Já ocorreu algum acidente na empresa em que você trabalha? Ainda não? Porém, você tem noção do que fazer caso sobrevenha algum? Neste post, vamos aprender sobre a análise de acidente de trabalho!
Todo mundo sabe que em qualquer empresa podem ocorrer acidentes, e alguns procedimentos devem ser tomados quando eles acontecerem. As primeiras coisas a serem feitas são prestar os primeiros socorros ao acidentado e notificar o acidente. Em seguida, é fundamental descobrir o motivo que o provocou. Para isso, é realizado um RIAT (Relatório de Investigação de Acidente no Trabalho).
Essa análise é fundamental para a empresa e deve ser efetuada o quanto antes, de preferência na mesma hora que ocorreu a situação. Por isso, vamos explicar a importância de se realizar essa análise e a maneira de fazê-la.
Continue com a gente e você entenderá tudo o que é preciso saber para fazer uma análise de acidente!
O que é uma análise de acidente de trabalho?
É uma investigação feita para se desvendar os motivos que acarretaram o acidente e os danos que foram causados, tanto ao acidentado quanto à empresa.
É essencial destacar que há diferenças entre incidentes de trabalho e acidentes de trabalho, por exemplo:
- “em um campo de obras, uma coluna desaba e quase acerta um colaborador”. Isso é um incidente, afinal, apesar de não haver danos ao colaborador, houve danos à empresa;
- “em um campo de obras, uma coluna desaba em cima de um colaborador”. Nesse cenário, trata-se de um acidente, dado que houve pelo menos um colaborador atingido, tendo ele se ferido ou não.
Em ambas as conjunturas, será necessário fazer uma análise do episódio, para se evitar repetição. No entanto, na segunda, por mais que tenha ocorrido o mesmo fato, houve uma vítima, e, assim, será crucial proceder a uma análise mais minuciosa do evento.
Conforme já mencionado, essa análise precisa ser feita o quanto antes, se possível de imediato, uma vez que ela tem o intuito de impedir que esse tipo de acidente ocorra novamente. Ainda, ela deve ser desenvolvida com precisão, pois é a partir dela que a empresa poderá tomar medidas para que o fato não se repita.
Como fazer uma análise de acidente de trabalho?
Consoante visto anteriormente, é imprescindível fazer essa análise, então eis um passo a passo de como concebê-la:
1. Primeiros socorros
Antes de qualquer coisa, você deve prestar os primeiros socorros adequados ao(s) acidentado(s). Em caso de óbito, chame a entidade competente para adotar os procedimentos obrigatórios e realizar o CAT (Comunicado de Acidente de Trabalho) imediatamente. Caso não haja óbito, você tem 1 dia útil para realizar o CAT.
2. Coleta de dados
É de extrema relevância que você colete o máximo de informações possível sobre o acidente. No exato local em que a eventualidade ocorreu:
- entreviste o acidentado, e, por meio de seu ponto de vista, tente entender o que aconteceu;
- entreviste individualmente as testemunhas que presenciaram tudo, de modo que o testemunho de cada uma seja íntegro e sem contradições;
- verifique se o acidentado estava utilizando os EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) adequados e exigidos por lei;
- verifique se o local estava devidamente arranjado, ou se estava propício à causa de acidentes.
3. Simulação do acidente
Faça simulações do acidente para facilitar a visualização do ocorrido, esclarecer eventuais dúvidas acerca dos testemunhos e até mesmo compreender o episódio. Dessa forma, isso auxiliará um dos próximos passos, que é preencher o RIAT.
A simulação também é importante para se tomar as precauções devidas, a fim de que tais acidentes ou incidentes não voltem a acontecer. O ideal é que a simulação seja feita logo após o evento, para assim ser fiel à ocorrência.
4. Contextualização
Nessa etapa, você poderá contar com os colaboradores do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) e da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) — eles terão os conhecimentos necessários e uma visão imparcial sobre a situação.
É impreterível investigar como estava a produção no dia e no horário do acidente, além de averiguar se os EPI’s e EPC’s (Equipamentos de Proteção Coletiva) exigidos por lei haviam sido distribuídos adequadamente.
5. Preenchimento do RIAT
Esse documento é conclusivo e informal. Deve ser preenchido de forma didática e detalhada. Tome cuidado para não deixá-lo muito extenso, ele tem de ser bem objetivo.
Esse documento será importante para que a empresa tome as medidas necessárias para que no futuro não aconteça exatamente o mesmo acidente. É a partir dele que será possível realizar o próximo passo, o de elaborar um PA (Plano de Ação).
6. Elaboração de um PA (Plano de Ação)
Com todas essas informações em mãos, é indispensável elaborar um plano para que o imprevisto não aconteça novamente. Para isso, analise todos os dados recolhidos e perceba onde ocorreram as falhas, tanto as da empresa quanto as do colaborador.
Depois dessa análise, faça uma ação dentro da empresa, apresentando os cuidados que devem ser tomados para se evitar situações inesperadas.
Ao longo do post, deu para perceber o quanto a análise de acidente de trabalho é útil para a empresa. Por intermédio dela, é possível prevenir novos acidentes. Portanto, se você nunca fez uma análise de acidente, passe a fazer, ela é uma ferramenta capaz de salvar vidas.
Também ficou demonstrado que essa análise permitirá você saber exatamente o que acarretou determinado acidente, e, assim, conseguir:
- evitar que o mesmo erro, ou semelhante, seja cometido por outros colaboradores ou pela própria empresa;
- elaborar planos de segurança que tornem a empresa mais segura e aumentem a sua produtividade. Afinal, quanto menos acidentes, mais produção.
E agora que você já se informou a respeito da análise de acidente de trabalho, basta colocá-la em prática e mostrar a eficiência desse recurso em sua empresa. Você verá que o número de acidentes vai diminuir muito, se não zerar, o que é o grande objetivo dessa análise.
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