A oferta de navegadores na web e a diversidade de recursos em operação exigem melhoria continua na plataforma do Software Integrado de Gestão Ocupacional
Quem nunca acessou a Internet por meio de navegadores distintos? Antigamente, as opções eram restritas a poucos fabricantes, acompanhadas das exigências de licença ou compra do software. Hoje, a cultura de utilização de múltiplos navegadores é normal na rede mundial de computadores, facilitando o uso dos internautas. São diversas opções disponíveis, a maioria publicada gratuitamente para download e livre utilização. Enquanto produto 100% web, o SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional desenvolve soluções contínuas para atender seus usuários diante das versatilidades deste atual cenário.
Hoje, os navegadores Internet Explorer (IE), Google Chrome e Mozilla Firefox estão entre os mais utilizados pelos usuários do SOC, conforme explica Carlos Dantas dos Santos, gerente de desenvolvimento do software. “Há 10 anos, quando o SOC foi criado, a situação do mercado de browsers era totalmente diferente da atual. Era quase impossível conseguir fazer um sistema funcionar corretamente em mais de um único browser, por isso optamos, na época, pelo IE. Mas hoje, o mercado é outro e precisamos acompanhar tais mudanças”.
Desenvolvimento para operar em diversos navegadores
Segundo o gerente, pesquisas realizadas pelo setor de qualidade do SOC apontam um equilíbrio na utilização do software por estes navegadores. Além disso, já foi divulgado aqui no blog que o SOC opera em browsers utilizados em tablets, como no Safari Mobile, utilizado em dispositivos móveis da Apple, como o iPad e o iPhone. “Independentemente do padrão formal que temos para o IE, procuramos adequar nosso serviço a outros navegadores. Os dispositivos móveis também nos permitem testar o funcionamento do SOC de qualquer lugar nas 24 horas do dia”.
Esta diversidade de navegadores mudou a forma de desenvolvimento adotada pela AGE Technology, empresa mantenedora do SOC. Foi adotada a preocupação de fazer o SOC operar em “multi-browsers”. Logo, tanto a equipe de desenvolvimento quanto a de qualidade executa testes utilizando os principais navegadores do mercado. “A mudança favoreceu os usuários e o desempenho do produto. Nossa equipe adotou o compromisso da navegabilidade total com muito profissionalismo. Isso foi positivo demais”.
A conscientização começou quando a empresa percebeu um aumento significativo na utilização de outros browsers, como o Firefox e o Chrome. O SOC sempre foi homologado para Internet Explorer e, por isso, nem todas as suas funcionalidades apresentavam boa performance nos demais browsers. “Cada navegador tem regras próprias para tratar as informações. Temos que analisar cada caso e executar muitos testes para que tudo funcione corretamente nas demais plataformas”.
O especialista diz que o mais importante de tudo é que as áreas de desenvolvimento, suporte e qualidade estão integradas em prol da navegabilidade do software. “Essa preocupação está em todos os departamentos. Isso é bacana, pois reforça o comprometimento com o produto e fornece qualidade de acesso aos usuários. O cliente ganha com isso, tendo mais opções para utilizar o SOC, e nós também ganhamos, deixando nosso software cada vez mais completo”, finaliza ele.