No Brasil e em várias partes do mundo, a data comemorativa é usada para celebrar todas as conquistas dos trabalhadores ao longo da história
O Dia do Trabalho teve sua origem no século 19, nos Estados Unidos, e foi consolidado no Brasil em 1924, durante o mandato do presidente Artur Bernardes. Ele assinou o decreto que instituiu o Dia 1º de Maio como feriado nacional em homenagem aos trabalhadores. A partir da década de 30, durante a Era Getúlio Vargas, as principais medidas em prol dos direitos da classe operária passaram a ser anunciadas nesta data. Em 1º de maio de 1940, Vargas instituiu o salário mínimo para suprir as necessidades básicas e familiares de um trabalhador. Na mesma data, mas em 1941, foi criada a Justiça do Trabalho, tendo como principal objetivo a solução de questões envolvendo as relações do trabalho.
Daí por diante, outras reivindicações foram alcançadas e ampliaram os benefícios aos trabalhadores brasileiros, sendo acompanhadas pela promulgação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT ). Carteira de trabalho assinada, FGTS, férias remuneradas, 13º salário, licença maternidade e conquistas previdenciárias são alguns destes exemplos. “Celebramos a data em reconhecimento às conquistas históricas, mas sempre atentos para os desafios do futuro, onde as condições de trabalho precisam de aperfeiçoamento contínuo. A busca por melhores relações de trabalho, direitos e até a felicidade das pessoas não parou. É uma batalha contínua e nós nos empenhamos para que todos os dias sejam o Dia do Trabalhador”, ressalta Alexandre Ehrenberger, diretor executivo do SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional.
História – Foi em 1º de maio de 1886, em Chicago (EUA), que o Dia do Trabalhador teve sua maior simbologia, quando operários foram às ruas reivindicar melhores condições ocupacionais. A redução da jornada de trabalho era o principal pedido dos manifestantes. O movimento gerou conflitos entre policiais e trabalhadores, onde dezenas de pessoas foram mortas e feridas. O incidente provocou uma onda de protestos e pedidos de justiça em várias partes do mundo. Na intenção de homenagear os mortos nos conflitos, a “Segunda Internacional Socialista”, movimento ocorrido em Paris (FRA), em junho de 1889, criou o “Dia Mundial do Trabalho”. A data passou a ser emblemática no 1º de maio de cada ano.
No Brasil, antes mesmo de ter virado lei em 1924, a primeira celebração que se tem registro ocorreu na cidade de Santos/SP, em meados de 1895. Foi uma iniciativa do Centro Socialista, entidade fundada em 1889 por militantes políticos que atuavam no município. No calendário católico, a data é celebrada em memória a São José Operário, justamente por se tratar do santo padroeiro dos trabalhadores.