Estabelecido pela NR-01, o PGR é um conjunto de medidas que devem ser seguidas cautelosamente. O Inventário de Riscos é um documento importante e que deve conter elementos essenciais.
O Programa de Gerenciamento de Riscos é um conjunto de medidas e procedimentos implementados por empresas para identificar, avaliar e controlar os riscos relacionados à segurança e saúde ocupacional de seus trabalhadores. O PGR tem como objetivo principal prevenir acidentes, doenças ocupacionais e incidentes ambientais, garantindo um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos os colaboradores. Isso inclui a elaboração de inventários de riscos, planos de ação, treinamentos, uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), entre outras medidas para prevenir ou eliminar os perigos presentes nos locais de trabalho.
O PGR é uma obrigação constante da NR-01 para empresas que possuem colaboradores no regime CLT. E por isso, segui-lo é de extrema importância.
Entre os documentos, está o inventário de riscos. Mas afinal, o que não pode faltar nesse inventário?
Os elementos essenciais no Inventário de Riscos do PGR
O inventário de riscos do PGR é um documento que analisa e descreve detalhadamente todos os riscos potenciais identificados em um ambiente de trabalho específico. Este inventário é elaborado por meio de uma análise das atividades, processos e condições de trabalho presentes na empresa. Ele inclui informações sobre os tipos de riscos existentes, suas fontes, as possíveis consequências para a saúde e segurança dos trabalhadores, bem como as medidas de controle já implementadas.
No inventário de riscos do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), alguns elementos essenciais que não podem faltar são:
- Identificação dos riscos: Lista detalhada de todos os riscos potenciais associados às atividades, processos e ambientes de trabalho da empresa.
- Avaliação de riscos: Análise criteriosa de cada risco identificado, considerando sua probabilidade para ocorrer, qual o potencial de dano e impacto no ambiente e na saúde dos trabalhadores.
- Controle de riscos: Descrição das medidas preventivas adotadas para prevenir ou eliminar os riscos identificados, incluindo procedimentos seguros, uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e outras medidas.
Inventário de Riscos X Plano de Ação no PGR
Muitos confundem os dois documentos: inventário de riscos e o plano de ação. No entanto, embora ambos estejam no PGR, eles são distintos, porém complementares. Entenda a diferença entre eles:
O Inventário de Riscos é um documento que lista e descreve todos os riscos que podem acontecer no ambiente de trabalho específico. Incluindo informações dos riscos presentes, qual a fonte, qual a consequência para saúde do colaborador, como isso afeta sua segurança e também propõe medidas que podem ser feitas para prevenir/evitar, além das medidas de controle que já existem.
Esse inventário é chamado de ‘ferramenta de diagnóstico’, pois fornece uma visão ampla dos perigos presentes.
Já o Plano de ação é um conjunto de medidas para implementar no controle de riscos que foram identificados anteriormente no inventário de riscos. Detalhando ações que devem ser tomadas, quem deve ser o responsável, os prazos para implementar e quais serão os recursos necessários.
>> Plano de Ação 5W2H no PGR: como elaborar?
Ou seja, primeiro deve ser feito o inventário de riscos, para então, realizar o plano de ação, que é a hora de executar essas medidas. Deu para entender?
E a Gestão do PGR?
Falamos sobre o que não pode faltar no Inventário de Riscos e a diferença dele para o Plano de Ação. Mas e o que mais não pode faltar no Programa de Gerenciamento de Riscos? É importante falarmos sobre:
- Procedimentos de emergência: Estabelecer os planos e protocolos de emergência para lidar com situações de risco no local de trabalho, incluindo procedimentos de evacuação, primeiros socorros e comunicação de emergência. Deve haver responsáveis para casos de emergência, além de treinamentos para os colaboradores saberem como agir nesse momento.
- Monitoramento e revisão: Definição de processos para monitorar os riscos identificados, revisar periodicamente as medidas de controle e atualizar o inventário de riscos conforme necessário.
- Envolvimento dos trabalhadores: É importante ter a participação ativa dos trabalhadores na identificação dos riscos, avaliação e controle, garantindo que todos estejam cientes dos perigos associados ao seu trabalho e das medidas de segurança necessárias. Além de saberem seu papel para evitar acidentes.
- Capacitação e treinamento: Implementação de programas de capacitação e treinamento para garantir que os trabalhadores estejam adequadamente preparados para reconhecer, evitar e responder aos riscos no ambiente de trabalho.
- Registro das informações: Todas as informações que são relacionadas ao PGR devem estar registradas e documentadas. Além de atualizadas constantemente.
Agora que você já sabe o que não pode faltar no seu Inventário de Riscos e na Gestão do PGR, é hora de colocar em prática!
Tenha um software para ajudar em suas soluções para Gestão do PGR e GRO
Quer soluções eficazes para a gestão de GRO e PGR? Escolha o SOC, Software líder de Gestão Ocupacional. Isso porque o SOC será um grande aliado.
Com o SOC, é possível garantir mais segurança para a empresa, evitando acidentes no ambiente de trabalho, e consequentemente, afastamentos.
O SOC possui mais de 300 funcionalidades para gestão completa de saúde e segurança do trabalho. Veja algumas funcionalidades exclusivas do SOC:
- SOC Digital: o SOC é um sistema 100% sem papel, e a cada 1 hora, 5 árvores são salvas todos os dias. Com o SOC, é possível utilizar biometria, assinatura digital e ainda ter o SOCGED, para armazenar todos os seus arquivos em um só lugar.
- Aplicativo MEUSOC: o aplicativo MEUSOC é exclusivo para clientes SOC liberarem a seus funcionários. O aplicativo ajuda a otimizar a operação entre empresa e funcionário com funcionalidades exclusivas que permitem dar autonomia para seus funcionários realizarem processos e consultarem documentos.
- Rede SOCNET: o SOC possui uma rede credenciada SOCNET, a primeira e mais completa rede do mercado, onde é possível encontrar prestadores e ser encontrado em todo o território brasileiro.
- SOCRH: tenha um sistema integrado ao SOC que conecta as informações relacionadas à SST entre prestador e RH.
Uma das funcionalidades do sistema é estar de acordo com a NR 1, ajudando a sua empresa a gerenciar riscos da melhor maneira possível.
GRO e PGR
Se você quer modernizar o seu sistema de gerenciamento que engloba o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais – GRO e o Programa de Gerenciamento de Riscos, a fim de garantir um melhor ambiente para desempenho das atividades dos colaboradores da empresa, conte com o SOC – a melhor solução de software de Gestão Ocupacional, que apresenta os melhores resultados para suas necessidades.
Quer saber mais? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas.
Acompanhe o SOC nas redes sociais: Facebook | Instagram | YouTube | LinkedIn | Twitter