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Coronavírus (COVID-19): Soluções do SOC para manter a sua gestão de SST ativa e remota

7 de abril de 2020

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Mais uma vez, o SOC sai na frente e disponibiliza soluções que visam te ajudar a manter a sua gestão de SST ativa e remota, principalmente durante a pandemia do coronavírus (COVID-19). 

Estamos vivendo um cenário inédito e de muitas mudanças por conta do coronavírus (COVID-19). E, mais uma vez, torna-se necessário poder contar com parceiros de negócios confiáveis e estruturados para que, juntos, possamos superar este desafio.

Compartilhamos as dificuldades que o período de isolamento nos acarreta. Já processamos centenas de milhares de exames demissionais e todos perdemos com isso. No nosso caso, ainda temos a agravante de parte importante dos nossos custos estarem atrelados ao dólar.

No entanto, não podemos parar! Mesmo em home office, nossa equipe está respondendo à 100% das necessidades dos nossos clientes.

Nós acreditamos que os Prestadores de Serviços de Saúde e Segurança do Trabalho devem ajudar seus clientes a construir ambientes de trabalho biologicamente mais seguros, com atenção mais próxima à saúde dos colaboradores, durante o isolamento social e quando do retorno ao ambiente de trabalho. Assim, com prevenção, segurança e saúde no trabalho, ajudaremos as empresas do país a voltar a operar em sua plena capacidade.

Hoje, o grande desafio é desenvolver soluções criativas. E estamos motivados e trabalhando mais do que nunca para oferecer alternativas aos nossos clientes.

Assim, saímos mais uma vez na frente, disponibilizando soluções para te ajudar a manter a sua gestão de SST ativa e remota principalmente durante a pandemia do coronavírus (COVID-19).

Conheça as soluções do SOC para manter sua Gestão de SST ativa e remota

1. SOC Digital

Pensando na transformação digital das empresas, o SOC possui funcionalidades que visam acabar de uma vez por todas com o uso de papel na sua empresa.

O SOC Digital é composto por três principais funcionalidades responsáveis por otimizar a sua Gestão Ocupacional sem papel. Permitindo, assim, gerenciar, guardar e assinar eletronicamente todos os documentos no SOCGED, inclusive o ASO Personalizado.

A junção do SOCGED, a Assinatura Biométrica e a Assinatura Digital permitem um processo totalmente integrado e digital.

► Saiba mais sobre SOC Digital e as funcionalidades que acabam com o uso de papel na sua empresa.
► Você sabia que a assinatura digital vai ser obrigatória a partir de 2021?

2. SOC Videochamada

A Equipe SOC aperfeiçoou as ferramentas nativas do sistema para que as empresas de Saúde e Segurança Ocupacional possam realizar chamadas de vídeo via SOC com o máximo de eficiência e segurança.

Essa solução visa atender à Portaria nº 467, de 20 de março de 2020, e à Medida Provisória 927/2020 que se faz necessário o uso de meios alternativos para o atendimento dos pacientes durante o isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

O SOC Videochamada conta com um processo de agendamento da sala de videochamada, que gera automaticamente o link da sala virtual e ainda permite o envio de um e-mail para o colaborador com as informações completas sobre o atendimento a ser realizado mais o link para acesso, contribuindo para a maior agilidade na comunicação entre as partes.

Ao clicar sobre o link enviado por e-mail, o funcionário será direcionado para uma tela de aceite do videochamada, resguardando, assim, a clínica de que o paciente está de acordo com os termos daquele atendimento.

Além disso, a funcionalidade disponibilizará ícones de acesso rápido nas principais telas de consulta, tais como Ficha Clínica, Pedido de Exames e ASO, facilitando o acesso do médico examinador à sala de atendimento.

Para conferir o manual de uso na íntegra, acesse a Central de Ajuda SOC > Manual > tópico “Videochamada”.

Você pode conferir quais atendimentos serão possíveis realizar por meio do SOC Videochamada neste artigo do nosso blog.

