Nas atividades corporativas, dependendo da área de atuação, é comum um ambiente com ruído ocupacional e vibrações que podem comprometer o rendimento dos profissionais. Máquinas, equipamentos e ferramentas variados podem ser os causadores de poluição sonora no ambiente de trabalho.
É por isso que o ambiente ocupacional deve ser avaliado para promover a qualidade de vida aos colaboradores e reduzir os riscos e doenças relacionados à vibração e outras atividades insalubres.
Neste artigo, você vai entender o que é a vibração ocupacional e como reduzir a exposição dos colaboradores a ambientes de trabalho nessas condições. Acompanhe e boa leitura!
O que é a avaliação de vibração ocupacional
A vibração ocupacional se caracteriza por atividades no ambiente de trabalho que apresentam ações repetitivas, que acontecem dentro de um período de tempo e que sofrem variações em frequência e intensidade. Podemos pontuar da seguinte maneira:
- utilização de maquinários pesados para o desempenho de atividades, como tratores e escavadeiras;
- uso de veículos agrícolas;
- uso de veículos que tenham o motor muito próximo ao motorista, que também possuem vibração e trazem impacto para a saúde ocupacional;
- uso de ferramentas manuais ou de equipamentos de alto porte utilizados no setor de construção civil etc.
Para compreender a frequência e a intensidade de uma vibração, é preciso fazer uma avaliação completa e considerar o período de manuseio e exposição, bem como a intensidade com que a atividade insalubre afeta a equipe no ambiente de trabalho.
Podemos utilizar como exemplo as atividades com britadeiras, que são ferramentas de alta exposição dos profissionais à vibração e que podem causar danos graves de saúde ao colaborador que as manuseia.
Dependendo da forma como as atividades são executadas e da intensidade da vibração da ferramenta de trabalho, os riscos podem comprometer a qualidade de vida dos colaboradores quando as proteções não são aplicadas da forma adequada.
Quais os riscos e doenças relacionados à exposição à vibração
A exposição à vibração no ambiente de trabalho causa riscos e pode desenvolver doenças nos profissionais que desempenham atividades em tais condições. Esse tipo de exposição ocupacional pode desencadear problemas de saúde como:
- doenças vasculares;
- problemas musculares;
- problemas na região neurológica.
Os problemas de saúde relacionados aos efeitos da vibração acontecem devido aos pontos de contato e podem comprometer o bem-estar do profissional conforme a intensidade, a frequência das oscilações e a duração do tempo em exposição. Para evitar que eles ocorram em sua empresa, é necessário a aplicação de ações preventivas e um controle adequado para uma proteção mais eficiente.
Como garantir a qualidade da avaliação e diminuir esses riscos
Em atividades, por exemplo, em que o profissional recebe uma intensa vibração diretamente nas mãos e nos braços com a utilização de equipamentos manuais e elétricos, ele pode desenvolver uma síndrome chamada de Raynaud.
Essa síndrome afeta todo o sistema circulatório, fazendo com que os vasos sanguíneos fiquem mais estreitos, e isso deixa a ponta dos dedos do profissional branca, com risco de perda das mãos e dos braços, conforme a gravidade da condição.
É muito importante realizar a medição e manter um controle dos níveis de vibração ocupacional aos quais a sua equipe está exposta. A utilização de ferramentas ergonômicas e dos equipamentos de proteção individual é imprescindível para prevenir e melhorar a qualidade de vida do seu colaborador no ambiente de trabalho. Confira algumas ações capazes de reduzir os riscos de vida dos profissionais.
Utilização de EPIs
EPIs são equipamentos de proteção individual que devem ser oferecidos pela empresa aos colaboradores expostos a condições de riscos e que executem atividades insalubres e nocivas para sua saúde.
É obrigação da empresa, por lei, promover ações preventivas e de melhorias no ambiente de trabalho, para que a sua equipe possa ter uma maior qualidade de vida e atuar com segurança e proteção.
Uso de ferramentas ergonômicas
Equipamentos ergonômicos são utilizados para prevenir os profissionais contra lesões por esforço ou atividade repetitiva. Um equipamento dessa natureza auxilia na correção da postura e combate as lesões, evitando que o profissional realize movimentos bruscos. Eles têm o encosto anatômico para melhor comodidade do colaborador durante a execução das suas atividades.
Avaliação dos riscos e perigos no ambiente de trabalho
Para que o ambiente de trabalho na sua empresa seja efetivamente seguro para os seus profissionais, é necessário um gerenciamento dos riscos e perigos incidentes nesse espaço.
Essas avaliações são realizadas por meio de relatórios gerados e podem ser gerenciadas com a utilização de tecnologia avançada, capaz de fornecer informações completas sobre os riscos e perigos aos quais os profissionais estão expostos em determinada atividade.
Uma avaliação completa permite tomadas de decisões mais eficazes, com melhorias capazes de atender e ampliar a condição de vida do profissional na função que desempenha.
Conscientização dos colaboradores
O processo de conscientização dos trabalhadores é fundamental para que as medidas preventivas sejam aplicadas na prática. É necessário que os profissionais compreendam a real necessidade de utilizar os equipamentos de proteção individual e de ter um maior cuidado no manuseio do maquinário no ambiente laboral.
Esse processo de conscientização de equipes pode acontecer por meio da distribuição de materiais impressos, palestras e eventos capazes de esclarecer a condição do profissional no ambiente de trabalho, apresentando todos os riscos presentes e as melhores práticas de segurança para o desempenho de suas atividades.
Como são feitas as análises de riscos no ambiente corporativo
A análise de risco pode ser realizada tanto qualitativamente como quantitativamente. Ou seja, de forma qualitativa, essa análise tem a capacidade de determinar a qualidade de vida do profissional no ambiente de trabalho e de demonstrar como a sua função pode interferir na sua saúde ou comprometê-la.
Já a análise quantitativa realiza uma avaliação completa e relaciona a quantidade de riscos que os profissionais estão enfrentando no ambiente ocupacional.
Esse tipo de avaliação pode ser feita observando as ferramentas utilizadas pelos profissionais, analisando aquelas que possuem maior vibração, oscilação em frequências e intensidades, exposição a ruídos altos e contínuos, entre outros fatores que podem comprometer o desempenho do colaborador na sua atividade.
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