A Vitta Residencial é uma incorporadora e construtora que possui mais de 12 anos no mercado imobiliário do interior de São Paulo e Minas Gerais. É uma referência no ramo e possuem mais de 27 mil unidades lançadas distribuídas em 19 cidades, realizando sonhos de milhares de pessoas.
Em 2019, a empresa conheceu o SOC ao precisar fazer os envios do eSocial. E então, começaram a pesquisar, até que em 2020, foi feita a implantação do sistema.
Implantação do Sistema SOC na Vitta Residencial
“Até dezembro de 2019, nós viemos de um cenário diferente. Era planilha, muita coisa manual. Até porque, o SESMT em si já foi manual por muitos anos. Quando veio o eSocial, tivemos esse insight de vir com a automatização, e aí foi quando começou a conversa ‘vamos ter que fazer os envios’ e então, fizemos um ‘namoro’ com o SOC em 2019, até fechar o ‘casamento’ em janeiro de 2020”, relembra Jaqueline Dias, gestora responsável por monitorar e enviar os eventos de SST para o ambiente do eSocial.
Logo após a implantação do SOC, entrou a pandemia, e com isso, um novo desafio para todas as empresas do mundo todo.
“Na sequência, entrou a pandemia. Nós fizemos a aquisição naquele período, foi a melhor decisão. Lembro que comentei ‘ainda bem que temos o SOC’.”
A pandemia na Vitta Residencial e como o SOC conseguiu ajudar nos processos
Com o SOC, foi possível fazer até a eleição da CIPA de forma eletrônica na empresa no ano de 2020. “Eu lembro que até o ano de 2019, somente o nosso piso tinha cerca de 400 pessoas, imagina pegar o voto de cada pessoa manualmente.”
Ter um sistema que funciona de forma totalmente online faz com que a empresa não fique desamparada em casos de emergência, como passamos no ano de 2020 com o lockdown devido ao vírus Covid-19.
Ganhos com um software de gestão
Jaqueline relembra, que fazer a implantação do SOC foi um desafio para a equipe, mas obteve muito mais ganhos com isso. “A gente não tinha um software, e a gente acabou ganhando um software de gestão. Então, hoje, a gente colhe biometria em ficha de EPI, em ordem de serviço. Os ASOS são todos assinados com biometria. Os exames que fazem nas clínicas, hoje nós conseguimos enxergar os resultados.”
“As clínicas que ainda não estão interagindo com o processo de automatização, estão dispostas a aprender. A gente tem ensinado algumas clínicas, aquelas que não tem SOC, nós trabalhamos na base.”
Credenciado SOCNET
Um dos recursos que a Vitta mais está aproveitando, é o SOCNET – a maior rede colaborativa de Serviços Ocupacionais do Brasil, sendo a melhor forma de encontrar parceiros e ser encontrado pelos clientes SOC de todo Brasil.
“A questão do SOCNET foi muito legal, porque eles trabalham na nossa base, mas com o acesso deles lá, com a limitação que nós damos. Então, isso foi um avanço muito grande.”
Uma infinidade de benefícios para SESMT
Jaqueline conta que, não só o envio do eSocial se tornou um sucesso, mas muitos outros recursos foram bem aproveitados. “Processos de contratação de funcionário que antes demorava 15,20 dias, hoje, são quatro dias. Então, assim, para nós, foi um ganho até de tempo. Não só dentro da nossa área, mas com área que também estão correlacionadas com a nossa, como por exemplo, RH, DP, a engenharia, etc. Porque além de tudo , tinha que liberar também a pessoa para obra. Não tinha só o escritório.”
E com todos os benefícios, o SOC fornece transparência dos dados. “O SOC trouxe uma segurança muito grande de guarda de documentos, de transparência de documentos”, finaliza Jaqueline.
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