Além da padronização de documentos, a personalização do software permite criar ferramentas sob medida para atender a rotina de cada cliente
Caso de sucesso em vários players do mercado de Saúde e Segurança no Trabalho (SST), a Personalização de Recursos do SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional vai além da padronização de documentos. Seu universo de possibilidades permite que o usuário crie fichas para atender com qualidade as demandas internas, processos legais e rotinas operacionais. A ferramenta também flexibiliza a criação de formulários, desde uma avaliação fisiológica nutricional, até a customização de exames para estabelecer critérios de avaliação e conteúdo, por exemplo. A solução atende no âmbito ocupacional e assistencial, seja para clientes com Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) próprio ou prestadores de serviços.
Diante das facilidades oferecidas pela Personalização SOC, o Prontuário Médico Ocupacional pode ser customizado para diferentes finalidades. “A ficha de exame admissional pode conter histórico patológico e familiar. No exame periódico, a história patológica pregressa estará disponível para consulta, mas o grupo de perguntas poderá mudar, algo que é válido também no exame de retorno ao trabalho, mudança de função e demissional. Os prestadores de serviços podem criar flexibilidades de atendimento para cada tipo de cliente, enquanto o SESMT pode criar fichas e fazer encaminhamentos internos mais precisos”, explica Cléber Hernandez, Líder de Projetos SOC
A personalização do software ainda auxilia em programas de saúde ocupacional e assistencial, como odontologia, psicologia, nutrição, assistência social, quesitos de segurança, enfermagem, engenharia de segurança, criação de planos de check-up, entre outros. “Durante uma Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), por exemplo, é possível criar uma ficha de investigação, contendo rotinas de prevenção e ações corretivas. Registros de incidentes, atas de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), desvios de conduta pela não utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) também podem ter suas fichas personalizadas por empresa gerenciada na base SOC. Basta registrar o fato e as fichas estarão prontas para gerenciar uma rotina. O SOC tem tudo isso pronto em sua plataforma tecnológica”, diz o Líder de Projetos.
No módulo de atividades do SOC, é possível incluir e gerenciar um plano de ação e personalizar uma necessidade. Análise Ergonômica do Trabalho (AET), treinamento de brigada e capacitação da CIPA são alguns exemplos. No cadastro dinâmico, o sistema permite o desenvolvimento de módulos adicionais para controles específicos da empresa, por exemplo, criar um formulário de primeiros socorros (check-list), deixando de ser um documento em papel para ser uma rotina 100% online. “Podemos fazer a gestão de medicamentos e equipamentos ambulatoriais, criando ícones e atalhos que facilite o usuário e que separe os itens de segurança e saúde que foram criados. Também conseguimos criar a Permissão de Entrada de Trabalho (PET), com informações sobre as capacitações dos terceirizados. Enfim, a personalização atende demandas específicas e variadas de cada cliente”, conclui Hernandez.
5 respostas