Documento contabilizou e divulgou estatísticas sobre SST, como Acidentes de Trabalho, Doenças Ocupacionais e óbitos no ambiente de trabalho
O Anuário Estatístico da Previdência Social (AEPS) de 2014 foi publicado pelo Governo Federal no primeiro semestre deste ano e contém 50 capítulos com diversas informações previdenciárias. Entre elas estão o perfil dos contribuintes, benefícios cedidos, acordos internacionais, informações de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) e demais assuntos relacionados à Previdência. O documento é elaborado há mais de 20 anos e foi idealizado para mostrar a transparência, credibilidade e importância do órgão para o país.
Em relação às informações de SST, segundo o documento, o número de Acidentes de Trabalho ficou na casa dos 704.136, representando uma queda de cerca de 3% em relação aos dados de 2013, que indicou 725.664 ocorrências. Outro dado importante se refere às mortes de trabalhadores durante a jornada de trabalho, apresentou queda de 2% em relação ao ano anterior (2013). Segundo um artigo da Revista Proteção, fatores como o aumento dos trabalhadores no setor terciário da economia (comércios e serviços) e o crescimento do processo de terceirização podem ter contribuído para esse cenário.
Em contrapartida, o número de Acidentes de Trajeto cresceu 41% nos últimos anos, especialmente devido ao uso de motocicletas como meio de transporte e ao aumento da distância entre o local de trabalho e a casa do trabalhador. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), acada 20 acidentes de trabalho registrados no período entre 2007 e 2013, três acontecem justamente no percurso entre a empresa e a residência do funcionário.
Vale lembrar que algumas dessas estatísticas, como Acidentes de Trabalho e Acidentes de Trajeto, incidem diretamente no Fator Acidentário de Prevenção (FAP), que impactam diretamente a Folha de Pagamento das empresas. Por isso, é essencial investir e promover uma Política de Saúde e Segurança do Trabalho focada no bem estar e na Qualidade de Vida do Trabalhador (QVT). Segundo um estudo, o impacto desses programas são positivos especialmente a longo prazo, já que as melhorias nas condições de trabalho promovem a saúde, segurança e a identificação dos colaboradores com a empresa, contribuindo para o aumento da produtividade, para a diminuição das estatísticas de SST e desonerando a Folha de Pagamento.
Por isso, contar com um software capaz de gerenciar essas informações pode amenizar os impactos desses custos. Preparado, o SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional já possui todas as funcionalidades para completa Gestão de SST da sua empresa! Gestão de FAP, de Afastamento, Fapímetro e Personalização SOC são algumas das ferramentas mais indicadas para melhorar a Política de Saúde e Segurança das empresas. Afinal, essas funcionalidades foram desenvolvidas para gerar evidências, contribuir para o controle, investigação e aperfeiçoamento da sua empresa ou do seu cliente.
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