Controle de acesso por grupos de IP facilita a restrição do acesso ao SOC em determinados períodos, ampliando o controle operacional dos gestores
O SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional desenvolveu mais um importante recurso operacional. Trata-se das novidades relacionadas à ferramenta Grupo IP. Todo computador conectado em rede local ou pela internet tem um registro próprio do IP (Protocolo de Internet). Com o número do IP é possível saber a identidade, localização e as operações realizadas por um determinado dispositivo que está conectado numa rede de comunicação de dados. Com a melhoria anunciada, o SOC vai permitir restrições de uso de sua plataforma, conforme determinados dias da semana, ampliando o controle de acesso e a produtividade operacional por parte dos líderes de equipe ou gestores de RH.
Além dos tradicionais logins e senhas, controle de acesso por grupos de IP é uma forma sobressalente de acessar o SOC com maior controle e segurança. Como o número do IP é individual de cada computador, será possível restringir o uso do sistema em determinadas estações de trabalho, respeitando turnos, escalas e cargas horárias. “Implantamos este recurso por meio da nossa política de melhoria contínua. Sua principal utilidade será para controle da produtividade operacional. O bloqueio é feito numa tela batizada de Grupo IP, localizada dentro do próprio menu do SOC. A quantidade de IPs que poderão ser bloqueados é ilimitada”, explica Karolyne Santos, analista do Centro de Recursos de Conhecimento do SOC (CRC).
Utilizando o Controle de Acesso por Grupos de IP
Para utilizar o Grupo IP é necessário que o usuário Super SOC defina os departamentos e os números dos IPs que serão bloqueados. Normalmente, ele deverá solicitar ajuda interna da equipe de TI para selecionar a localização dos IPs. “Juntos, eles vão configurar previamente os dias e horários que farão parte dos períodos bloqueados para uso do SOC dentro de um determinado setor da empresa. Criamos dois novos botões na ferramenta, onde é possível escolher os sete dias da semana (botão Todos), ou selecionar apenas a carga horária tradicional de cada corporação (botão Dias Úteis). Sua flexibilidade também permite outras escolhas, como a configuração de intervalos de almoço, por exemplo”.
A tela do Grupo IP foi concebida com um moderno design visual, seguindo a interface gráfica amigável do SOC. Ela opera de forma gratuita para quem já utiliza o software. “A solução é de fácil uso, simples configuração e sem custos extras para o cliente final. Sua utilização também não gera chamados técnicos. Em caso de dúvidas, a nossa equipe fará o atendimento inicial e indicará materiais informativos, contendo vídeos, manuais e documentações sobre a ferramenta. É importante ressaltar que o usuário SOC, que é devidamente cadastrado com login e senha dentro do sistema, poderá acessá-lo normalmente em outros locais que estão fora do Grupo de IP bloqueado”, conclui o analista do CRC.
Ativando o Grupo IP no SOC em quatro passos:
1) Acessar o SOC com a função Grupo IP liberada em seu perfil/acesso de usuário.
2) Identificar com a equipe de TI os IPs de cada computador a ser bloqueado.
3) Definir dias, horários e intervalos de acesso que serão bloqueados no Grupo IP.
4)Gravar todas as configurações feitas na ferramenta Grupo IP.