Sua empresa já implementou o DDS? Saiba que esse curto diálogo faz a diferença na vida dos colaboradores.
O Diálogo Diário de Segurança (DDS) é uma importante ferramenta para a Saúde e Segurança do Trabalho. Funciona como uma conversa entre os trabalhadores sobre medidas de prevenção de acidentes e doenças do trabalho, e os riscos que os encontram dia a dia.
São encontros diários e interativos, onde a cada dia, um tema deve ser colocado em pauta. Assim, os trabalhadores ficam conscientizados para que cada um exerça sua função da maneira mais segura. É importante que o profissional que tem a missão de fazer esse diálogo saiba conduzir, para que entre na cabeça de cada colaborador.
Como o DDS é feito?
Esses diálogos são promovidos pelo SESMT e CIPA, por um coordenador de equipe, supervisor ou mesmo funcionário designado que se sinta apto para compartilhar experiências e devem ser feitos todos os dias, antes do início da jornada do trabalho.
Deve ser um diálogo curto e direto ao ponto, entre 5 e 15 minutos, como um “lembrete” de segurança, onde os profissionais podem dar seu ponto de vista sobre determinado assunto. O ideal é realizar essa conversa em um local pré-determinado, perto de onde as atividades de risco são realizadas.
O DDS é obrigatório?
Não há nenhum tipo de legislação que torna obrigatória a prática do Diálogo Diário de Segurança (DDS) nas empresas. No entanto, essa prática gera bons resultados e ainda contribui para a diminuição do número de acidentes e doenças ocupacionais.
Além disso, as NR’s falam sobre instruir os colaboradores sobre os riscos no trabalho e uma forma de fazer isso é com o DDS.
Quais as vantagens de realizar o DDS?
- Redução do número de acidentes e doenças ocupacionais;
- Serve como um reforço de instruções sobre Saúde e Segurança de Trabalho;
- Estabelece um diálogo e interação entre os trabalhadores sobre cultura de segurança na empresa;
- É dinâmico, em poucos minutos é possível conscientizar os colaboradores;
- Passa confiança aos colaboradores;
- Faz com que os colabores fiquem mais produtivos.
Como introduzir o DDS na empresa?
Quer introduzir o DDS na sua empresa?
O primeiro passo é escolher um horário e local para que o diálogo aconteça diariamente.
A primeira conversa deve ser sobre a implementação do DDS, apresentando o que é e a importância do mesmo no trabalho.
Separe temas relevantes a serem discutidos, procure opiniões de todos os funcionários e os anote, para que todos os dias, um seja escolhido. Uma boa ideia é fazer um calendário e ir seguindo sucessivamente.
Não deixe de documentar tudo que foi abordado, desde a hora, o local, o número de participantes, quais os assuntos e informações foram abordados, deixe tudo bem organizado.
Temas para o DDS:
Os temas para DDS devem ser escolhidos com muita cautela, é importante que sejam temas relevantes e interessantes para os colaboradores que irão participar. Por isso, estude o ambiente em que os trabalhos são realizados, veja o que eles precisam escutar e discutir e assim, comece a anotar as sugestões de temas:
– Uso de EPI’s;
– Primeiros Socorros;
– Prevenção de doenças ocupacionais;
– Transporte de substâncias perigosas;
– Limpeza industrial;
– Mapa de risco;
– Sustentabilidade na área de trabalho;
– Foco na organização;
– Cuidados com eletricidade;
– Assuntos motivacionais;
– Cuidados com trabalho em altura;
– Tudo sobre Normas Regulamentadoras (NR’s);
– Como agir em casos de emergência;
– Ginástica laboral;
Qualquer assunto pode se tornar um tema para DDS, por isso, o responsável por esse diálogo, deve ficar atento às situações do trabalho, desde a alimentação dos colaboradores até as tarefas perigosas que exercem. Todas as tratativas são bem-vindas. Além disso, os colaboradores podem sugerir assuntos que acham relevante trazer à tona. São conversas curtas de meia hora por dia, mas que, a longo prazo, fará a diferença na vida de todos.
Dica extra: organização nos temas
É possível, também, organizar os temas por ‘módulo’. Como:
Trabalho em equipe:
– Comunicação no ambiente de trabalho;
– Brincadeiras no horário de trabalho;
– Produtividade e metas.
Datas importantes:
– Setembro amarelo;
– Outubro rosa;
– Novembro azul.
Segurança no trabalho:
– Exposição a substâncias perigosas;
– Insalubridade e periculosidade;
– Incêndios.
Cuidado pessoal:
– Saúde mental;
– Higiene e asseio pessoal;
– Hábitos saudáveis.
Esses são alguns exemplos. É importante ver o que melhor se encaixa com a sua equipe. Na separação por módulos, todos os dias, pode haver uma rotação entre esses temas, e assim, o assunto irá mudando diariamente.
Redução de FAP com o DDS
Um dos pontos que o DDS impacta positivamente é no FAP. Visto que trabalhadores mais focados e motivados, diminuem o número de acidentes e doenças ocupacionais, e consequentemente, a redução do FAP.
Para gerir isso, contar com um software é um bom caminho e por isso, o SOC está pronto para te ajudar com esses números.
Com o SOC, é possível trazer uma gestão otimizada para o seu negócio, gerando melhores resultados no que refere-se a SST.
Traga reais mudanças para sua empresa. Solicite sua proposta e conte com a Gestão do SOC.
Acompanhe o SOC nas redes sociais: Facebook | Instagram | YouTube | LinkedIn | Twitter.
Leia mais em nosso blog:
>> Conheça 6 passos de como fazer um DDS
>> O que é Diálogo Diário de Segurança e sua importância para as empresas