O ambiente de trabalho é o local que mais gera estresse e tensão, por conta de competitividades, pressões ou até demandas excessivas. Por isso, aqui, vão algumas dicas para superar e controlar essas emoções no ambiente de trabalho.
Manter o controle das emoções é uma das missões mais difíceis do mundo atual, principalmente dentro de empresas, em que diversidade de pessoas, equipes e cobranças fazem parte da rotina.
Todas essas tensões acumuladas podem afetar a saúde física e mental, além é claro do esgotamento profissional.
Emoções negativas mais comuns no ambiente de trabalho
De acordo com algumas pesquisas, entre as emoções mais comuns no ambiente de trabalho estão:
- Frustração e irritação;
- Preocupação e nervosismo;
- Raiva;
- Desgosto;
- Desapontamento e infelicidade.
Cada uma dessas emoções pode ser causada por alguma situação no ambiente de trabalho. Seja se sentir preso ou incapaz, desentendimento com colegas, demissão constante dentro da empresa ou mudanças e até não cumprimento de metas e prazos.
Dicas para menos estresse e tensão
Apesar de não haver nenhum milagre para que tais estresses não ocorram mais, há algumas atitudes que podem auxiliar nestas ocasiões, tanto para melhorar o ambiente de trabalho como para aliviar o estresse no dia a dia.
1. Seja mais positivo
Por mais que haja dificuldades, lembre-se de que tudo se resolve ao final. Encare os problemas como processo de aprendizagem e tente mostrar para as pessoas ao seu redor um pouco de tranquilidade para resolver as questões mais difíceis. Assim, o ambiente se torna mais leve para todos.
2. Tire um descanso no horário de trabalho
Já é comprovado que é necessário uma pausa para manter energia e concentração, além da produtividade. Por isso, tire um tempo para relaxar durante o horário de almoço fora da mesa do escritório ou uns 10 a 15 minutos para se alongar, respirar, tomar um café e deixar de pensar nas questões pendentes.
As mais ricas e produtivas conversas são acompanhadas do bom e velho café com colegas de trabalho.
3. Mais relação com as pessoas
Desligue-se um pouco das redes sociais e smartphones. Tenha uma relação mais “cara a cara”, converse mais com os seus colegas de trabalho e procure conhecê-lo. Infelizmente, ainda é comum ver empresas que exigem mais trabalho e menos interação entre os funcionários.
No entanto, é esta interação que faz com que o ambiente seja mais dinâmico e leve. Além de fazer com que os funcionários se tornem mais criativos e menos estressados.
4. Trabalhe o necessário, não além disto
Não é necessário trabalhar mais de 8 horas por dia para mostrar resultados. Seus esforços podem ser mostrados em até menos. Para isso, basta se policiar e montar sua própria rotina de trabalho e produtividade.
Isso porque é extremamente necessário ter seu momento longe do trabalho para descansar e retomar suas energias para o outro dia. Quanto mais prazeres na vida, mais fácil será para enfrentar os problemas dentro do trabalho.
Portanto, tenha seus horários e dias de folga, fique longe dos e-mails e relaxe nos fins de semana, para uma segunda-feira de resultados. Pratique esportes, tenha hobbies, saia para lugares que lhe agrade e esteja com as pessoas que você gosta nos momentos livres.
5. Tenha seu momento isolado
Às vezes, é importante ter um momento sozinho dentro da empresa, sem barulhos para lhe confundir ou distrações. Muitas interrupções acabam gerando atrasos.
Então, procure um espaço onde possa ter mais foco e, se possível, em que possa trabalhar durante 1 hora ou mais sem ter distrações. Lembre-se de fazer isso sempre que precise resolver algo com maior urgência.
Saiba mais sobre Saúde no trabalho:
→ Dores nas costas fazem com que trabalhadores se ausentem.
→ Para que serve uma consultoria em segurança e medicina do trabalho?
→ A saúde e a segurança das mulheres no trabalho.