Consultoria interna, focada estrategicamente em Recursos Humanos, e a reestruturação profissional de diversas áreas preparam o software para os desafios de 2013
No segundo semestre de 2011, o SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional passou por uma reestruturação pontual em sua “Gerência Comercial”. Neste período, á ideia foi de fazer uma transição transparente, sem pressa e capaz de proporcionar melhores índices de atendimento aos clientes e gerar novos negócios ao produto. A estratégia deu muito certo, pois o departamento iniciou o ano de 2012 com ideias, trabalho e desafios para o novo gerente comercial. O administrador de empresa Deivis Melo foi o responsável em liderar este processo e acaba de fechar 2012 com a superação de todas as metas.
Agora, a mesma metodologia foi implantada na “Gerência de Serviços”, onde a transição para um novo gerente é realizada há alguns meses. Acompanhado de perto por um consultor interno especializado em RH e pelos diretores da AGE Technology, empresa mantenedora do SOC, o processo visa democratizar todas as informações sobre o produto, treinar sobre suas particularidades e integrar o novo gerente à comunidade de colaboradores, parceiros, clientes e usuários do SOC. Depois de oitos anos na empresa, Juliana Viana deixa o cargo. Em seu lugar, assume o tecnólogo Marco Posva, o novo gerente de serviços do SOC.
“Durante anos de trabalho, tive a experiência de dividi-los em várias etapas. Passei pelo Suporte Técnico e pela Consultoria de Implantação. Com o crescimento do produto e a reestruturação da AGE Technology, tive a oportunidade de assumir a Gerência de Serviços por quase cinco anos. Isso fez a profissional que sou hoje, com visão sistêmica em suporte, implantação, gerência, clientes e equipe interna. Estamos engajados deste a seleção do novo gerente, fazendo um processo de sucessão e não apenas uma simples substituição. Passaremos o bastão a ele com muita qualidade”, esclarece com transparência Juliana.
Ela deixa claro sua gratidão pelas amizades, equipes de trabalho e direção da empresa, a qual credita o papel de eternos conselheiros e mentores do seu perfil profissional. “Ninguém faz nada sozinho, por isso sou muito grata aos diretores e colaboradores da AGE. Vou continuar com as consultorias do SOC no meu novo desafio, só não estaremos juntos no mesmo ambiente. Sai a Juliana, mas entra um novo amigo. Nossa conduta é similar, onde temos uma preocupação com as pessoas do time. Todos vão ganhar, pois a equipe é muito boa e tudo dará certo com a liderança do novo gerente”, prevê de forma positiva.
Perfil de novo gerente de serviços
O novo gerente de serviços chega ao SOC com a experiência de 15 anos de atuação no mercado de Software e Gestão Ocupacional. Também teve a oportunidade de trilhar carreira nas áreas de suporte, implantação e serviços, onde acumulou funções gerenciais em outras companhias. Diante de novos desafios que a carreira exigia, ele se especializou em gerenciamento de negócios, pessoas e projetos. Ainda desenvolveu a abertura de mercados internacionais pela América Latina e atuou como líder e auditor interno em certificação e qualidade ISO 9001, responsável pela implantação de fluxos e processos.
“Depois de anos de mercado, você acaba visualizando novos desafios. A empresa é diferenciada, pois preserva o capital humano, além dos profissionais em si. Realizei várias reuniões com o consultor interno de RH e com o Alexandre Ehrenberger, diretor executivo da AGE Technology. Falamos de tudo em incalculáveis horas de conversas, menos do profissional. A preocupação com o ser humano foi evidente em todos os bate-papos. Nestes momentos, eu quebrei a zona de conforto acumulada há anos e topei o novo desafio, pois senti as possibilidades mais positivas ao trabalhar com o SOC”, releva Posva.
Perspectivas sobre novo gerente de serviços
O novo gerente enfatiza que as possibilidades de trabalho são as melhores possíveis. Entre suas metodologias de atuação existe uma preocupação em não deixar o dia-a-dia parar. “Trago comigo alguns métodos que sempre deram certo e vamos implantar. Por outro lado, já estou aprendendo aqui coisas que não conhecia, mas são essenciais para a manutenção do produto e produtividade da equipe. São meses de trabalho e transição, onde buscamos um equilíbrio em todas as ações, visando o bem estar dos negócios, clientes, usuários e pessoas que estão conosco nesta missão”.
Ele afirma que o período de transição foi bom, o que possibilita viver em breve com a família em Santos/SP, onde está localizada a AGE Technology. “Fui bem acolhido, estou à vontade e os índices de qualidade de vida são positivos na cidade. Na gerência, devemos promover a capacitação das pessoas, pois o líder não resolve tudo sozinho e sua equipe deve ser tão capaz quanto ele. Quanto aos clientes, temos que ganhar a confiança de todos, pois o trabalho da Juliana foi muito bom. Agradeço a ela, à Gerência Comercial e à Diretoria pela confiança depositada em mim. Tenho o entusiasmo e a missão de retribuir”, finaliza.