À princípio, o SOC Videochamada funciona somente nos dispositivos desktop. Já a versão mobile, será disponibilizada em breve por meio do aplicativo “Meu SOC”, no qual a empresa também poderá dar autonomia para o funcionário agendar exames, consultar pendências, visualizar documentos e muito mais.

3. Gestão da Pandemia de Coronavírus no SOC

Juntamente com o nosso parceiro Dr. Gustavo Nicolai – Consultoria e Treinamento em SST, estamos disponibilizando soluções focadas na Gestão da Pandemia de Coronavírus no SOC.

Elas ainda incluem “lives” em nossas redes sociais que visam compartilhar diversas formas de ganhos financeiros mesmo durante isolamento social.

a) Ficha “Monitoramento Doenças Infecciosas (COVID-19)”

A primeira delas é uma personalização do tipo de ficha “Monitoramento doenças Infecciosas (COVID-19)” para o registro do atendimento de colaboradores, seja presencialmente ou por telefone.

A anamnese dispõe de questões inerentes a exposição ao COVID-19, doenças crônicas existentes, quais tratamentos de saúde recentes e se apresentam sintomas gripais na atualidade.

A partir desta entrevista guiada pela ficha personalizada, eles contatam o colaborador e definem um plano de ação. Ou seja, se a pessoa poderá trabalhar normalmente, se deve fazer isolamento e por quanto tempo, se deve se cuidar em casa ou procurar atendimento médico.

Para isso, basta acessar o SOC, com seu login e senha, ir em “Menu SOC” > Tarefas > Saúde > “Monitoramento doenças infecciosas (COVID-19)”.

b) Personalização “Questionário para Funcionários COVID-19”

Além disso, a empresa do Dr. Gustavo Nicolai também criou uma personalização do tipo “Questionários para Funcionários” (COVID-19) e enviaram para todos os empregados responderem algumas questões importantes para Gerenciar a Pandemia do Coronavírus.

Assim, é possível monitorar todos os casos suspeitos e manter o contato periódico com todos os funcionários da empresa.

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Para acessá-lo, siga o caminho: “Menu SOC” > Cadastros > Meu SOC > Personalização > Questionário para Funcionários > “COVID-19”, disponível para que os clientes configurem seus questionários por meio da funcionalidade Questionários (“Menu SOC” > Cadastros > Questionários > Cadastro de Questionários (tela 400).

Para configuração do Questionário “COVID-19” e liberação de acesso à ficha “Monitoramento doenças infecciosas (COVID-19)”, consulte a tela de download, Menu > Administração > Central de Ajuda > Download.

c) Questionário de “Auto Avaliação de Saúde” para saúde mental e ergonômica de funcionários em home office

Outra solução disponibilizada em parceria com o Dr. Gustavo Nicolai é o Modelo de Questionário “Auto Avaliação de Saúde” com o objetivo de auxiliar os nossos clientes a monitorar a saúde dos funcionários, especialmente os que estão em home office.

Isso porque, após a suspensão temporária da obrigatoriedade de realização dos Exames Médicos Ocupacionais (MP 927/02), tornou-se necessário se adaptar à nova realidade e acompanhar, remotamente, seus empregados.

Ele pode ser utilizado para identificar, de forma rápida e eficaz, os aspectos de saúde relacionados ao teletrabalho, avaliando desde as condições físicas e psicológicas até ergonômicas das atividades.

Por meio da análise das respostas do questionário, é possível identificar problemas importantes e direcionar a tomada de decisões da empresa, principalmente, em tempos de distanciamento social.

Para acessar o questionário, siga o caminho: Menu SOC > Cadastros > Meu SOC > Personalização > Questionário para Funcionários > Auto Avaliação de Saúde.

