A gestão de afastamento, realizada com o apoio de um software eficaz em gerar indicadores, permite o controle do absenteísmo em decorrência de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho
Para muitas empresas, os altos índices de absenteísmo por acidentes de trabalho representam, além da redução da produtividade, altos custos quando é necessário afastar o trabalhador, uma vez que os afastamentos por acidente ou doença ocupacional culminam no FAP – Fator Acidentário de Prevenção. Mais do que simplesmente controlar atestados médicos, a gestão do afastamento feita de forma eficaz pelas empresas é capaz de amenizar os impactos de medidas previdenciárias como o FAP.
Por que fazer gestão de afastamento?
A gestão de afastamento, realizada com o apoio de um software eficaz em gerar indicadores, permite o controle do absenteísmo em decorrência de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. A partir disso, é possível também criar e implementar novos mecanismos e políticas de correção de SST para reduzir a causa dos afastamentos, melhorando, assim, a qualidade de vida dos trabalhadores, ao passo em que custos para as empresas.
Por que adotar um software para a gestão de afastamento (FAP)
Um software especializado em saúde ocupacional e segurança do trabalho automatiza todas as tarefas pertinentes à gestão de SST, possibilitando a criação e geração de relatórios de indicadores que permitem uma visão ampla sobre as políticas de SST da empresa. O SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional é um software 100% online, que conta com uma ferramenta chamada Módulo de Gestão de Afastamento.
Este módulo atua de forma integrada ao software de workflow Maestro BPM, dedicado a gerir fluxos de processos, como o processo de afastamento do trabalhador em caso de doença ocupacional ou acidente de trabalho. O Módulo de Gestão FAP do SOC permite criar e aplicar questionários médicos, gera evidências, administra documentos, controla a entrega de atestados médicos, acompanha todo o processo de afastamento até a alta médica.
O Módulo de Gestão de Fator Acidentário de Prevenção desenvolvido pelo SOC conta com uma ferramenta essencial para a gestão de afastamento: o Fapímetro, que abrange todos os dados relacionados ao FAP cadastrados no software e elabora uma projeção do índice de FAP da empresa para o ano seguinte. Dessa forma, é possível aprimorar as políticas de SST para amenizar o número de acidentes de trabalho.
Quer saber mais sobre o Módulo de Gestão de FAP do SOC? Solicite uma demonstração e obtenha mais informações com os consultores da Equipe SOC.