Gerar e controlar os dados de SST dos colaboradores e ambientes é fundamental para uma gestão eficiente. Por isso, confira as dicas e a importância de contar com um sistema gestão SST.
Não é segredo para ninguém que a Segurança e Saúde do Trabalho (SST) é de extrema importância para as empresas, pois essas normas e procedimentos ajudam a evitar o desenvolvimento de doenças ocupacionais e a minimizar as chances de acidentes no ambiente de trabalho.
No entanto, a SST também pode ser considerada um item fundamental para determinar o sucesso de uma empresa.
Por que a SST é importante?
Um sistema de gestão SST precário pode gerar inúmeros prejuízos para uma empresa e também colocar em risco a vida dos colaboradores.
Por outro lado, investir em um sistema de gestão de Segurança e Saúde do Trabalho é algo que pode otimizar diversos processos, além de aumentar a motivação e a rentabilidade dos colaboradores.
Por isso, quando se trata de Segurança e Saúde do Trabalho, empresas bem-sucedidas investem bastante e contam com padrões elevados nesse quesito.
Quais os benefícios de um sistema SST?
As empresas podem obter resultados expressivos com o investimento em Segurança e Saúde do Trabalho.
Aumento da produtividade dos colaboradores
Fornecer condições de trabalho adequadas e garantir segurança aos colaboradores durante a realização das atividades são fatores que contribuem bastante para o aumento da produtividade de uma empresa.
Redução das despesas
Além dos ganhos com o aumento da produção, a SST também pode ajudar uma empresa a reduzir gastos com medicamentos, multas e indenizações devido a acidentes ocorridos no trabalho.
Valorização da marca
Cuidar da saúde dos colaboradores ajuda a manter uma boa reputação perante os contratantes. Além disso, a empresa também é vista como mais produtiva e sustentável, atributos que agregam valor à marca.
Esse sistema pode gerar benefícios para qualquer empresa?
Embora um sistema de gestão de Segurança e Saúde do Trabalho seja aplicável em qualquer empresa, podem ocorrer variações nos indicadores comerciais conforme o tamanho de uma organização.
Nas grandes empresas
As organizações de sucesso têm total consciência de como sua imagem e reputação são fundamentais para obter êxito. Por isso, as grandes empresas têm investido cada vez mais em um sistema de gestão SST. Para essas organizações de nível elevado, a Segurança e Saúde do Trabalho pode promover vantagens, como:
• Aumento da confiança dos investidores;
• Melhora considerável na reputação da empresa e no valor da marca;
• Eficiência para responder as obrigações relacionadas à responsabilidade social da organização.
Em pequenas e médias empresas
Médias e pequenas empresas também podem usufruir dos benefícios de uma boa gestão de Segurança e Saúde do Trabalho. Para essas organizações, a SST pode, por exemplo, ajudar a:
• Evitar problemas nos processos de produção;
• Aumentar a motivação dos colaboradores;
• Atender as exigências de clientes em termos de SST, para ampliar e conseguir novos contratos.
Aplicar um sistema de gestão SST pode contribuir de maneira considerável, para que pequenas e médias empresas cresçam de forma significativa e garantam visibilidade em um mercado que está cada vez mais competitivo.
Gostou desse artigo? Quer saber mais?
Leia outros artigos do nosso blog e entre em contato conosco por e-mail.