O Plano de Ação deve estar presente no PGR e uma das formas de elaborá-lo, é com o método 5W2H.
O 5W2H faz parte da elaboração de um plano de ação. Por meio dele, é possível visualizar todos os elementos que são necessários para elaborar o seu plano, seja ele estratégico, operacional ou tático.
Essa ferramenta consegue simplificar quaisquer planos de ações, seja qual for a sua complexidade. É um método fácil de ser aplicado, e empresas que o aplicam tem mais chances de ter sucesso no desenvolvimento do plano como um todo.
NR-1 e a obrigatoriedade do Plano de Ação no PGR
É previsto na NR-1 que o Plano de Ação deve estar presente no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).
Veja a citação na norma:
“1.5.7.1 O PGR deve conter, no mínimo, os seguintes documentos:
- inventário de riscos; e
- plano de ação.”
Com isso, serão definidas as medidas que serão tomadas em relação ao GRO. Ao classificar os riscos, a empresa irá determinar qual resposta dará à cada nível do risco.
Esse plano deve mostrar em detalhes como será feito o controle de riscos presentes no inventário de riscos, por meio de um cronograma, sendo um sistema dinâmico.
Sobre o Plano de Ação, a NR-1 (Portaria SEPRT nº 6.730) estabelece:
“1.5.5.2.1 A organização deve elaborar plano de ação, indicando as medidas de prevenção a serem introduzidas, aprimoradas ou mantidas, conforme o subitem 1.5.4.4.5.
1.5.5.2.2 Para as medidas de prevenção deve ser definido o cronograma, formas de acompanhamento e aferição de resultados.”
“1.5.4.4.2 Para cada risco deve ser indicado o nível de risco ocupacional, determinado pela combinação da severidade das possíveis lesões ou agravos à saúde com a probabilidade ou chance de sua ocorrência.”
“1.4.4.5 Após a avaliação, os riscos ocupacionais devem ser classificados, observado o subitem 1.5.4.4.2, para fins de identificar a necessidade de adoção de medidas de prevenção e elaboração do plano de ação.”
Ciclo PDCA
O formato de desenvolvimento do Plano de Ação se encaixa no ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act). Essa é uma forma de planejar e cumprir ações passo a passo. O PDCA é um como um ciclo, onde a cada repetição é possível analisar outros resultados, sendo um bom fator para identificar falhas e tomar decisões.
Com essa metodologia, é possível aplicar a ferramenta 5W2H.
Ferramenta 5W2H
Basicamente, essa ferramenta consiste em responder 7 perguntas a fim de ter um direcionamento. Muitas empresas da área de SST adotaram o método 5W2H, por ajudar em fatores cruciais na gestão.
- O que? (What)
- Por que? (Why)
- Quem? (Who)
- Onde? (Where)
- Quando (When)
- Como? (How)
- Quanto? (How much)
Esse método tem como um de seus benefícios principais a simplicidade. Seja qual for o porte da empresa ou profissional responsável, é possível adotar essa ferramenta e ter direcionamentos corretos para estratégias.
Além disso, ao utilizar o método 5W2H, todos os profissionais que estão envolvidos, sabem quais suas tarefas para gerar resultados. Evitando atrasos de entregas e retrabalhos.
Utilizar o 5W2H é uma excelente alternativa para empresas que precisam colocar em ação suas ideias e projetos, mas não possuem o direcionamento correto e não sabem por onde começar. Com isso, todo o ‘caminho’ que precisará ser percorrido ficará mais claro.
Como elaborar o plano de ação no PGR
- What – O que?
Defina a ação que será feita. O que será feito? Coloque-as por prioridade, de acordo com o risco. O nível de risco intolerável deve estar sempre em primeiro lugar.
- Why – Por que?
A justificativa. Qual o motivo desse planejamento?
- Where – Onde?
Onde será ação? A ação deve ser estabelecida para a empresa toda, porém, é necessário que seja planejada por setor, GHE ou função.
- Who – Quem?
Quem é o responsável? O responsável pelo plano pode ser o engenheiro, o SESMT, o assessor de segurança do trabalho e por aí vai. É a pessoa que irá implantar a ação.
- How? – Como?
Como essa ação será feita? Qual será a orientação dada? É necessário escrever todo o passo para que o custo seja justificado.
- How Much? – Quanto vai custar?
O custo da implantação. O plano de ação possui um custo, pois a partir dele, são necessárias ações na empresa. É importante ter o detalhamento de todos os custos.
- When? – Quando?
Quando será a implantação? O cronograma precisa ser controlado, com isso, é necessário ter todas as datas de início e prazo total.
Após responder as 7 perguntas, basta acompanhar o status e rever as ações. Ao ser finalizada, verificar se teve sucesso com uma nova avaliação de riscos.
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