A celebração da data também faz referência ao “Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho”, homenageando as vítimas de acidentes de trabalho do mundo
O dia 28 de abril tem duplo significado para governos, entidades de classe, sindicatos e demais instituições que de alguma forma representam os direitos dos trabalhadores pelo mundo. A data celebra o Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho e o Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. No Brasil, a Lei nº 11.121 de 25 de maio de 2005, reconhece a importância desta data para homenagear as pessoas que morreram durante o exercício da profissão. Além de reconhecer a importância do dia, a Organização Mundial do Trabalho (OIT) aproveita para fomentar formas de redução dos acidentes ocupacionais juntos aos governos, empresas e trabalhadores.
História
A simbólica data faz lembrança às pessoas que doam suas vidas e força de trabalho em todas as partes do mundo. A ideia teve início no Canadá, por meio de lideranças sindicais, após a tragédia que matou dezenas de operários em uma mina localizada no estado da Virgínia (EUA), em 1969. Depois desta ocorrência, a ação espalhou-se por todos os continentes, diante da ajuda de sindicatos, federações e confederações de trabalhadores organizados. Foi por isso que a sociedade organizada estabeleceu a comemoração não apenas como um momento de luto, mas também como uma data para prover incentivos aos que buscam paz, igualdade, qualidade de vida e saúde no ambiente ocupacional.