Trazer melhores estratégias de segurança do trabalho é fundamental, principalmente, para que você tenha resultados mais satisfatórios, com menos acidentes laborais, pagamentos de multas e afastamentos de colaboradores. Contudo, também é um verdadeiro desafio realizar uma gestão eficiente.
Além disso, temos outra variável aqui: cada vez mais as empresas trazem times terceirizados para atuar no dia a dia. Assim, é preciso considerar, também, como gerenciar essas pessoas que não são contratadas pelo seu negócio.
Saiba como é possível garantir mais segurança do trabalho para equipes terceirizadas e tire as suas dúvidas sobre o tema. Boa leitura!
Conscientize as equipes terceirizadas
O primeiro ponto é entender a importância de conscientizar as equipes terceirizadas que trabalham na empresa. Uma forma de fazer isso é realizar rodas de conversas periodicamente, trazendo instruções de condutas seguras e tirando eventuais dúvidas que possam surgir durante esses momentos. Isso é importante, inclusive, para tornar o diálogo aberto entre os colaboradores terceirizados e o seu negócio.
Além disso, é importante realizar outras ações de conscientização, tais como:
- minicursos e treinamentos na chegada das equipes terceirizadas;
- palestras;
- incentivar esses times a participarem da SIPAT.
Proporcione um ambiente saudável
Outro ponto importante é estabelecer um ambiente saudável de trabalho. Isso implica não só questões físicas, mas também de saúde mental. Estão entre as principais medidas a serem adotadas:
- cuide da ergonomia de trabalho;
- ofereça EPIs de qualidade;
- ofereça conforto e infraestrutura adequada de trabalho;
- não foque apenas o que é obrigatório pelas NRs. Vá além e ofereça mais infraestrutura e possibilidades para melhorar ainda mais o conforto, a satisfação e o bem-estar;
- cuide do clima organizacional da empresa, trazendo maior conforto e liberdade para que os profissionais expressem descontentamentos;
- tome cuidado com pressões excessivas;
- tenha atenção a sinais de problemas que podem refletir questões de saúde mental (isolamento, perda de produtividade, maior agressividade, entre outros).
Estabeleça um processo de auditorias periódicas
As equipes terceirizadas precisam passar, também, pelo processo de auditorias periódicas para que seja possível analisar se, de fato, elas estão seguindo as medidas trazidas pela empresa para cuidados com saúde e segurança do trabalho.
Com isso, em caso de problemas, você pode estabelecer algumas medidas, tais como:
- conversar com os profissionais para que eles mudem as condutas deles;
- realizar advertências em caso de reincidência ou maior gravidade;
- entrar em contato com a empresa fornecedora para que sejam tomadas as medidas cabíveis;
- caso ainda assim não resolva, pode ser necessário rever o contrato com a fornecedora.
Tenha um software de gestão para auxiliar você
Além de tudo que mostramos, ter um software de gestão pode ser interessante, justamente, para obter um maior controle não só sobre os colaboradores internos, mas também sobre os terceirizados. Assim você consegue:
- avaliar a produtividade;
- garantir maior eficiência;
- avaliar indicadores;
- verificar riscos de acidentes;
- acompanhar o Fator Acidentário de Prevenção (FAP);
- acompanhar métricas, entre outros.
Por isso, o SOC pode ser um parceiro importante para auxiliar você a garantir a segurança do trabalho para equipes terceirizadas. Podemos ajudar a ter maior fluidez, tranquilidade e uma gestão mais eficiente no dia a dia.
Assim, se você quer otimizar o seu trabalho e evitar acidentes, conheça o SOC! Entre em contato conosco e tire as suas dúvidas.