A ação foi possível graças ao Programa Municipal de Incentivo Fiscal de Apoio ao Esporte (Promifae), seguindo a Política de Responsabilidade Social da empresa
O SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional proporciona as melhores soluções tecnológicas, administrativas e operacionais para a satisfação de seus usuários. Agora, com as novas ações da Política de Responsabilidade Social da empresa, integrar o ser humano à sociedade, cultura, esporte e lazer também passa a ser uma diretriz da companhia. O principal caso de sucesso do SOC nesta área acaba de ser realizado, beneficiando a Cruzada das Senhoras Católicas, entidade com mais de 80 anos de serviços sociais prestados à comunidade carente na cidade de Santos/SP, com sede no bairro da Vila Nova.
Ao patrocinar o projeto Girando Esporte, por meio do Promifae, o SOC viabiliza que crianças e adolescentes de baixa renda frequentem a escolinha de futsal e basquete da entidade. O programa da Prefeitura Municipal de Santos tem por finalidade captar e canalizar recursos públicos provenientes de pessoas jurídicas ou físicas através do abatimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), limitados a 20% do imposto devido, segundo Lei Complementar nº 615/2007. As entidades beneficiadas precisam se cadastrar e os seus projetos passam por avaliação de uma comissão competente, antes da aprovação ou repasse dos recursos.
“Com o apoio do SOC, podemos realizar esta brilhante ação em nossa entidade, garantindo o direito ao esporte e lazer, conforme prevê o Artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Além de oficinas de esporte, o projeto oferece vivências comunitárias, por meio de jogos, debates e passeios com foco no desenvolvimento da cidadania. Empresas com esta iniciativa representam um diferencial para nós, viabilizando recursos tão necessários às entidades filantrópicas. Programas como o Promifae mostram que o poder público, iniciativa privada e sociedade civil devem caminhar juntos, encurtando os caminhos para uma convivência social mais justa”, explica Iracema Aguiar Menezes, diretora da Cruzada.
O valor máximo do repasse do Promifae aos projetos aprovados é de R$ 50 mil, sendo que a entidade fica responsável por 20% de contra partida e o restante com o patrocinador habilitado. O deposito deve ser efetuado pela empresa, na conta da entidade beneficiada, até o mês de dezembro do ano em que o projeto foi solicitado para que possa ser resgatado no ano seguinte. Após o repasse, o apoiador envia o comprovante à Secretaria de Esportes, responsável em validar o projeto e comunicar sua conformidade à Secretaria de Finanças. Depois do trâmite, a emissão de um certificado pelos órgãos permite o abatimento dos impostos no exercício fiscal dos anos seguintes. Tudo fica registrado no sistema fiscal da PMS, tornando o processo simples e eficaz.
“Já apoiamos algumas ações voluntárias, mas agora focamos no atendimento prioritário para menores de sete a 16 anos de idade. Acreditamos em projetos como este, onde governo e sociedade estão juntos num mesmo objetivo. Além disso, conhecemos a seriedade do trabalho desenvolvido na Cruzada”, declara Alexandre Ehrenberger, diretor executivo da AGE Technology, empresa mantenedora do SOC. O Girando Esporte acontece de segunda à sexta-feira, das 10h30 às 16h30. São 25 vagas na manhã e mais 25 à tarde para ambas as modalidades, totalizando 50 matriculas para o basquete e outras 50 para o futsal. O curso é 100% gratuito, incluindo o fornecimento de lanche e uniforme para os alunos inscritos.
O público-alvo são crianças e adolescentes de baixa renda ou em risco social, moradores do entorno da entidade ou encaminhados por órgãos e entidades voltados a garantir direitos da criança e do adolescente.