Após seis meses em funcionamento, modelo gerido de forma inovadora pelo Comitê de Melhoria SOC colhe bons resultados junto aos usuários do software
Com o lançamento do novo modelo de Sugestão de Melhorias, o SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional revolucionou o canal de comunicação com os seus clientes, fortalecendo as relações comerciais e proporcionando segurança aos clientes, que indicam melhorias e agregam recursos e funcionalidades ao software. Colocado em operação no segundo semestre de 2013, o novo modelo de Sugestão de Melhorias foi consolidado e contribui para o aperfeiçoamento constante do SOC. Gerido pelo Comitê de Melhoria SOC (CMS), o método trouxe diversos benefícios aos usuários e equipes internas do software, proporcionando renovação constante e contribuindo para a sua liderança no segmento.
Durante dez anos, o serviço de Sugestão de Melhorias do SOC funcionou por meio de uma comunidade colaborativa. “Antes, fazíamos um apanhado de todas as solicitações a cada três meses e, muitas vezes, nesse período o cliente ficava sem feedback. Com a nova estrutura, após o cadastro da sugestão, há uma triagem da Equipe de Suporte que, se for aprovada, vai para o CMS e então é definido se a sugestão será aceita. O cliente acompanha o status das etapas por uma tela específica do SOC. Isso só foi possível devido à formação do CMS, composto por membros de vários setores da empresa: Diretoria, Gerência de Serviços, Suporte e Desenvolvimento”, conta Carlos Dantas, Gerente de Desenvolvimento do SOC.
Entre os benefícios do novo modelo, está o workflow que avalia se a sugestão terá efeito prático, seguindo uma série de premissas, sendo que as sugestões aceitas e desenvolvidas são publicadas no Boletim Informativo do SOC. Antes, esse feedback poderia demorar meses para chegar aos clientes ou então nem acontecer. Atualmente, além dos usuários SOC, o que mais movimenta a Sugestão de Melhorias são a SOCNET e os Consultores de Implantação.
O novo modelo permitiu atender com qualidade as demandas dos Consultores de Implantação SOC, Normas Regulamentadoras e Resoluções Governamentais, importantes pelo aspecto legal. “Temos prioridade nisso, pois proporciona conformidade jurídica aos usuários. Recentemente, atualizamos uma norma NBR que dispõe sobre a iluminação no ambiente de trabalho, mostrando a importância da Sugestão de Melhoria para todos os usuários. Na SOCNET, por exemplo, já foi alterado o perfil de acesso, seleção de cidades, localidades atendidas, entre outras sugestões. Tudo isso ratifica a importância de utilizar este recurso do SOC”, enfatiza o gerente.
Desde que o novo formato do serviço de Sugestão de Melhoria entrou em funcionamento em julho de 2013, um total de 158 solicitações foram atendidas integralmente. Deste montante, 128 pedidos foram desenvolvidos e colocados em funcionamento no 2º semestre do ano passado. Já nos primeiros meses de 2014, a equipe SOC já contabiliza 30 implantações deste gênero. “Observamos que o percentual atendido mês a mês se mantém estável entre 15 e 20 solicitações, com exceção de outubro de 2013, quando realizamos um mutirão e implantamos quase 50 melhorias no SOC. Se o ritmo de solicitações se mantiver crescente, um novo recorde será registrado no final deste ano”, conclui Dantas.
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