Mobilidade e agilidade são as grandes vantagens da Computação em Nuvem, principalmente para empresas que buscam utilizar a tecnologia para otimizar o tempo e melhorar a sua performance
A Computação em Nuvem, termo traduzido do inglês Cloud Computing, é a metodologia de trabalho utilizada pelas empresas mais modernas. Com ela é possível salvar dados e aplicações (arquivos, imagens…) em servidores externos, evitando a sobrecarga das máquinas dos usuários. Essas informações podem ser acessadas com qualquer dispositivo que tenha acesso à internet (computadores, tablets, notebooks, smartphones…) e atualizadas ou sincronizadas a qualquer momento, proporcionando mobilidade e flexibilidade. Ou seja, os programas estão disponíveis na internet, sem precisar copiar as alterações realizadas nos arquivos de um dispositivo para outro. Alguns exemplos são bem conhecidos, como a AWS, iCloud, Google Drive e Onedrive.
Ao contratar um serviço em nuvem, há a terceirização da infraestrutura responsável pelo armazenamento das informações, que não ficam necessariamente registradas nos discos rígidos da máquina do usuário, poupando espaço e diminuindo investimento em computadores potentes e infraestrutura. Afinal, a preocupação com o funcionamento pleno dessa estrutura torna-se responsabilidade daquele que provém a nuvem. A Computação em Nuvem permite que, com apenas alguns cliques, os seus usuários adquiram melhorias conforme surgem as demandas, aumentando a própria nuvem e garantindo uma performance melhor. Outro ponto importante desse modelo tecnológico é a diminuição dos custos em licenças e mão de obra.
Segurança na Computação em Nuvem
Para garantir a integridade dos dados dos clientes, as empresas fornecedoras de serviços em Computação em Nuvem desenvolveram uma série de procedimentos de segurança. Um deles é transformar as informações em códigos, para dificultar a leitura das pessoas não-autorizadas a descobrirem do que se tratam aqueles arquivos. Também é possível estabelecer um controle limitando ou liberando o acesso ao banco de dados. Outra medida de segurança é a empresa especialista nesse tipo de serviço realizar backups (cópias de segurança) periódicos para a recuperação das informações, caso algum disco seja corrompido. Além disso, é possível estabelecer um controle de autenticação, com nome de usuário, número de identificação e senhas (trocadas periodicamente).
LGPD
0 resposta
Esse assunto é muito importante, acredito ser uma ferramenta que poderá ser muito adotada em um futuro próximo, sugiro mais informações sobre o assunto.
Olá Sra. Esilma,
Entendemos a importância do tema “Computação em Nuvem” e, pensando nisso, estamos formulando alguns textos para esclarecer os principais pontos sobre esse assunto. Afinal, foi com essa tecnologia que desenvolvemos o SOC desde 2001! Esclareceremos outros pontos nos próximos posts.
Obrigado pelo comentário e continue acessando o SOC Blog!