Se você tem dúvidas quanto à aplicação da NR 17 e quer evitar situações como multas por descumprimento, continue a leitura!
O que é NR 17 e como funciona?
A NR 17 é a norma regulamentadora que trata da ergonomia no ambiente de trabalho. Sua observação tem caráter obrigatório e o não cumprimento pode resultar em multa, advertência e, até mesmo, fechamento.
O artigo que se segue é um guia prático para que você possa implantar as medidas da norma regulatória na sua empresa. Cabe ressaltar que devemos basear a adoção de medidas ergonômicas em três etapas. A primeira é a concepção de um programa de ergonomia. É quando os riscos deste campo são levantados, enquanto medidas e soluções vão sendo traçadas.
Em seguida, a empresa deve trabalhar para conscientização dos funcionários por meio de palestras e treinamentos. O objetivo é tornar o corpo da empresa consciente dos riscos ergonômicos e também dos modos de prevenção contra eles. Por fim, com o programa ativo deve ser feita a sua correção e aperfeiçoamento esporádico. Seguem, então, algumas medidas práticas para cumprimento da norma.
Veja algumas medidas de aplicação da NR 17 na prática
Cuidado com a iluminação
Todo ambiente laboral demanda boa iluminação. Portanto, elimine áreas escuras que não favorecem a visão. Tenha em vista também que baixa luminosidade e lâmpadas amareladas induzem estados de sono e cansaço. A iluminação clara, de LED, é a mais recomendável.
Verifique a temperatura do ambiente
O desconforto térmico afeta diretamente a capacidade produtiva dos funcionários. E, em certas ocasiões, também vai ser efeito de um ambiente que favorece a proliferação de doenças infectocontagiosas. Regule a temperatura para ficar agradável à maioria e facilite a ventilação do ambiente.
Evite e (ou) isole ruídos intensos
Um ambiente ruidoso não só dificulta a concentração como pode causar danos auditivos em razão dos altos decibéis. Sempre que possível mitigue os barulhos excessivos. Se a atividade não permitir isto, faça o isolamento sonoro e disponha de EPIs para os ouvidos.
Cuidado com postura, equipamentos e cargas dos profissionais
Atenção às posturas
Funcionários que trabalham por muito tempo em uma determinada posição estão mais propensos aos problemas de coluna. Quem fica sentado precisa de cadeiras adequadas e confortáveis. Já nos casos em que o empregado fica de pé, ginástica laboral e orientações de postura são medidas eficientes.
Equipamentos de design ergonômicos são fundamentais
A aplicação da NR 17 não poderia estar completa sem adoção de equipamentos ergonômicos. Ambiente, ferramentas e acessórios para desenvolvimento de atividades rotineiras devem todos seguir este parâmetro. Em outras apalavras, o posto de trabalho dos funcionários deve atender satisfatoriamente às suas características psicofisiológicas.
Limite a carga manual
Quando é necessário que um trabalhador faça transporte de cargas manualmente devemos dimensionar este peso. Observar o modo como a descarga é feita mostra-se de igual relevância. O processo deve ser avaliado/monitorado para garantir que o peso máximo não ocasione o comprometimento da integridade do profissional.
Lembre-se que o ambiente também importa
Seja ativo na promoção de um ambiente saudável
Não menos importante, no cumprimento da norma regulatória de que tratamos é a promoção de um ambiente saudável. Isto significa dizer que medidas preventivas devem ser parte do cotidiano da empresa e dos seus colaboradores.
É preciso elaborar estratégias comunicativas auxiliadas pelos recursos humanos para instigar boas práticas. Seguindo estes passos simples e lembrando-se sempre dos Equipamentos Individuais de Proteção, boa parte da aplicação da NR 17 estará resolvida.
Não deixe também de realizar uma gestão eficiente das atividades de segurança e medicina ocupacional.
Para conhecer uma solução voltada inteiramente para este setor, visite o nosso site.