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O que não pode faltar no Inventário de Riscos do PGR

27 de março de 2024

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Estabelecido pela NR-01, o PGR é um conjunto de medidas que devem ser seguidas cautelosamente. O Inventário de Riscos é um documento importante e que deve conter elementos essenciais.

O Programa de Gerenciamento de Riscos é um conjunto de medidas e procedimentos implementados por empresas para identificar, avaliar e controlar os riscos relacionados à segurança e saúde ocupacional de seus trabalhadores. O PGR tem como objetivo principal prevenir acidentes, doenças ocupacionais e incidentes ambientais, garantindo um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos os colaboradores. Isso inclui a elaboração de inventários de riscos, planos de ação, treinamentos, uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), entre outras medidas para prevenir ou eliminar os perigos presentes nos locais de trabalho.

O PGR é uma obrigação constante da NR-01 para empresas que possuem colaboradores no regime CLT. E por isso, segui-lo é de extrema importância.

Entre os documentos, está o inventário de riscos. Mas afinal, o que não pode faltar nesse inventário?

Os elementos essenciais no Inventário de Riscos do PGR

O inventário de riscos do PGR é um documento que analisa e descreve detalhadamente todos os riscos potenciais identificados em um ambiente de trabalho específico. Este inventário é elaborado por meio de uma análise das atividades, processos e condições de trabalho presentes na empresa. Ele inclui informações sobre os tipos de riscos existentes, suas fontes, as possíveis consequências para a saúde e segurança dos trabalhadores, bem como as medidas de controle já implementadas.

No inventário de riscos do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), alguns elementos essenciais que não podem faltar são:

  • Identificação dos riscos: Lista detalhada de todos os riscos potenciais associados às atividades, processos e ambientes de trabalho da empresa.
  • Avaliação de riscos: Análise criteriosa de cada risco identificado, considerando sua probabilidade para ocorrer, qual o potencial de dano e impacto no ambiente e na saúde dos trabalhadores.
  • Controle de riscos: Descrição das medidas preventivas adotadas para prevenir ou eliminar os riscos identificados, incluindo procedimentos seguros, uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e outras medidas.

Inventário de Riscos X Plano de Ação no PGR

Muitos confundem os dois documentos: inventário de riscos e o plano de ação. No entanto, embora ambos estejam no PGR, eles são distintos, porém complementares. Entenda a diferença entre eles:

O Inventário de Riscos é um documento que lista e descreve todos os riscos que podem acontecer no ambiente de trabalho específico. Incluindo informações dos riscos presentes, qual a fonte, qual a consequência para saúde do colaborador, como isso afeta sua segurança e também propõe medidas que podem ser feitas para prevenir/evitar, além das medidas de controle que já existem.

Esse inventário é chamado de ‘ferramenta de diagnóstico’, pois fornece uma visão ampla dos perigos presentes.

Já o Plano de ação é um conjunto de medidas para implementar no controle de riscos que foram identificados anteriormente no inventário de riscos. Detalhando ações que devem ser tomadas, quem deve ser o responsável, os prazos para implementar e quais serão os recursos necessários.

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Ou seja, primeiro deve ser feito o inventário de riscos, para então, realizar o plano de ação, que é a hora de executar essas medidas. Deu para entender?

E a Gestão do PGR?

Falamos sobre o que não pode faltar no Inventário de Riscos e a diferença dele para o Plano de Ação. Mas e o que mais não pode faltar no Programa de Gerenciamento de Riscos? É importante falarmos sobre:

  • Procedimentos de emergência: Estabelecer os planos e protocolos de emergência para lidar com situações de risco no local de trabalho, incluindo procedimentos de evacuação, primeiros socorros e comunicação de emergência. Deve haver responsáveis para casos de emergência, além de treinamentos para os colaboradores saberem como agir nesse momento.
  • Monitoramento e revisão: Definição de processos para monitorar os riscos identificados, revisar periodicamente as medidas de controle e atualizar o inventário de riscos conforme necessário.
  • Envolvimento dos trabalhadores: É importante ter a participação ativa dos trabalhadores na identificação dos riscos, avaliação e controle, garantindo que todos estejam cientes dos perigos associados ao seu trabalho e das medidas de segurança necessárias. Além de saberem seu papel para evitar acidentes.
  • Capacitação e treinamento: Implementação de programas de capacitação e treinamento para garantir que os trabalhadores estejam adequadamente preparados para reconhecer, evitar e responder aos riscos no ambiente de trabalho.
  • Registro das informações: Todas as informações que são relacionadas ao PGR devem estar registradas e documentadas. Além de atualizadas constantemente.

Agora que você já sabe o que não pode faltar no seu Inventário de Riscos e na Gestão do PGR, é hora de colocar em prática!

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