Melhorias na Central de Ajuda do SOC e o aperfeiçoamento de manuais de instruções estão entre as novidades que auxiliam usuários e gestores de RH
O termo Relatório de Absenteísmo parece incomum para a maioria das pessoas, mas é muito importante para os gestores de RH. Trata-se de uma ferramenta que as empresas utilizam para calcular a taxa de produtividade, como faltas, atestados de saúde e licenças médicas num determinado período. O documento ajuda a calcular o desempenho ocupacional dentro daquilo que foi projetado para o negócio. A quantidade de horas ou dias trabalhados num mesmo mês são exemplos de informações que podem ser extraídas para mapear detalhadamente as ausências. O relatório ainda contém planilhas de dados indicando os afastamentos conforme a classificação que foi cadastrada pelo gestor.
Aperfeiçoando esta tecnologia em prol de seus usuários, o SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional implantou melhorias e esclareceu regras que causavam dúvidas ao interpretar os dados emitidos pelo relatório. “Um dos pontos mais importantes deste tema dentro do software é o gráfico de PTP (Percentual de Tempo Perdido). Ele fornece informações em conformidade com as fórmulas previstas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, calculando os índices de uma empresa e agrupando-os por unidade ou setor. É por isso que este recurso facilita o trabalho do setor de RH, além de sua utilização ser livre para todos os usuários de outras áreas”, explica Diane Tavares, coordenadora de suporte do SOC.
O gráfico PTP exibe informações estratégicas não acumuladas mês-a-mês dentro de um período semestral, por exemplo. Dias programados, dias perdidos e o total de funcionários são as principais regras que deverão ser cadastradas corretamente para a extração do relatório e suas classificações. Considerar apenas os 15 primeiros dias de afastamento do colaborador é uma informação fundamental para a integridade do Relatório de Absenteísmo, separando os custos do empregador dos custos de responsabilidade do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). No painel do software, a opção “considerar apenas os dias pagos” é primordial para extrair documento de forma confiável.
Para facilitar a consulta, o gráfico está disponível dentro do Relatório de Indicadores do SOC, pois gerava dúvidas interpretativas nos índices extraídos. “Licenças médicas não preenchidas ou em aberto eram algumas causas das distorções. Melhoramos a Central de Ajuda do SOC com regras claras no manual do Relatório de Absenteísmo. Ele explica como parametrizar os 15 primeiros dias de afastamento do funcionário, por exemplo. Traduzimos códigos, cálculos e testes para uma linguagem amigável, pois a causa das dúvidas era apenas uma regra para classificar corretamente. Agora, conseguimos filtrar dúvidas sem demandar suporte técnico, oferecendo gráficos e relatórios reais aos clientes”, conclui Diane.