Por meio de recursos que permitem a parametrização das informações, a Tela de Relatórios Agendados permite controle e conformidade às exigências da legislação
A tecnologia do SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional – permite o gerenciamento dos processos relativos à SST (Saúde e Segurança do Trabalho).
Dentre as diversas funcionalidades do sistema, a possibilidade de gerar relatórios de forma agendada se destaca pela eficácia operacional. As demandas que necessitam de avisos específicos podem utilizar este recurso para receberem relatórios periodicamente por e-mail.
O relatório de convocação de exames, que faz parte da rotina diária das clínicas de prestação de serviços em SST, é um destes exemplos. Ao invés do gestor entrar constantemente no sistema para gerar manualmente, o SOC permite automatizar a função, evitando a não conformidade ao eSocial.
Fabrício Simões, que atua como um dos consultores internos da equipe SOC, explica que a automatização é possível por meio de parametrizações que indicam os dias corretos que os relatórios serão enviados aos e-mails dos responsáveis por uma determinada rotina em SST.
“O monitoramento de ocorrências é outra opção que também funciona pela tela de relatórios agendados do SOC, não sendo possível sua emissão de forma manual”. Respeitando os períodos configurados pelo usuário, ele revela ASOs (Atestados de Saúde Ocupacional), CAT (Comunicações de Acidente de Trabalho), licenças médicas, medições, resultados de exames alterados, entre outras informações que exijam análises técnicas mais detalhadas.
Diante do cenário apontado pelo monitoramento de ocorrências, os gestores de SST podem criar estratégias que evitem perdas futuras ou que promovam a melhoria da saúde ocupacional dos colaboradores.
“É importante ressaltar que quando o agendamento é feito, significar dizer que o usuário SOC não vai receber um aviso sobre a necessidade de emitir um determinado relatório, ele já vai receber o relatório pronto em seu e-mail. Estará tudo planilhado em mãos, facilitando a gestão e a tomada de decisão com base nas informações recebidas. Por ser um relatório com informações médicas e de riscos ocupacionais, ele tem muita utilidade no dia-a-dia dos gestores que estão à frente do negócio”.
► eSocial requer informações sobre segurança e saúde dos colaboradores
► eSocial começa a receber informações do MEI
► Documentação de SST necessária para elaboração e envio para eSocial
► Como funciona a Gestão de afastamentos e absenteísmos no SOC.
► Entenda as diferenças conceituais entre Afastamento e Licença Médica no SOC
Parametrização dos relatórios
Segundo consultor, conforme o usuário desenvolve o hábito de geração de um relatório, sua utilização fica simplificada em relação aos relatórios disponíveis no SOC.
“Podemos dizer que a cara dos relatórios é basicamente a mesma. Todos os relatórios agendados disponibilizam a data escolhida para a sua geração via e-mail, seja qual for o periódico. No cabeçalho é possível configurar de forma personalizada estes parâmetros em todos os relatórios agendados. A parte inferior das configurações varia conforme o tipo do relatório desejado. A ferramenta pode ser configurada de forma intuitiva. Sua interface é de fácil utilização”.
A parametrização possui manual próprio como parte integrante da documentação do software. Caso ainda exista alguma dificuldade na implementação dos recursos, a equipe de suporte do SOC também pode auxiliar a solução.
“Para cada item, temos um manual específico em nossa documentação. Temos um tópico chamado relatórios agendados, todos referentes a cada relatório que possui permissão de agendamento dentro do SOC. Ressaltando que, além do envio para arquivamento via e-mail, os relatórios ficam disponíveis por 60 dias na tela de pedido de processamento. Após este período, o sistema realiza uma reciclagem automática”, finaliza Simões.