Melhoria de processos, valorização profissional e qualidade nos serviços são alguns dos benefícios proporcionados pela conceituada certificação
O selo MPS.BR, Melhoria de Processos do Software Brasileiro, é um dos certificados mais importantes para as empresas brasileiras desenvolvedoras de software. Ele é elaborado segundo as normas ISO/IEC 12207, ISO/IEC 15504 e compatível com o modelo CMMI, que são os processos focados nas pequenas e médias empresas e adequados à realidade brasileira. Essa conquista foi resultado do esforço coletivo da Equipe SOC, que estudou o assunto, entendeu a importância da recertificação e implantou em sua rotina diversas melhorias nos processos de desenvolvimento de software e de gerência de projetos. O SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional foi certificado pela primeira vez em 2009, quando integrou a MPS.BR às suas práticas internas e tornou possível a revalidação do nível G – Parcialmente Gerenciado do modelo de referência MR-MPS-SW.
A avaliação foi realizada pela IA ProMove Soluções em Sistemas e Software Ltda no primeiro semestre de 2014, por avaliadores externos e um representante da empresa mantenedora do SOC, a AGE Technology. Michell Sarno, representante da Equipe SOC nessa avaliação, destaca a importância da recertificação no nível G do modelo MPS-SW. “Foi mais um desafio vencido por toda a equipe. Tenho orgulho de fazer parte dessa conquista e ser um dos responsáveis por este projeto. Tudo isso mostra a nossa preocupação com a qualidade do software”, explica.
Os líderes de projetos da Equipe SOC e os demais colaboradores envolvidos nesses projetos interagiram com os consultores e avaliadores externos. O estudo das documentações e conhecimento dos processos que envolvem o desenvolvimento do software foi uma tarefa cumprida por todos. Aliar a documentação detalhada exigida pelo certificado e a metodologia AGILE/SCRUM, que funciona em um ciclo PDCA (plan, do, check, act) foi o maior desafio para a equipe. Enquanto a primeira exige uma documentação mais detalhada, a segunda é mais rápida e funciona em um ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act).
No aspecto gerencial, Alexandre Ehrenberger, diretor do SOC, aponta os diferenciais que essa certificação trouxe ao negócio. “Manter o modelo é uma estratégia eficiente para evoluirmos em qualidade e longevidade no mercado. Internamente, a nossa equipe reconhece a importância do selo e valoriza a metodologia de trabalho nas melhores práticas. Os valores são reconhecidos também pelo mercado, que em alguns momentos exige essa certificação”, conclui.