Mais uma vez, o SOC superou a marca de vidas ativas gerenciadas no sistema e teve números extremamente altos devido aos envios de SST das empresas dos Grupos 2 e 3 ao eSOCial. Confira o desempenho do sistema abaixo.
Estamos vivendo uma revolução no mercado de Saúde e Segurança do Trabalho. O governo instituiu a melhoria contínua com o GRO/PGR, ampliou a fiscalização com o eSocial e garantiu direitos de privacidade e proteção de dados aos trabalhadores com a LGPD. Com isso, estamos elevando os serviços de SST a um novo padrão, exigindo muito empenho, renovação e excelência de todos nós.
Os primeiros meses de 2022 trouxeram muitos desafios para a área de Saúde e Segurança do Trabalho no Brasil. Em meio a todas essas mudanças, o SOC conquistou a marca de 12 milhões de vidas ativas gerenciadas e consolidou presença em todos os 26 estados e distrito federal. Isso foi possível graças à capacidade de integração, versatilidade, ao fornecimento de soluções inovadoras, o pioneirismo do software líder de mercado e muito trabalho.
Afinal, a Equipe SOC acompanhou todas as novidades e adaptou todas essas funcionalidades e processos em tempo hábil.
A nova conquista: 12 milhões de vidas ativas gerenciadas
Atualmente, o SOC atende 3.000 clientes diretos para aproximadamente 564.000 empresas gerenciadas e mais de 170 mil usuários ativos no sistema.
O sócio-diretor do SOC Alexandre Garrido Ehrenberger comemora este novo recorde: “Sentimos muito orgulho com essas 12 milhões de vidas ativas gerenciadas no SOC. Para nós, além de significar maior aprovação e credibilidade, faz com que tenhamos certeza de que estamos no caminho certo e fazendo a diferença na área de SST”.
Esse número representa quase 30% do total de 41 milhões de trabalhadores CLT no Brasil. Mais ainda, se considerarmos somente os trabalhadores de instituições privadas, que são em torno de 33 milhões, o SOC gerencia 36% do mercado (Fonte www.gov.br).
“O que toda a Equipe SOC está fazendo extrapola o âmbito da nossa empresa. Afinal, hoje, contribuímos com a saúde e a segurança de mais de 12 milhões de trabalhadores. Esse é o tamanho das nossas responsabilidades”, complementa Ehrenberger.
E muitos recordes!
Em janeiro de 2022, o SOC teve 90.969 usuários ativos diários e 170.757 de usuários que acessaram ao menos uma vez o sistema, considerando os dias úteis, foram 54.545 ASOs por dia, em média.
Além disso, o dia 15 de fevereiro de 2022 foi marcado com números extremamente altos em comparação a qualquer outro dia do respectivo mês devido ao prazo final para o envio dos dados de SST ao eSOCial para as empresas dos Grupos 2 e 3.
A média mensal de geração do Pedido de Processamento no SOC é de 5 mil por dia, mas somente no dia 15/02 foram criados 22.277 pedidos de processamento do PR234 (que cria eventos do eSOCial). Outro dado importante é que, no dia 15/02/2022, o SOC gerou 802.381 eventos do eSOCial em XML, sendo 90% desses o leiaute S-2240. Desse total de eventos criados, 98% eles foram concluídos e devidamente enviados.
E mais: hoje, já são mais de 3.0000 eventos de SST enviados mensalmente ao eSOCial.
A área de SST está ganhando notoriedade com o eSOCial e o GRO/PGR
Segundo o sócio-diretor do SOC, o Governo Federal está buscando elevar os níveis de serviços de SST por meio da fiscalização eletrônica e este procedimento implica em profundas transformações de processos e serviços. Ele vê isso como uma mudança muito positiva, pois a área de SST está ganhando notoriedade nas empresas brasileiras, fazendo com que se preocupem mais com a saúde e segurança do trabalhador.
“O Brasil tem uma dinâmica de transformação muito grande. A Saude e Segurança do Trabalho é essencialmente uma demanda de Governo Federal e nós estamos acompanhando esse movimento desde o início. Eles estão implantando uma inovação no mercado com foco na melhoria contínua – uma das premissas da Certificação ISO -, fazendo com que ela se torne um fator essencial para as práticas da área em questão”.
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Alexandre comenta ainda que tanto o eSOCial como o GRO/PGR causam transformações e provocam melhorias nos processos internos. Portanto, qualquer mudança desta magnitude requer análise, estudo, planejamento, trabalho, execução e tempo para aprimoramento.
“Nós fazemos parte do grupo de empresas que nunca se permitiu executar as mudanças após a efetiva entrada em produção do eSOCial SST. Ao longo dos anos de evolução do projeto, executamos todas as versões de leiautes dentro dos prazos, bem como disponibilizamos ambientes de homologação aos nossos clientes dentro da agenda oficial. Durante esse período, investimos em muito estudo interno, times, ferramentas, processos, infraestrutura, como a ampliação e a diversificação de canais de capacitação e de comunicação, ofertando vídeos, documentações e website dinâmico para auxiliar nossos clientes e demais envolvidos”.
Ele conta ainda que os parceiros de Softwares de folha/RH alertaram que, quando o eSOCial entrasse em produção, viria um “tsunami” de demandas, suporte e “bugs”. Com a previsão deste panorama, toda a equipe se preparou.
“Fortalecemos as equipes para ajudarem a suportar os ajustes nas nossas funcionalidades e ao processo de adaptação dos nossos clientes ao eSOCial. Sabíamos que o colapso oriundo deste exclusivo momento causaria uma queda na percepção de qualidade na prestação dos nossos serviços. Por isso, o crescimento do time também foi algo bastante expressivo. Hoje, contamos com mais de 240 colaboradores. Esse é um orgulho muito grande”.
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Clientes que são casos de sucesso
Alexandre celebra que a confiança dos clientes somada à inovação e à cultura de melhoria contínua fizeram com que as adversidades fossem superadas pelo SOC.
“Nós temos uma cultura de melhoria contínua com foco total no Cliente. Nossa missão é oferecer soluções tecnológicas e inovadoras para ajudá-los a atender às demandas de SST, seja de empresas com SESMT próprio ou de prestadores de serviços.
“Sem dúvida toda essa transformação causou uma grande demanda. Estamos vivendo um boom nesses últimos meses e todas as equipes trabalharam arduamente para apoiarmos nossos clientes cientes do nosso compromisso para com o mercado de SST, porém todo esse esforço está sendo reconhecido. Temos um excelente retorno do nosso trabalho. Conseguimos executar tudo aquilo que planejamos e temos uma carteira gigante de clientes que conseguiram entregar os leiautes ao eSOCial e estão conseguindo absorver tudo aquilo que foi demandado pelos clientes deles ou pelas equipes de compliance”.
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