Você está com problemas para manter a performance em suas atividades como prestador de serviços de SST? Tem tentado fazer de tudo, mas nada consegue alavancar seus resultados? Está passando por atrasos constantemente com os clientes?
Já pensou que isso pode ser um problema de desorganização? Muitas vezes, é justamente isso que traz uma série de complicações para suas atividades, levando, até mesmo, à perda de documentos. Por isso, é importante compreender como isso pode impactar severamente sua carreira.
Neste artigo, mostraremos quais são os benefícios de manter a organização no ambiente de trabalho e, ao final, ofereceremos algumas dicas valiosas para isso. Vamos juntos? Boa leitura e aproveite para tirar suas dúvidas.
Aumento do desempenho
Prestadores de serviços de Saúde e Segurança do Trabalho, muitas vezes, lidam com diversos clientes para potencializar seus resultados. Contudo, encontram dificuldades em escalonar seu crescimento porque o desempenho não consegue acompanhar o aumento da demanda.
Muitas vezes, essa questão vem, justamente, de uma desorganização em suas rotinas de trabalho, que consome tempo que poderia ser dedicado para outros clientes. Por isso, ter uma operação cotidiana mais organizada permite alavancar sua produtividade.
Melhor gestão de tempo
Outro ponto ligado à organização diz respeito à gestão de tempo. Se você sente que está refém de suas atividades no dia a dia e não conseguir dispor de um período, até mesmo, para cuidar de si, isso pode ser relacionado com uma má organização do ambiente de trabalho.
Por exemplo, se você tem dificuldade de encontrar documentos que precisa no dia a dia, para preenchimento de obrigações no eSocial, isso demandará mais tempo da sua rotina para cumprir tarefas. Se cada vez que precisar de algo, realizar uma pausa, poderá perder tempo demais.
Uma forma de minimizar isso é, por exemplo, separar no início da sua jornada de trabalho os itens que precisará ao longo do dia, deixando-os de forma mais acessível em seu dia a dia. Isso evita que você precise desconcentrar para encontrá-los posteriormente.
Além disso, você terá a dimensão de quais são as demandas internas do trabalho e poderá minimizar eventuais atrasos. Pode-se, até mesmo, incluir nos prazos diários um momento para atrasos e, assim, não ter complicações em caso de problemas.
Minimiza problemas de saúde física e emocional
Rotinas atribuladas devido a problemas de organização tendem a causar uma série de complicações para a sua própria saúde. Sabia disso?
Se você tem uma organização ruim das suas atividades, tende a precisar trabalhar mais que deveria para poder dar conta de todas as demandas necessárias na empresa. Com isso, o padrão é que você fique exposto por mais tempo a riscos de doenças ocupacionais. Nada bom, não é mesmo?
Mas não é apenas o corpo que pode sofrer. Você pode ter sérias complicações, também, para a sua saúde mental. Afinal, se a desorganização leva à perda de produtividade e uma pior gestão de tempo, a tendência é que você precise trabalhar mais tempo para conseguir dar conta das demandas.
Com isso, você pode vir a desenvolver:
- fadiga;
- cansaço crônico;
- síndrome de burnout;
- crises de ansiedade;
- crises de pânico;
- depressão.
Todos esses problemas são sérios e demandam uma intervenção urgente para serem solucionados. Portanto, é fundamental que você evite isso aplicando uma boa organização no seu trabalho.
Previne imprevistos e perdas de documentos importantes
Quem trabalha com Saúde e Segurança do Trabalho sabe que, rotineiramente, deve trabalhar com prazos que podem ser bastante apertados. O envio das obrigações legais tem datas para isso e atrasos podem gerar complicações para os clientes.
Entre essas complicações estão multas graves, que podem provocar sérios danos para o patrimônio deles. Consequentemente, prejudica a imagem da sua prestação de serviço, de forma a perder novas oportunidades.
Além disso, é normal que o profissional trabalhe com muitos documentos no dia a dia: laudos de pacientes, envio de documentação para o eSocial, entre diversas outras questões. Se você for desorganizado, poderá, até mesmo, perder essa documentação importante.
Imagina precisar chegar para o seu cliente e solicitar que um exame admissional seja refeito, pois você perdeu o laudo produzido para esse caso? A percepção passada para ele será de descompromisso. Você não quer causar essa impressão, não é mesmo? Por isso, evite esse tipo de situação.
Como manter uma boa organização no ambiente de trabalho? Muitas pessoas têm profunda dificuldade nisso. Por isso, selecionamos algumas dicas importantes. Veja a seguir:
- crie uma estrutura de organização. Por exemplo, hierarquize as suas pastas de trabalho segundo o uso no dia a dia, deixando aquelas que são mais utilizadas à vista;
- crie um sistema de nomeação e indexação de arquivos que permita encontrar os documentos mais importantes rapidamente;
- faça uma lista de tarefas. Aqui, novamente, a hierarquização será muito útil para sua organização. Separe as suas tarefas por “urgente e importante”, “urgente e não-importante”, “importante e não-urgente” e “não-importante e não-urgente”.
Outro ponto fundamental para destacar é que você utilize as tecnologias a seu favor. Muitas ferramentas são úteis para organização no dia a dia, entre elas:
- Trello;
- Google Agenda;
- Todoist, entre outras.
Contudo, cuidado. Muitas vezes, utilizar ferramentas demais pode trazer mais consequências para desorganização do que, de fato, auxiliar. Nesses casos, centralizar toda sua organização em ferramentas especializadas pode ser uma alternativa interessante para minimizar riscos.
Por exemplo, prestadores de serviços de Saúde e Segurança do Trabalho podem utilizar ferramentas específicas (como o SOC) que permitem gerenciar sua agenda, obrigações legais a serem cumpridas, acompanhar os documentos, isso tudo em um único lugar. Menos chances de se perder, não é mesmo?
A organização no ambiente de trabalho é fundamental para manter-se funcional e garantir melhores resultados em suas atividades. Por isso, acompanhar as dicas que trouxemos aqui é uma boa opção para garantir práticas mais eficientes.
Afinal, sabemos que, por muitas vezes, atuar de forma autônoma gera desafios e, por isso, é importante que você consiga minimizar eventuais prejuízos.
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