Formada há um ano, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes conquista confiança interna e promove ações em prol do bem estar no ambiente de trabalho
“Não imaginamos riscos ocupacionais numa software house, mas eles existem. É por isso que merecem um trabalho de prevenção e conscientização”. As palavras são de Danilo Hernandes, vice-presidente da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional. Sua equipe acaba de completar o primeiro mandato, onde desenvolveu projetos em prol de aproximadamente 70 colaboradores da empresa. Placas de sinalização, mala de primeiros socorros, mapas de risco, piso antiderrapante, regularização de extintores, cursos em NR5 e a organização da 1ª SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho estão entre as principais realizações.
Ele conta que foi necessário mobilizar a todos internamente, pois a criação de uma CIPA trouxe nova cultura comportamental aos colaboradores e coisas aparentemente simples passaram a ser reportadas aos cipeiros. “Aos poucos, conseguimos mostrar o papel de cada um dentro da busca pela segurança ocupacional. Objetos cortantes, eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos, banheiros e ar-condicionado representam riscos físicos e biológicos. Criamos um processo dentro do Maestro BPM, nosso software para gestão empresarial, que permite requisitar acessórios e equipamentos adequados de trabalho. Isso ampliou a participação de todos com ideias e sugestões”, revela Hernandes.
No quesito ergonomia funcional, a CIPA conseguiu apontar os riscos com os ruídos no trabalho e o uso indiscriminado de fones de ouvido. Para entender as barreiras comportamentais, os cipeiros utilizaram uma pesquisa interna de clima, elaborada pelo Grupo de Melhoria Contínua do SOC. Também foi realizada uma campanha de vacinação contra a gripe (H1N1), obtendo mais de 90% de adesão dos colaboradores. Para fechar o mandato da gestão 2013-2014, a comissão realizou durante três dias a 1ª SIPAT da empresa. Com total aprovação interna, o evento trouxe palestras em DST/AIDS, Ergonomia e Ginástica Laboral, além de exames realizados no local, como apuração do IMC, Acuidade Visual, Aferição de Pressão e informações sobre nutrição e qualidade de vida.
Depois do sucesso da 1ª SIPAT, Hernandes prevê novas realizações por parte da CIPA eleita para a gestão 2014-2015. “Vamos realizar um laudo ergonômico, cuidando do bem-estar funcional dos colaboradores e apontando as melhores soluções em postura corporal, iluminação e climatização do ambiente de trabalho. Ainda queremos promover a vacinação contra a hepatite, palestras e ações em qualidade de vida, ginástica laboral e alimentação funcional. Com isso, vamos identificar as falhas, aprender as técnicas e fazer a prevenção com conhecimento próprio. Plantamos a semente, superamos os paradigmas e obtivemos a aceitação da empresa.”, conclui o cipeiro.
Veja as fotos do evento!
0 resposta