Os Treinamentos de Segurança são parte essenciais para uma boa gestão de SST. Além de serem regulamentados, cumprem papéis importantes.
499.955. Esse número de alto valor se refere aos acidentes de trabalho ocorridos no ano de 2023, segundo o sistema eSocial do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), sendo os mais graves e fatais relacionados à queda de altura, soterramento, choque elétrico, fadiga devido ao excesso de jornada, riscos ergonômicos e psicossociais e a utilização indevida de remédios e drogas estimulantes para o aumento produtividade. Apesar disso, todos os riscos devem ser considerados para que um ambiente de trabalho se torne mais seguro, saudável e produtivo para os colaboradores.
Medidas essenciais para qualquer empresa
Primeiramente, todas as empresas devem implementar uma gestão eficaz de segurança e saúde por promover a cultura de prevenção, regularmente avaliar riscos e levar a sério a manutenção organizada do local de trabalho, além de capacitar dos trabalhadores com medidas preventivas, assegurando a conformidade com a legislação (NR-01). Uma forma de construir uma cultura de segurança é por meio de Treinamentos de Segurança frequentes.
Treinamentos de Segurança: são obrigatórios?
Os treinamentos de segurança do trabalho também chamados de treinamentos normativos ou treinamentos obrigatórios seguem as diretrizes de cada uma das Normas Regulamentadoras.
Existem 14 NR’s que exigem treinamentos em setores específicos. Mas 3 delas devem ser implementadas por todas as empresas, independentemente do segmento. São elas:
Treinamento de NR 1: Os colaboradores devem ser ensinados a respeito dos riscos laborais de sua função e do ambiente de trabalho. É necessária também a conscientização de todas as medidas tomadas pela empresa para evitar doenças e acidentes de trabalho.
Treinamento de NR 5: Deve ser criada uma Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA), uma obrigação legal para empresas privadas e órgãos públicos que tenham funcionários regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Essa comissão deve ser responsável por promover palestras que tenham como finalidade a prevenção de acidentes de trabalho.
Treinamento de NR 7: Os colaboradores devem ser capacitados em primeiros socorros que visa prevenir riscos ocupacionais independente do segmento de atuação da empresa. Essa norma também requisita a implementação do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional).
>> Outros treinamentos de segurança do trabalho obrigatórios
Os benefícios dos Treinamentos de Segurança
Os treinamentos de segurança desempenham um papel importante que traz diversos benefícios para as empresas. Conscientizam, capacitam e empoderam os colaboradores.
Além da prevenção de acidentes, que já é um benefício visível, há também a proteção da saúde e o cumprimento da legislação, visto que os treinamentos garantem com que todos estejam em conformidade com a lei.
Ainda, ao falar de treinamentos, é necessário falar sobre produtividade. Uma vez que o ambiente de trabalho está mais seguro e saudável, isso contribui para um clima organizacional positivo, o que aumenta a motivação e consequentemente a produtividade.
E os treinamentos também trazem uma pauta sobre responsabilidade social, onde a empresa demonstra a preocupação com a segurança dos colaboradores e isso consequentemente fortalece a imagem da empresa perante a sociedade.
E falando em benefícios, o último e não menos importante, é a redução e custos. Quanto mais colaboradores seguros, menos afastamentos, e menos gastos com indenizações e tratamentos médicos, o que gera economia para as empresas.
Segurança no ambiente de trabalho de forma otimizada
Proteger a integridade física e mental dos colaboradores é uma tarefa contínua, afinal, mais de 30 legislações ligadas à segurança do colaborador devem ser cumpridas. Utilizar o que a tecnologia está disposta a oferecer pode contribuir com que esse trabalho seja mais eficiente e otimizado.
>> Camargo Corrêa se adepta ao mundo digital utilizando o SOC
A gestão de segurança dos grandes negócios
Com o SOC, o sistema líder de Gestão Ocupacional, é possível identificar problemas e resolvê-los com otimização e automatização de processos e como resultado, o ganho de produtividade e tempo.
A utilização de um sistema de gestão ocupacional, traz economia nos gastos da empresa, visto que um único acidente pode acarretar diversos custos com afastamentos, seguros, custos hospitalares e outros. Outro ponto positivo é que um software para fazer os envios diretamente para o eSOCial evita que prazos sejam perdidos e multas sejam pagas por descumprimento.
>> P&G tem economia de mais de 15 Milhões em FAP com a Gestão do SOC
Conte com o software líder de mercado
Com 23 anos de inovação no mercado, a solução é 100% online e atende empresas Prestadores de Serviços e SESMT’s que desejam ter uma gestão completa de SST, otimizando custos e cumprindo todos os requisitos legais em Saúde e Segurança do Trabalho.
A AGE Technology, empresa que desenvolve o SOC, é a pioneira no segmento com a certificação ISO 27001 e aderente à Lei Geral de proteção de dados (LGPD) com a certificação ISO 27701.
Para ter uma melhor gestão de segurança de seus colaboradores da sua empresa, conte com o SOC – a melhor solução de software de Gestão Ocupacional, que apresenta os melhores resultados para todas as suas necessidades.
Compartilhe seus comentários e acompanhe nossas novidades em nossas redes sociais: Facebook| Instagram| Youtube| Twitter.