A Síndrome de Burnout é considerada uma das principais doenças ocupacionais da atualidade, provocando mudanças físicas, emocionais e comportamentais
Uma das doenças ocupacionais que mais têm causado afastamento de trabalhadores nos últimos tempos, a Síndrome de Burnout, ainda é pouco conhecida dos brasileiros e pode ser confundida com quadros de estresse e depressão. A Síndrome de Burnout é um estado de exaustão emocional, mental e física causada por estresse excessivo e prolongado, levando o profissional a estados de grande ansiedade em decorrência de atividades com alto nível de tensão, de pressão e de riscos.
Além de comprometer a vida social, a doença afeta também o setor profissional, já que reduz a produtividade do trabalhador justamente por gerar sensação de incompetência para realizar as atividades diárias, baixa motivação e, em alguns casos, leva à agressividade
Os efeitos de Burnout
Esse transtorno emocional também pode causar alterações de longo prazo para o corpo, tornando-o vulnerável a doenças, como resfriados e gripe. Por causa de suas muitas consequências, é importante lidar com a síndrome ocupacional imediatamente. Entre os principais sintomas estão:
Fatores causadores da síndrome
A síndrome pode ser desencadeada por uma série de fatores, como a predisposição biopsicossocial para desenvolver o distúrbio emocional e psicológico, bem como fatores ambientais presentes no segmento de trabalho. Dentre os principais fatores biopsicossociais estão a dificuldade de se relacionar com outras pessoas, dificuldade de trabalhar em grupo, perfeccionismo e resistência e tendência à centralização de tarefas. Algumas causas externas, como falta de reconhecimento do trabalho e pressão exacerbada podem levar ao surgimento dos sintomas de Burnout.
Como prevenir
A alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos fazem com que o trabalhador tenha uma melhor qualidade de vida, gerando uma saúde emocional mais equilibrada. O exercício físico é bom m remédio para a melhora do humor. Por isso:
– Procure exercitar-se por 30 minutos ou mais por dia, com caminhadas leves ou atividades como corrida e natação.
– O exercício rítmico – quando você move os braços e as pernas – é uma maneira extremamente eficaz de elevar seu humor, aumentar a energia, focalizar a atenção e relaxar tanto a mente quanto o corpo. Tente andar, correr, fazer musculação, natação, artes marciais, ou até mesmo dançar.
– Para maximizar o alívio do estresse, em vez de continuar a se concentrar em seus pensamentos, concentre-se em seu corpo e como ele se sente quando você se move – a sensação de seus pés batendo no chão, por exemplo, ou o vento em sua pele.