As varizes podem se desenvolver de acordo com o estilo de vida do profissional, que deve sempre buscar uma alimentação equilibrada e praticar exercícios como métodos preventivos
As doenças que mais afastam os trabalhadores brasileiros
Dando continuidade à série de posts que falam sobre as 10 doenças responsáveis pelo maior número de afastamentos dos trabalhadores brasileiros, o SOC Blog chega à sexta produção, que fala sobre as varizes. Respaldado por dados do Ministério da Previdência Social, o portal IG listou as 10 doenças que mais afastam no Brasil, em um período de 15 dias, sem levar em conta se a origem pode ou não ser ocupacional. As doenças que mais afastam são as dores nas costas, seguidas dos joelhos, hérnias inguinais, transtornos de humor e miomas uterinos, respectivamente.
Segundo o portal Terra, as varizes são diagnosticadas quando as veias perdem a força, ficam saltadas e tortas. Podem causar dor, inchaço e, em casos mais graves, feridas expostas. As varizes ocorrem devido ao enfraquecimento das paredes dos vasos ou pelo mau funcionamento das válvulas venosas, represando o sangue. A doença se desenvolve nos membros inferiores devido à importância das panturrilhas, consideradas o “coração das pernas”. Elas impedem que o sangue se concentre na região, já que as veias não possuem pulsação e, portanto, não têm força para retornar ao coração.
As varizes atingem 70% das pessoas com até 70 anos e as mulheres são mais afetadas devido aos hormônios. Eles enfraquecem as paredes dos vasos sanguíneos, principalmente quando elas passam por grandes alterações hormonais, como durante a gravidez ou com o uso de anticoncepcionais. O Terra ainda explica que a doença também pode ser um problema congênito, derivado da obesidade ou por hábitos posturais incorretos, como ficar muito tempo parado na mesma posição em pé ou sentado. Isso prejudica a circulação do sangue nos membros inferiores. Existem vários níveis de varizes, indo desde vasinhos arroxeados até manchas e feridas abertas na pele.
De acordo com o portal, existem algumas alternativas de tratamento. Uma delas é quando o médico injeta algumas substâncias nos vasos, que causam a inflamação da veia, absorvida posteriormente pelo corpo do paciente. Outra opção é o uso de um laser que esquenta o vaso até que ele queime, eliminando a circulação de sangue na veia atingida. A radiofrequência é outra técnica que queima as veias por dentro da pele, destruindo o vaso comprometido. Contra as varizes maiores, um método eficaz é a intervenção cirúrgica.
Ainda segundo informações do Terra, a melhor maneira de se prevenir é estabelecendo uma vida saudável. Ou seja, fazer exercícios físicos e aeróbicos com regularidade, alimentação saudável e balanceada, manter o corpo hidratado e evitar o sobrepeso. O funcionamento do intestino também é crucial, já que evita que a pessoa faça muita força, pressionando as veias nas pernas. Duas dicas de movimentos para quem trabalha sentado é se levantar a cada duas horas ou fazer exercícios sentado, levantando e abaixando os pés, como se faz em pedais de um carro. Assim, é possível promover a circulação do sangue na região.