Além disso, você também pode baixar o manual para auxiliá-lo na criação do questionário na sua base em: Menu SOC > Administração > Central de ajuda > Downloads > Auto Avaliação de Saúde.

d) Indicadores para gestão dos funcionários por meio de indicadores

Foram criados 3 novos Exporta Dados que permitem um melhor gerenciamento e acompanhamento, por meio de indicadores, dos funcionários que estão sendo monitorados durante a pandemia. São eles: “Ficha Monitoramento Doenças Infecciosas (COVID-19)”, “Licença Médica por CID” e “Contagem de Funcionários Monitorados COVID-19 por unidade”.

Confira mais notícias em nosso blog:
► Novo Coronavírus: Tudo o que você precisa saber sobre o COVID-19.
► Motivos para utilizar a biometria no ASO.

4. Treinamentos online sobre o SOC

A Equipe SOC está realizando treinamentos online e gratuitos exclusivos para os clientes. Toda semana, terão videoaulas ministradas pelos nossos consultores para explicar um pouco mais das nossas funcionalidades básicas e estratégicas com o objetivo de aprofundar ainda mais o seu conhecimento no SOC!

• Participe das revisões semanais

Semanalmente, teremos reuniões ministradas por consultores SOC – também via Skype – para atender as dúvidas de todos os clientes SOC, independente da escolha de implantação e porte 

Cada turma das revisões semanais contará com dois consultores: um que irá ministrar a vídeo-chamada e o outro que responderá as questões feitas pelos clientes.  

Caso você tenha interesse, envie um e-mail para treinamentos@soc.com.br, pois será disponibilizado um link específico para que possa fazer parte da revisão semanal. 

• Lives com dicas de melhor utilização do SOC

Além das revisões, nossos consultores irão gerenciar Lives em nossas redes sociais sobre temas específicos e aproveitarão para dar dicas de como usufruir do sistema SOC da melhor forma possível.

• Plantões para Clientes de CAD

Se você adquiriu o SOC via Capacitação à Distância (CAD), aproveite o momento para agendar o seu Plantão CAD. Este treinamento será realizado somente sob agendamento e é exclusivo para os clientes que contrataram esse tipo de implantação.  

O Plantão CAD consiste em ter um consultor disponível durante 2 horas via Skype para tirar suas dúvidas sobre o sistema. Para agendar seu Plantão CAD, entre em contato com a equipe responsável pelo e-mail treinamentos@soc-site-demo.h-soc.com.br. 

 Conheça as diferença e vantagens dos processos de Implantação do SOC.

• Vídeos com o Boletim de Atualização SOC

A cada 15 dias, o SOC passa por atualizações de melhorias e são formulados boletins explicando, de forma técnica, essas mudanças.

E, visando o melhor entendimento de todos os usuários sobre esses itens, o nosso Gerente de Contas Silvio Gomes irá realizar vídeos explicativos sobre cada melhoria bem como suas vantagens em nossas redes sociais.

5. Aplicativo MEUSOC – Versão Beta

Desenvolvido para ser uma solução que cabe na palma da mão dos funcionários, a versão Beta do App MEUSOC está disponível para download na Play Store (Android) e App Store (iOS).

Por meio do aplicativo, o Cliente SOC oferece autonomia aos seus funcionários, pois permite que os mesmos agendem exames, realizem videochamadas, enviem atestados, consultem pendências, visualizem documentos e muito mais.

O objetivo é fazer com que os funcionários da empresa tenham acesso ao uso de algumas funções, sem a necessidade de acesso ao ambiente SOC com usuário e senha, resultando na maior agilidade na transmissão dos dados.

► MEUSOC: um aplicativo para o seu funcionário com recurso de videochamada

Aguarde: mais novidades estão por vir

Essas iniciativas são só o começo e estão disponíveis para todos os clientes, sem custo!
Muitas novidades ainda estão por vir, principalmente, no sentido de como você pode ganhar dinheiro com inovação e as parcerias do SOC: Conheça o SOC Business!

Gostaríamos de reassegurar que mantemos em dia nossos projetos de eSOCial, GRO e LGPD (Prorrogado para 01/Jan/21). Afinal, nossas demandas futuras acontecerão e nossos clientes exigirão excelência em cada uma destas soluções de médio prazo.

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