários;
- Implementar medidas a fim de garantir segurança às atividades laborais;
- Identificar possíveis prejuízos na empresa;
- Avaliar os riscos de forma criteriosa;
- Determinar medidas para ajudar na segurança durante as atividades laborais dos colaboradores.
Como implementar na sua empresa?
Para o PGR ser implementado, é necessário seguir um processo dinâmico com um acompanhamento contínuo de todas as possibilidades de risco nas quais os trabalhadores estão expostos, com o objetivo de garantir saúde e segurança. Veja algumas medidas que são necessárias:
- Identificar fatores de risco: o primeiro passo é fazer um levantamento detalhado que seja elaborado por um profissional de SST – Saúde e Segurança do Trabalho. A partir dos dados que foram levantados, é possível elaborar um mapa de risco.
- Adotar medidas de proteção: após identificar os fatores de risco, é hora de colocar o programa em prática e adotar medidas com o propósito de proteger os colaboradores. Medidas como: fornecer equipamento de EPI de acordo com a função, oferecer treinamentos e capacitação, além de ações coletivas a fim de minimizar os riscos.
- Monitore a saúde dos colaboradores: para a implementação do PGR, é necessário fazer um acompanhamento constante da saúde dos funcionários. Além disso, estará tento aos índices de acidentes é de extrema importância, visto que, é possível fazer alterações nas estratégias adotadas, caso os índices estejam altos.
- Realize o acompanhamento contínuo: para garantir que o PGR seja cumprido, é preciso realizar um acompanhamento constante das atividades a fim de identificar pontos de melhorias, proporcionando um ambiente cada vez mais seguro.
>> As 5 maiores vantagens de ter um software de gestão de GRO e PGR
Por que escolher o SOC para as suas soluções?
Quer soluções eficazes para a gestão de GRO e PGR? Escolha o SOC, Software líder de Gestão Ocupacional. Isso porque o SOC será um grande aliado, visto que é totalmente voltado para essa área e está sempre atualizado.
Com o SOC, é possível garantir mais segurança para a empresa, evitando acidentes no ambiente de trabalho, e consequentemente, afastamentos.
Uma das funcionalidades do nosso sistema é estar de acordo com a NR 1, ajudando a sua empresa a gerenciar riscos da melhor maneira possível.
Se você quer modernizar o seu sistema de gerenciamento que engloba o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais – GRO e o Programa de Gerenciamento de Riscos, a fim de garantir um melhor ambiente para desempenho das atividades dos colaboradores da empresa, conte com o SOC – a melhor solução de software de Gestão Ocupacional, que apresenta os melhores resultados para suas necessidades.
Quer saber mais? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas.
Acompanhe o SOC nas redes sociais: Facebook | Instagram | YouTube | LinkedIn | Twitter