A SIPAT (Semana Interna de Proteção de Acidentes no Trabalho) é uma das obrigações previstas para a CIPA (presente na NR 5) e é fundamental para auxiliar nos procedimentos de segurança das atividades cotidianas dos colaboradores.
Diante dessa importância, é fundamental realizar um planejamento impecável, a fim de evitar problemas e garantir uma melhor experiência para os colaboradores. Afinal, os resultados de um planejamento de SIPAT de sucesso reverberam em menores índices de acidentes no dia a dia.
Confira a seguir 7 dicas importantes para organizar o evento e tire suas dúvidas.
1. Defina data e local
Um dos primeiros pontos para começar a preparar a SIPAT é definir data e local para que o evento ocorra. Ele exige planejamento e, por isso, é importante ter esses dois pontos pré-definidos de partida.
Considere se a SIPAT será feita dentro da jornada de trabalho dos colaboradores, bem como no ambiente interno ou externo (ou, ainda, online). Pese os prós e contras de cada uma das situações.
2. Crie um cronograma
A partir da data final, é importante criar um cronograma com as etapas intermediárias, que podem incluir:
- reuniões da CIPA para abordar a realização da SIPAT;
- prazo para busca de patrocinadores e parceiros;
- datas para definir os especialistas que abordarão os temas;
- prazos para produção dos materiais e definição dos recursos financeiros que serão utilizados.
3. Defina o tema
Esse é um dos pontos mais importantes, pois norteará as definições de especialistas e materiais: quais são os pontos mais cruciais relacionados com Saúde e Segurança do Trabalho que devem ser explorados?
É importante escolher aqueles que sejam relevantes para o cotidiano dos colaboradores, ao mesmo tempo em que possam gerar maior engajamento com o evento. Afinal, o objetivo é realizar uma conscientização ativa e que possa contribuir para as atividades do seu negócio.
4. Escolha a equipe responsável
Escolha uma equipe que será responsável pela organização da SIPAT. Assim, cada um terá suas tarefas e ninguém ficará sobrecarregado. Além disso, evita-se esquecimento de questões importantes. Contudo, é importante lembrar que a equipe não é a única responsável. Todos os membros da CIPA devem cooperar com a elaboração do evento.
5. Faça reuniões periódicas
É muito comum que a CIPA comece o planejamento da SIPAT para um período mais distante (seis meses de antecedência, por exemplo) e deixe o planejamento esquecido ao longo do período. Assim, o último mês é extremamente corrido e estressante para todos os envolvidos.
Dessa forma, reuniões periódicas ao longo do período permitem resolver questões pendentes e minimizar falhas dessa natureza. Com isso, as chances de sucesso aumentam.
6. Traga especialistas nos assuntos
Para potencializar o engajamento e trazer informações que saiam do lugar comum, uma boa estratégia é trazer especialistas externos para falar sobre os assuntos que serão tratados no evento. Essa visão externa pode ser interessante para acrescentar pontos que ainda não são abordados na empresa e motivar mudanças importantes para a segurança de todos.
7. Faça uma boa divulgação interna
Uma boa divulgação é fundamental para uma SIPAT que tenha os resultados esperados. Afinal, como os colaboradores podem participar ativamente se não estiverem conscientes do que está acontecendo?
É importante contar com diversos mecanismos de divulgação, tais como:
- faixas;
- murais;
- envio de e-mails;
- mensagens na intranet;
- comunicação nas redes sociais, entre outros.
Os comunicados devem conter:
- data e horário do evento;
- local em que a SIPAT será realizada;
- atividades que serão realizadas;
- o que é SIPAT (muitos novatos podem não saber o que significa).
Esse evento é uma das ações preventivas e educativas mais importantes para os negócios. O planejamento da SIPAT auxilia, também, a contornar possíveis imprevistos, caso eles aconteçam. Assim, pode-se priorizar ações preventivas e minimizar prejuízos tanto financeiros quanto para a integridade dos seus colaboradores.
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