A produtividade no trabalho é algo muito cobrado em qualquer local e qualquer área. Que tal algumas dicas sobre se tornar alguém mais produtivo?
Muitas pessoas procuram a solução para se tornarem mais produtivos no trabalho e, por enquanto, ainda não existe uma fórmula mágica para se ter resultados instantâneos.
No entanto, listamos aqui algumas dicas para você mudar os seus hábitos e melhorar a produtividade no seu dia a dia.
O que é a produtividade no trabalho?
Primeiro, precisamos saber o que é ser produtivo antes de querermos ser produtivos.
Dessa forma, ser produtivo não é apenas sobre a quantidade de coisas que você realiza e, sim, que haja qualidade na quantidade de coisas a serem feitas. É produzir muito, com qualidade, no menor tempo possível.
Ou seja, não adianta querer produzir no menor tempo possível, em grande escala e não alcançar qualidade.
Por isso, é importante que seja um trabalho de etapas. Primeiramente, atingir uma boa qualidade para, somente depois, aumentar a produtividade.
Importância da produtividade no trabalho
Ser produtivo é importante para o funcionário para que ele possa mostrar suas capacidades profissionais. Já para o crescimento da empresa, é importante para atrair mais clientes e lucratividade.
Por isso, vamos falar sobre algumas razões para a produtividade ser algo incentivado nos locais de trabalho.
• Redução de custos
Segundo o SEBRAE, a produtividade deve ser o foco de empresas que buscam diminuir custos. Porque, ao invés de demissões e novos contratos, deve-se incentivar os funcionários e, talvez, os realocar em relação as áreas que mostram mais produtividade. Obtendo, assim, mais lucros e reduzindo gastos com rescisão e contratações.
• Lucratividade
Empresas que conseguem produzir mais, em menos tempo e com qualidade ganham mais confiança dos clientes, além de atrair mais potenciais clientes por mostrar maior capacidade.
• Clientes satisfeitos
Assim como a confiança ganhada pela produtividade, também há a satisfação do cliente. Já que recebem o que é solicitado no prazo e com qualidade, aumentando a satisfação e, consequentemente, a fidelização deles.
• Diferencial
Na produtividade da empresa, é usado o melhor de cada funcionário para que tudo se encaixe e obtenha bons resultados. Essa ação faz com que a empresa tenha um diferencial competitivo em relação aos concorrentes. Como resultado, a empresa obtém novos potenciais clientes e funcionários, além de reter os que já são clientes e contratados.
Pense na organização antes da produtividade
Antes de ser produtivo, pense na sua organização dentro do trabalho e não só com a mesa bagunçada. Vamos falar de organização em primeiro lugar:
1. Organize o local de trabalho:
Vamos começar com sua mesa!É importante trabalhar em um local organizado, em que a sua mente esteja mais “livre” para produzir melhor, sem ficar pensando nos itens que estão “jogados” em sua mesa. Então, tudo que você não utiliza no dia a dia ou que não faz parte das suas tarefas, retire da sua visão ou reorganize a mesa de uma forma que não te distraia ou incomode.
2. A desorganização não está só em sua mesa:
Conversas a sua volta e que te distraiam também podem fazer com que você se perca. Claro que você deve ter o momento de distração, mas é importante saber separar as conversas de trabalho e as paralelas para que não atrapalhe a sua produtividade.
3. Saiba as prioridades:
Organize suas tarefas por prioridade, assim você saberá o que deve ser entregue primeiro e com mais urgência. Essa processo é importante até para que você não deixe tarefas atrasadas ou acumuladas. Assim você pode acabar até tendo tempos livres para tomar um café.
4. Organização do tempo:
Saiba quanto tempo cada tarefa requer sua atenção, assim você saberá quantas conseguirá realizar por dia. Além disso, tenha uma agenda organizada e um tempo para suas pausas. É necessário ter um tempo para relaxar em meio aos trabalhos a ser feitos, para que seu rendimento não caia.
5. Saiba a hora de parar:
Muitas vezes, acabamos fazendo horas extras por conta de trabalhos acumulados. No entanto, se você souber se organizar isso não será preciso e você poderá voltar para casa no horário, tendo tempo para seus hobbies. Por isso, organize sua agenda e procure não procrastinar durante o expediente.
Finalmente, para se tornar mais produtivo
Ser produtivo, como já dissemos acima, não é algo que ocorre da noite para o dia. É necessário vontade, paciência e a organização. E, principalmente, se afastar de todas as coisas que possam te distrair.
Apesar de parecer superdifícil se tornar uma pessoa produtiva, na verdade não é. É preciso apenas persistência e tentar mudar um pouco por dia. Veja algumas dicas que podem te ajudar no dia a dia.
Em primeiro lugar, elimine distrações:
As distrações fazem com que percamos muito tempo e faz com que o trabalho se acumule. Afetando nosso dia a dia e o desempenho de nossas tarefas e resultados. Com o tempo, perceberá como o corte de certas distrações faz com que seu trabalho esteja finalizado mais rápido.
Não adie seus afazeres:
Adiar só faz com que você acumule tarefas. E faz com que, no fim, você acabe perdendo mais tempo, que poderia ter sido bem utilizado. Com o tempo, verá como a sua produtividade melhora sabendo organizar bem seu tempo e afazeres.
Liste as tarefas:
Seja por prioridade ou dificuldade. Tente priorizar aquelas tarefas mais difíceis, eliminando um pouco de cada vez. Assim, a agenda se torna mais leve. Além disso, priorize aquilo que possui prazos mais curtos.
Uma coisa de cada vez:
É importante focar o máximo possível para cada tarefa a ser feita. Não tente ser multitarefas. Procure fazer cada trabalho com a maior atenção possível, tendo assim um melhor resultado em tudo que faz.
Saiba qual seu período mais produtivo:
Cada pessoa possui um horário em que produz mais. Algumas pessoas na parte da manhã, outra durante a tarde e há aquelas que são mais noturnas. Preste atenção em que momento do dia você costuma ter mais ânimo para realizar seus afazeres e procure fazer as mais difíceis neste período.
Priorize seu sono:
Tente dormir, pelo menos, 7 horas por noite. Dormindo 30 minutos mais cedo do que o normal, já lhe ajuda e você verá resultados com o passar do tempo. Além disso, tente acordar alguns minutos mais cedo também.
Metas e recompensas
Coloque metas diárias e que você saiba que conseguirá realizá-las mesmo se fugir das distrações. E, ao realizar, recompense a si mesmo de alguma forma ao fim do expediente, fazendo algo que gosta, por exemplo.
Seguindo as dicas citadas acima, você já verá grandes mudanças no seu dia a dia e na produtividade no trabalho.
Saiba mais em nosso blog:
» Normas Regulamentadoras revisadas e modernizadas.
» Exames ocupacionais obrigatórios: Saiba mais sobre eles.
» Acidentes ocupacionais: empresas devem redobrar os cuidados com os trabalhadores em ambientes de trabalho.